TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A corrosão é um processo onde ocorre deterioração dos materiais

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Vinicius Pinoti da Costa, C02889-4

Engenharia civil, Turma 2

CORROSÃO DE METAIS

SÃO JOSE DO RIO PRETO

24 DE MAIO DE 2016

SUMÁRIO

OBJETIVO                                                                                03

INTRODUÇÃO                                                                        04        

EXPERIMENTO                                                                        06

RESULTADOS E DISCUSSÃO                                                        10

CONCLUSÃO                                                                        12

BIBLIOGRAFIA                                                                        13

OBJETIVO:

A finalidade do estudo apresentado neste trabalho é observar por meios de experimentos à resistência a corrosão de alguns materiais, no primeiro experimento, o objetivo é encontrar a taxa de corrosão e analisar se apresenta uma boa resistência, e no segundo foi observada as reações de certos materiais quando expostos a um meio líquido, e o terceiro e ultimo foi elaborada uma pilha galvânica e medida da DDP (Diferença de Potencial) existente.  


INTRODUÇÃO:

        A corrosão é um processo onde ocorre deterioração dos materiais, através de processos químicos ou eletroquímico, podendo estar associados a esforços mecânicos. Ao empregar materiais ou metais é necessário que estes apresentem certa resistência ao meio  corrosivo, para que seja mantida sua integridade e resistências. A corrosão é um processo químico heterogêneo, e que geralmente se passam na superfície de contato entre o material ou metal, e o meio corrosivo. Onde ocorre uma oxidação dos metais, que irá agir como um redutor e ceder elétrons, que são recebidos pelos oxidantes presentes no meio corrosivo.

        Em um processo de corrosão, os metais reagem com elementos não metais que estão presente no meio, como oxigênio (O2), enxofre (S) e dióxido de carbono CO2, entre outros. A corrosão pode incidir sobre diversos tipos de materiais, como metais, não metais, plásticos, cerâmicas, e concreto. A corrosão muitas vezes é um processo indesejável, mas no laboratório é possível reproduzir esse processo de forma experimental.

        A corrosão em muitos casos se tornam grandes problemas, pois diminui a vida útil do material degradado, como por exemplo, a corrosão em pontes de aço, nas indústrias, carros, e em estruturas de concreto, problemas que geram gastos elevados para reparação, e que enfatiza a importância da utilização do metal correto em determinados lugares, para que se consiga retardar ou evitar a corrosão dos mesmos.

        Qualquer metal sofre corrosão, exceto apenas o ouro e a platina, mas essa corrosão varia de intensidade de material para material, em alguns metais essa corrosão é menos violenta pois os compostos de que são formados, fornecem uma proteção. Um exemplo é a prata, que com o tempo acaba escurecendo, mas esse processo é como a formação de uma película, que se forma em contato com o ar e com a poluição da atmosfera.

        Estima-se que 30% de todo aço produzido mundialmente, é usado apenas na reposição de objetos que sofreram corrosão (ROCHA, 2014).

        Para o processo de oxirredução ocorrer, deve existir um contato elétrico entre a região anódica e catódica, fechando um circuito e possibilitando o fluxo de íons nessa região. Como mostra a figura abaixo:

[pic 1]

        Um componente que facilita muito o processo de corrosão é a presença da água, pois possui íons dissolvidos e facilita o fluxo dos elétrons entre os meios. Apesar dos prejuízos causados pela corrosão, cientistas pesquisam constantemente técnicas para o controle desse fenômeno, tais como pinturas protetoras, produção do aço inoxidável e o uso de metais de sacrifício.

        Metais de sacrifício são usados para proteção contra corrosão, geralmente são usados barras de cobre, que por ser mais reativo que o aço, os efeitos da corrosão provocados pela água ou pelo ar, são transferidos fazendo com que a barra de cobre que absorve os efeitos corrosivos, e evitando que a estrutura principal se oxide. Após total  corrosão do metal de sacrifício, ele é substituído por um novo. Sendo bem mais pratico do que trocar a estrutura principal.  

PARTE EXPERIMENTAL:

Materiais utilizados:

  • Paquímetro;
  • Tubo de cobre;
  • Balança;
  • Béquer;
  • Capela;
  • Pinça tenaz;
  • Tubos de ensaio;
  • Tiras de magnésio;
  • Lâmina de zinco;
  • Lâmina de alumínio;
  • Pipeta;
  • Lâmina de cobre;
  • Tubo em U;
  • Voltímetro.

Reagentes Utilizados:

  • Acido nítrico concentrado – HNO3;
  • Sulfato de cobre – CuSO4 ;
  • Hidróxido de sódio – NaOH;
  • Sulfato de zinco – ZnSO4;
  • Cloreto de potássio – KCI.

Taxa de Corrosão:

        Utilizando um paquímetro, foi retirada a medida da altura e do diâmetro de um tubo de cobre fornecido para o experimento, e com uma balança de precisão foi feita a pesagem desse disco. Em seguida em um béquer de 250ml dentro da capela, foi colocado o disco e em seguida 100 ml de ácido nítrico. Após aproximadamente uma hora é retirado o disco com o auxilio de uma pinça e lavado.

        Feito isso, é preciso repetir todas as medições realizadas anteriormente para calcular a taxa de corrosão, os cálculos serão apresentados no próximo capítulo, e com os valores obtidos comparar e classificar o material conforme a tabela de corrosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com