TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES EMPRESARIAIS

Por:   •  24/6/2019  •  Seminário  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

CENTRO TECNOLÓGICO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

BIANCA KARINE GALVIN

EDUARDO STEDILE NORT

JENNIFER THAYSE GEISLER

FUNÇÕES EMPRESARIAIS

BLUMENAU

2014

BIANCA KARINE GALVIN

EDUARDO STEDILE NORT

JENNIFER THAYSE GEISLER

FUNÇÕES EMPRESARIAIS

Trabalho realizado no sétimo semestre de Engenharia Civil do Centro Tecnológico da Universidade Regional de Blumenau.

Professor: Neodir Oscar Mantovani

BLUMENAU

2014

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

2.1        FUNÇÕES DA EMPRESA- OPERAÇÕES        4

2.1.1 MARKETING E VENDAS        4

2.2.1        Marketing e Vendas         4

2.1.2        Finanças.        5

2.1.2.1        Produção ou Serviços         5

2.1.2.2        Recursos Humanos        5

2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        6

2.2.1 Organização por pessoa        7

2.2.2 Organização por funções....................................................................................................7

2.2.3 Organização por clientes....................................................................................................7

2.2.4 Organização por produtos..................................................................................................7

2.2.5 Organização por área geográfica........................................................................................7

2.3 ESTRUTURA COMPLEXA..............................................................................................8

2.3.1 Organização de Projeto......................................................................................................8

2.3.2 Organização por Processos................................................................................................8

3        RELAÇÃO DO CONTEÚDO        9

4        CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

     Qualquer empresa precisa ser organizada, definindo responsabilidades para cada pessoa ou grupo de pessoas que trabalham para a empresa. Organizando a empresa, você define atividades para cada funcionário e evita omissões e confusões que possam ocorrer. Para chegar a esta organização, é importante possuir um plano estratégico começando pelos objetivos ou a missão da empresa, identificando as funções dela, transformando-a em departamentos, definindo responsabilidades de cada pessoa e mantendo uma estrutura organizacional. 

A função empresarial é a principal tarefa necessária para realizar os objetivos de forma organizada. Todas as empresas têm aproximadamente as mesmas funções, sendo elas: suprimentos e operações, marketing e vendas, finanças, logística e recursos humanos. Sendo que a coordenação dessas funções especializadas é o papel do administrador geral.

Toda empresa possui um sistema de operações, que transforma matérias-primas, componentes, mão de obra e outros recursos em bens e serviços, vendidos aos cientes. Cada tipo de empresa tem seus sistemas próprios de operações.

Neste trabalho, vamos apresentar a importância do desempenho destas funções empresariais e o quanto ela é necessária para a organização de um sistema dentro de uma empresa. A partir de pesquisas realizadas com referências bibliográficas e que serão apresentadas ao final do trabalho, vamos demonstrar uma maneira específica de dividir as funções, já que ela varia de uma empresa para a outra. Onde a partir deste e outros critérios de departamentalização definem a estrutura organizacional da empresa.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As funções empresariais são as principais atividades das organizações, elas formam os sistemas organizacionais que estão presentes em todas as organizações privadas ou públicas, independentemente do seu tipo de negócio de atividade, de objetivo e tamanho.

Elas podem ser apresentadas de diferentes formas de empresa para empresa, sendo elas: Comercial ou Marketing, Produção ou Serviços, Recursos Humanos e Finanças.

A função desta gestão é a função relativa aos subsistemas de planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistemas e gestão de TI. A informática não se caracteriza uma função organizacional ou um módulo. Este recurso tecnológico constitui-se numa ferramenta opcional para harmonizar e integrar as suas relações.

Os processos empresariais refletem as maneiras específicas pelas quais as organizações coordenam o trabalho, a informação e o conhecimento. Estes processos bem desenvolvidos e executados podem tornar a organização mais eficiente e competitiva.

  1. FUNÇÕES DA EMPRESA - OPERAÇÕES

Todas as atividades (ou funções menores) necessárias para fazer a transformação estão incluídas na função de operações: identificação e contratação de fornecedores, compras, transportes de suprimentos até o local das operações, distribuição de produtos acabados e demais. Todas essas atividades ou funções dispõem-se em uma cadeia de suprimentos, que vai desde as fontes de matérias primas até o consumidor final como vamos apresentar a seguir.

  1. Marketing e Vendas

Da mesma forma que ocorre com a função operacional, todas as empresas e até as organizações sem finalidade de lucro tem uma função de marketing. O objetivo básico trata-se em estabelecer e manter a ligação da empresa com seus clientes. A função de marketing abrange as atividades como:

  • Pesquisa: identificação de interesses, necessidades e tendências do mercado;
  • Desenvolvimento de produtos: criação de produtos e serviços, inclusive seus nomes, marcas e preços, além do fornecimento de informações para o desenvolvimento de produtos em laboratórios e centros de pesquisa tecnológica;
  • Vendas: oferecimento de produtos para aquisição pelos clientes;
  • Distribuição: desenvolvimento de canais de distribuição e gestão dos pontos de venda;
  • Promoção: comunicação com o público-alvo, por meio de atividades como propaganda, publicidade e promoção nos pontos de venda.

  1. Finanças

Esta função é responsável pelo dinheiro da empresa, para protegê-lo e promover sua utilização eficaz. Isso inclui a maximização do retorno dos investimentos e a manutenção de certo grau de liquidez, para o cumprimento das obrigações. A função financeira abrange as decisões de:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com