TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE GESTÃO DA QUALIDADE E GESTÃO DE PROCESSOS

Por:   •  27/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

COLETORA: GIOVANA ABRHAM NOGUEIRA

ORGANIZADOR: VERA CAMARGO SILVA

ENTREGADOR: EMILY MARIA SOUSA

TDE 01 – ANÁLISE DE GESTÃO DA QUALIDADE E GESTÃO  DE PROCESSOS

PROFESSOR: GILBERTO

BARRETOS, AGOSTO DE 2010

Qualidade

O conceito de Qualidade é bem amplo e já passou por grande evolução. Antes, qualidade era atrelada apenas ao ambiente interno de uma empresa, quando só se olhava principalmente para as características de um produto ou serviço, se estes atendiam às especificações funcionais ou não, se tinham defeitos ou falhas.

Hoje sabemos que a qualidade é um conceito a ser compreendido quando olhamos também o mercado e conseguimos entender o que o cliente deseja ao longo do tempo. Daí a ideia de ciclo de vida do produto ou serviço. A gestão de qualidade, está aí para aprimorar a experiência da qualidade que um produto ou serviço pode proporcionar a um cliente, ao mesmo tempo que esse cliente dá seu "feedback" sobre a experiência obtida para esta empresa, apresentando seus gostos e preferências e ditando as regras dos mercados; num movimento cíclico e constante.

Gestão de qualidade e melhoria da qualidade

Gestão da Qualidade é o processo de monitoramento das diferentes atividades e tarefas envolvidas na produção e entrega de um produto e / ou serviço, a fim de manter a qualidade desejada.

O objetivo da Gestão da Qualidade é que uma organização desenvolva um relacionamento duradouro entre o cliente e o produto ou serviço que ele fornece e isso só pode ser alcançado quando eles atendem continuamente às expectativas do cliente.

Para gerenciar a qualidade de um produto ou serviço as organizações precisam estabelecer um conjunto de procedimentos para supervisionar com êxito os diferentes processos envolvidos na execução das atividades.

Estes diferentes procedimentos que estão ligados uns aos outros e que se destinam a conduzir uma organização para um objetivo específico é o que compõe o Sistema de Gestão da Qualidade.

Este Sistema de Gestão da Qualidade segue 7 princípios básicos, que são: Foco no cliente; Liderança; Engajamento de pessoas; Gestão por processos; Melhoria dos processos; Decisão baseada em evidências; Gestão de relacionamento.

Para auxiliar as empresas nas constantes mudanças do mercado a Melhoria da Qualidade foi muito utilizada. Ela é um processo sistemático e contínuo com o objetivo de minimizar os custos, aumentar a qualidade dos produtos e serviços e atender/exceder a satisfação do cliente.

Enquanto o processo de Gestão da Qualidade ajuda as organizações a alcançar e manter a qualidade, a Melhoria da Qualidade impulsiona uma organização, ajudando-a a inovar, gerenciar e criar oportunidades. Alguns dos principais benefícios que uma organização poderia obter através da Melhoria da Qualidade são: Maior capacidade de adaptação para atender às expectativas do cliente; Diminuição de defeitos e desperdícios, o que aumenta a eficiência e reduz os custos; evitar erros em toda a organização, melhorando os produtos e serviços fornecidos aos clientes.

A gestão da Qualidade e Melhoria da Qualidade precisam ser vistos como complementares, pois ambos são parte da mesma história, uma história de sucesso a longo prazo para as organizações.

Controle da qualidade

É um dos pilares da gestão da qualidade; permite o conhecimento específico dos produtos ou serviços vendidos pela empresa, verificando se estão de acordo com as exigências do mercado, a demanda do cliente, a famosa voz do cliente (VOC), as legislações e as especificações da empresa. O papel do responsável pelo controle da qualidade encontraria- se no produto ou na matéria-prima após o recebimento, na produção em andamento dos produtos e dos produtos acabados, fazer o relatório e tomar medidas para melhorar a produção e reduzir os casos de não conformidade.

O controle da qualidade inclui outro subdomínio, abrangendo as atividades de planejamento e gerenciamento referidas na definição, que é garantia. Este termo tem relação a “todas as atividades planejadas e sistemáticas necessárias para obter confiança suficiente no desempenho satisfatório de uma estrutura, sistema ou sistema em operação de um componente “.

Em seu sentido mais amplo, a garantia de qualidade refere-se às atividades de planejamento destinadas a garantir a um gerente e a seu cliente em perspectiva a consistência da qualidade de um produto. Se bem aplicado, ele nos permite verificar até que ponto um produto alcança um nível de qualidade desejável em relação a padrões pré-estabelecidos. No entanto, esse controle diz respeito apenas a uma única sequência de produção, desde a fase preparatória até o produto acabado.

Garantia de qualidade

Foi introduzido na década de 1950 pelo Bell Telephone Laboratories (Bell Labs) como um método de verificação (auditoria). Inclui áreas de qualidade que não são abrangidas pelo controle da qualidade: a qualidade da concepção do produto (design), a conformidade do produto, a qualidade das instalações, os serviços de reparação da qualidade do produto, a manutenção e os métodos de gestão. Essa noção foi introduzida devido à inadequação de técnicas puramente operacionais e estatísticas de controle de qualidade: um produto pode muito bem atender aos padrões de qualidade estabelecidos por uma empresa sem atender às necessidades do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (112.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com