TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO PROJETO INSTITUCIONAL DOCENTE

Por:   •  19/9/2022  •  Artigo  •  3.204 Palavras (13 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

PROJETO INSTITUCIONAL DOCENTE - PID

Prof.  Fernando de Farias Fernandes

Estudo da produção de tijolos de solo-cimento com inserção de fibras vegetais e adição de  resíduos  oriundos de  rejeitos de  estação de   tratamento de água.

Engenharias

Escola Superior de Tecnologia

                                                    RESUMO

     A pesquisa busca a aplicação de resíduos de tratamentos industriais como lodo resultante do processo da Estação de Tratamento de água ETA na  produção   de solo-cimento. As vantagens na incorporação do lodo de ETA para fabricação dos tijolos são  o aumento na vida útil das jazidas de argila, a redução do custo de reposição de vegetação, a disposição mais barata e adequada, diminuindo a poluição dos corpos hídricos e reduzindo a utilização de matéria prima (RODRIGUES, L. P.; HOLANDA, 2013).O aproveitamento de resíduos industriais na construção civil tem sido uma alternativa principalmente em habitações populares. Outros materiais  a serem estudados é a fibra de juta   malva e piaçava   produtos resultantes do extrativismo da região amazônica que dará ao tijolo características de isolamento termo-acústico. (citação).  Será feita a visita  nos locais de geração do resíduo levantando-se o quantitativo  de resíduos gerados e suas  destinações visando obter um  diagnóstico da amostragem.  Após a coleta  das amostras nas empresas geradoras, os mesmos serão  secados em estufas  para obtenção dos componentes e feitos os estudos  como a caracterização dos materiais.  .  Após dosagem da mistura,  confecção  das  amostras e  processo de cura,  serão feitos os    ensaios físico-mecânicos.  Os materiais utilizados na produção dos     elementos construtivos são o cimento CPII F-32, solo a ser coletado nas obras resultante de escavações   e serão feitas substituição parcial deste solo por  lôdo de ETE (30% a 40 %) .  Serão inseridas as fibras de juta no tijolo correspondendo de 1 a 5% em relação aos peso do cimento também na mesma proporção a de  malva afim de fazer a comparação entre as fibras.  Será elaborado   no  final do trabalho um artigo   a ser  publicado em evento científico. Espera-se no final deste trabalho produzir um elemento construtivo com qualidade atendendo as exigências de norma, sendo  um aplicado em uma habitação  sustentável.

  1. OBJETIVOS

Objetivo principal: Tem por objetivo geral a utilização do lodo oriundo da Estação de tratamento de água a ser aplicado no  solo-cimento, bem como a inserção da fibra de juta  afim de melhorar características termo-acústicas do tijolo.

Objetivos específicos:

 

  • Estudar a incorporação do lodo no tijolo  de solo-cimento, fazendo ensaios físico-mecânico;
  • Estudar a incorporação das fibras de juta,  malva e piaçava no tijolo de solo-cimento;
  • Elaborar o projeto e construir um protótipo visando teste de durabilidade como lixiviação, retração  e testar o sistema termo-acústico  .

              2.         JUSTIFICATIVA

             

     Atualmente, muitos setores têm estudado o aproveitamento de rejeitos industriais, buscando obter produtos que sejam competitivos do ponto vista técnico e econômico. No  Brasil um dos setores que mais se adequam   a esta situação é o setor da construção civil. Há a necessidade de produzir materiais alternativos que substituam os produtos naturais usados na construção civil e  que causam impacto no processo de exploração. O solo-cimento é uma tecnologia que causa menos impacto que o tijolo cerâmico, oriundo de olarias que precisam de queima para sua produção.  Um dos resíduos gerados pela indústria é o lodo a partir de estações de tratamentos de resíduos. Atualmente o lodo gerado das Estações de Tratamento de Água e Esgotos (ETA) e (ETE), em sua maior parte, tem sido lançado direto nos cursos de água, em sistemas públicos de esgotos ou em aterros sanitários. O lançamento em corpos de água, praticado pela maioria das ETA’s e ETE’s, pode ocasionar aumento de sólidos em suspensão, assoreamento e por consequência prejudicar a qualidade de água à jusante (VELHO; BERNARDINA, 2011). A inserção de fibras  vegetais irá melhorar as características  físico-mecânicas como combate à fissuras  e isolamento térmico.

Portanto, este projeto visa à realização da pesquisa aplicada para obtenção e caracterização de um composição cerâmica para produção de tijolo de solo-cimento utilizados na construção civil a partir de rejeitos de tratamentos de resíduos industriais,  resultando na possibilidade de uma destinação ambientalmente correta ao resíduo, à fim de criar um produto alternativo com características mecânicas adequadas ao seu uso e de baixo custo.

   

  1. METODOLOGIA

     Está sendo  feita inicialmente  a revisão de literatura sobre os diversos tipos de reciclagem no Brasil e sobre estudo geração de lodo da Estações de Tratameónto de Água e Esgotos (ETA) e de fibras de juta na amazônia  . Será  feita  visita  nos locais de geração do resíduo  e coletado o rejeito  para a pesquisa. Após a coleta  das amostras nas empresas geradoras, os mesmos serão  secados em estufas  para obtenção da matéria-prima   e feitos os estudos  como a caracterização dos materiais. Os materiais utilizados na produção dos     elementos construtivos são o cimento CPII F-32, solo a ser coletado na zona centro sul de Manaus   e serão feitas substituição parcial deste solo  pelo lodo  serão feitas substituição parcial deste solo por  lôdo de ETE (30% a 40 %) .  Serão inseridas as fibras de juta, malva e piaçava  no tijolo correspondendo de 1 a 5% em relação aos peso do cimento.  Serão feitos   os ensaios de granulometria, massa específica, índice de atterberg, de tal forma a atender as exigências de norma para o solo-cimento . O ensaio de compactação e o teste prático da caixa servirão de parâmetros para definir a dosagem.   Após dosagem da mistura,  confecção  das  amostras e  processo de cura,  serão feitos os    ensaios físico-mecânicos como densidade, taxa de absorção e resistência à compressão axial .   Será feito um protótipo de 1,0mx1,0mx1,0m afim de medição de fissuras e de isolamento termo-acústico. Será elaborado   no  final do trabalho um artigo   a ser  publicado em evento científico. Espera-se no final deste trabalho produzir um elemento construtivo com qualidade atendendo as exigências de norma, sendo  aplicado a  uma habitação  sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (410.9 Kb)   docx (198.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com