TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Projeto Webapps

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto de Webapps

       Rodoval Venancio Marcos

Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação – Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Belém
66075-110 – Belém – PA– Brasil

rodovalmarcos@gmail.com

Abstract. This article describes the schema to be used in the management of webapps projects, objectives of a webapp project, emphasizing both quality requirements, lauoyt problems and architecture of a wapp.

Resumo. Este artigo descreve o esquema a ser usado no gerenciamento de projetos de webapps, objetivos de um projeto webapp, dando ênfase tanto a requisitos de qualidade, como problemas de lauoyt e arquitetura de um wapp.


  1. 1. Introdução

        A fase de projeto um projeto webapps, engloba atividades técnicas e não técnicas. A aparência do conteúdo é desenvolvida como parte do projeto gráfico, o layout da interface com o usuário faz parte do projeto da interface e a estrutura técnica da WebApp é modelada como parte do projeto arquitetural e navegacional.

        Um bom engenheiro da WEB reconhece que o projeto vai evoluir mais facilmente à medida que os requisitos do cliente são melhor entendidos e modelados.

O projeto permite ao engenheiro avaliar uma WebApp em relação à qualidade e que esta possa ser ampliada antes que o conteúdo e o código sejam gerados e é onde também os testes e os usuários finais são definidos.

        O termo “webapp” é usado para programas de software que rodam completamente dentro do seu navegador de internet (Chrome, firefox ou safari porexemplo). São na verdade sites que usam tecnologias de browsers modernos para rodas de forma muito semelhante a apps completas.

        Segundo [Pressman, Roger S.  2011], O projeto para WebApps abrange atividades técnicas e não técnicas, entre as quais: estabelecer a percepção e a aparência da WebApp, criar o layout estético da interface do usuário, definir a estrutura geral da arquitetura, desenvolver o conteúdo e a funcionalidade que residem na arquitetura e planejar a navegação que ocorre na WebApp.         

Este projeto é importante, pois nos permite criar um modelo o qual pode ser avaliado em termos de qualidade e aperfeiçoado antes de serem criados códigos e conteúdos; são gerados códigos e há uma participação considerável e em grande número, se usuários finais.

  1. 1. Qualidade de projeto em WebaApps

Um projeto consiste em esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, em uma sequência de atividades relacionadas.

Definir se uma WebApp é “boa” ou não, é muito relativo, pois depende muito de quem está testando, principalmente da necessidade que essa pessoa tem de utilizar tal WebApp, além disso, também depende do conceito e percepção que essa pessoa tem  de uma WebApp de qualidade, por exemplo: fácil interação, gráficos detalhados, apenas texto, funcionalidade, confiabilidade, etc.

Olsina e seus colegas [Ols99] prepararam uma “arvore de requisitos de qualidade” que identifica um conjunto de atributos técnicos – Usabilidade, funcionalidade, confiabilidade, eficiência e facilidade de manutenção, caracteristicas essas que levam uma WebApps de alta qualidade.

Offut[Off02] estende os cinco principais atributos de qualidade citados na figura 1, acrescidos dos atributos, Segurança, disponibilidade, escalabilidade, tempo para colocação no mercado (time-to-market)


2. Primeira Página

A primeira página deve apresentar o título do trabalho, o nome e o endereço (institucional) dos autores, o abstract em Inglês e o “resumo” em Português. Os “resumos” são necessários apenas quando o artigo é escrito em Português. O título deve ser centralizado, em fonte no estilo negrito e tamanho 16pts, com 12pts de espaçamento antes do início da linha do título. Os nomes dos autores devem ser centralizados, todos dispostos na mesma linha, em fonte 12pt, negrito, separados por vírgulas e com 12pts de espaço entre o título. O endereço institucional dos autores deve ser centralizado, em fonte 12pt, também com 12pts de espaço depois dos nomes dos autores. Os endereços de e-mail devem ser escritos usando fonte estilo “Courier New”, tamanho 10 pontos, com 6 pontos de espaço antes e 6 pontos de espaço depois da linha dos endereços de e-mail.

        O abstract e o “resumo” (se for o caso) devem ser escritos em fonte Times, tamanho 12, tabulado em 0.8cm em ambos os lados. As palavras Abstract e Resumo devem ser escritas em negrito e devem preceder o texto.

  1. 3. Seções e Parágrafos

Os títulos das seções devem estar em negrito, fonte 13pt, alinhados a esquerda. A linha do título da seção deve possuir 12pts de espaçamento antes do seu início. A numeração das seções é opcional, embora recomendado. O primeiro parágrafo de cada seção não deve ser tabulado, enquanto que as primeiras linhas dos parágrafos subseqüentes devem ser tabulados em 1.27 cm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (300.7 Kb)   docx (409.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com