TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO INDICADOR DE DESEMPENHO CDP NA LOGÍSTICA E O COMPORTAMENTO DOS CUSTOS

Por:   •  6/7/2016  •  Artigo  •  12.475 Palavras (50 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 50

[pic 1]

FACULDADES NORDESTE | DeVry Brasil

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

HINGRYD MARIA LOPES SILVA

A UTILIZAÇÃO DO INDICADOR DE DESEMPENHO CDP NA LOGÍSTICA E O COMPORTAMENTO DOS CUSTOS - ESTUDO DE CASO NUMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS.

FORTALEZA, CE

2016

A UTILIZAÇÃO DO INDICADOR DE DESEMPENHO CDP NA LOGÍSTICA E O COMPORTAMENTO DOS CUSTOS - ESTUDO DE CASO NUMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS.

Pesquisa apresentado ao curso de Engenharia de Produção, das Faculdades Nordeste como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia de Produção.

Orientador: Prof. Me. Osvaldo de Oliveira Morais.

FORTALEZA, CE

2016

GLOSSÁRIO

ANTT                                                           Agência Nacional do Transporte Terrestres

CDP                                                          Customer Delivery Performance

TRACKING                                                 Rastreamento

MARKETING - SHARE                             Participação de Marcado  

FIFO                                                          First In, First Out

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

3.1. LOGÍSTICA        

3.2 CONCEITO DE TRANSPORTE        

3.3 DISTRIBUIÇÃO        

3.4. CONCEITO DE ROTEIRIZAÇÃO        

3.5. CONCEITO DE LOGÍSTICA REVERSA        

3.6. CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO        

3.6.1. ATIVIDADES DO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO        

3.7. CONCEITO DE CUSTO        

3.8. CONCEITO DE INDICADOR        

3.9. BALANCED SCORECARD – BSC        

3.10.  CDP        

3.11.  NÍVEL DE SERVIÇO        

4. METODOLOGIA        

5. APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS        

6. CONCLUSÃO        

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXOS        

RESUMO

A medição de desempenho é estratégica para as organizações. Este estudo de caso tem, como OBJETIVO principal, investigar os impactos de uma ferramenta estratégica criada com o objetivo de aumentar a eficiência da logística de distribuição, contribui para reduzir os custos e o aumento de eficiência no nível de serviço ofertado. O foco desse trabalho foi a análise criteriosa dos eventos que acarretam devoluções das entregas de produtos ao consumidor, que por sua vez, podem gerar aumento dos custos inerentes a distribuição, caso não sejam geridos de forma eficiente. O estudo desenvolvido mostrou que a ferramenta aplicada, gerida de forma correta, possibilita a empresa melhorar a eficiência dos seus processos relacionados com a distribuição, contribuindo assim para uma redução dos custos da logística de distribuição e, por conseguinte, uma melhor rentabilidade.


  1. INTRODUÇÃO

Para manter-se em equilíbrio ou continuar obtendo crescimento econômico, as empresas estão adquirindo novas competências e investindo de maneira mais agressiva na gestão operacional e financeira, tal procedimento abrange todos os processos e atividades em todas as áreas da empresa.

Na crise econômica que cerca o pais, no ano de 2016, as empresas estão se obrigando a cada vez mais reduzir custos, com o objetivo de deixar mais forte a ideia que a gestão de todos os números é a solução para não entrar de cabeça na crise atual.

O desafio lançado pela gestão central das empresas é o de alcançar o crescimento independente da crise financeira, a ideia de unir os setores de uma operação para que o objetivo seja alcançado, o momento de recessão, é onde surgem as oportunidades de melhorar no rendimento financeiro, na redução dos custos e investimentos internos para que a oportunidade seja proveitosa.

Sob qualquer perspectiva - custos, valores percebidos pelos clientes ou importância estratégica para a missão da empresa - a logística é vital. No entanto, apenas nos últimos anos as empresas se empenharam, de maneira contundente, em administrar as atividades da cadeia de suprimentos de forma integrada, ou seja, a analisar produtos e serviços como um fluxo ininterrupto das fontes de matérias-primas aos consumidores finais, diz Ballou (2001).

Tendo a ideia de que a integração dos setores auxilia no continuo crescimento da empresa, destaca-se a logística como o setor que mais contribui para o controle e estabilidade financeira, pois é o canal que se obtém a receita da empresa, através da distribuição que visa a garantia da entrega da mercadoria.

 A logística é o setor que oferece relevantes possibilidades para o melhorar seus processos operacionais, tendo em vista que suas atividades permitem melhoria de desempenho e possibilidade de redução de custos.

Com isso, a criação de padrões, indicadores de desempenho chamados de Indicadores-Chave de Desempenho, podendo ser citado o BSC como metodologia, faz-se necessário para acompanhamento diário do desenvolvimento do setor e assim fazer com que o conjunto organizacional cresça de maneira harmônica e consistente conseguindo atingir os objetivos de crescimento, seja físico ou financeiro.

O comercio de bebidas, gira em torno de uma grande competitividade, consegue maior fatia de mercado aquelas empresas que atendem as necessidades e expectativas dos consumidores e, ao mesmo tempo, conseguem uma maior rentabilidade ao controlar os custos de uma forma eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.1 Kb)   pdf (687.6 Kb)   docx (590.1 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com