TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A131S_PTDP_MOD1_Organização E Processos Gerenciais

Ensaios: A131S_PTDP_MOD1_Organização E Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 9

Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos.

Esse conceito de administração foi elaborado na:

escola de relações humanas.

escola da tomada de decisões.

escola funcional.

escola de sistemas.

escola contigencial.

Questão 2 Nota: 0,30

São princípios ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos objetivos. Estamos falando de:

visão.

missão.

valores.

objetivos.

planejamento.

Questão 3 Nota: 0,30

O processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente, refere-se a:

satisfação.

escolha.

aprendizagem.

percepção.

imaginação.

Questão 4 Nota: 0,40

Os componentes básicos para a criação de equipes eficazes podem ser resumidos em quantas categoria?

1.

2.

3.

4.

5.

Questão 5 Nota: 0,40

As pessoas deveriam se comportar para maximizar ou otimizar determinados resultados.

A isso damos o nome de:

processo racional de tomada de decisões.

processo irracional de tomada de decisões.

processo para viabilizar a tomada de decisões.

processo de tomada de decisão organizacional.

processo de tomada de decisão individual.

Questão 6 Nota: 0,30

O gerente geral do HOSPITAL CORAÇÃO DE OURO descreveu a um entrevistador o seu estilo de liderança como uma mistura de todos os estilos. 'Em alguns momentos, sou um ditador, digo aos meus subordinados o que fazer. Em outros, sou um modelo de função, lidero pelo exemplo. Nesse ambiente, geralmente deixo que as pessoas participem... Gosto muito da ideia da participação, mas numa situação crítica, automaticamente me torno autocrático.' Este chefe defende a abordagem situacional da liderança. A justificativa correta para defender essa abordagem é a seguinte:

o líder que tem poder de competência é respeitado porque possui conhecimentos ou certas habilidades nas quais as pessoas acreditam.

a liderança através do poder de referência e de coerção exige fazer com que as tarefas sejam desempenhadas para garantir que a unidade de trabalho ou a organização atinjam suas metas.

as características pessoais definem o poder legítimo de um líder e são consideradas mais importantes que o seu real comportamento na tomada de decisão.

as características de personalidade de fato distinguem os líderes eficazes das outras pessoas pelo seu empenho, motivação, integridade, autoconfiança e conhecimento do negócio.

não existem traços e comportamentos universalmente importantes, pois comportamentos eficazes variam de uma situação para outra e o líder deve primeiro analisar a situação e depois decidir o que fazer.

Questão 7 Nota: 0,40

Leia o texto: Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidente do grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e proatividade. Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tenso na organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dos antigos funcionários.

Em qual abordagem teórica da administração Carlos deve se basear para enfrentar esse desafio?

Clássica .

Comportamental.

Contingencial.

Fundamental

Sistêmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com