TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Por:   •  10/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        7

2 AMBIENTE DE ESTÁGIO (A Empresa)        7

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        8

4 DISCUSSÕES...................................................................................................9

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório irá abordar os objetivos e atividades desenvolvidas no campo de estágio.

Os objetivos para a realização do estágio seria de aumentar a experiência e adquirir o conhecimento na área de executar operações de soldagem, serralheria, ferraria, reparo de estruturas metálicas, aplicação de técnicas de medição, teste e ensaio e projetar peças e executar a montagem de estruturas.

No início foi passado um projeto ao estagiário, para ser desenvolvido no autocad, sempre com o apoio e auxílio do supervisor, e antes de finalizar passava pela supervisão dele. Na próxima etapa a chapa metálica era cortada, dobrada e furada, de acordo com as especificações do projeto.

Após ocorre a montagem das peças, onde aplicava pontos de solda para travamento das peças, o estagiário já tinha a capacidade de realizar sozinho. Também foi realizado o corte com plasma, onde era realizado o corte das peças para fazer o encaixe das estruturas e corte em serra fita para a confecção das peças.

  1.  AMBIENTE DE ESTÁGIO (A Empresa)

O estágio foi realizado na metalúrgica metta, com funcionamento de segunda a sexta feira, das 13:00 às 19:00, tem como área de atuação metal mecânica e contém 15 funcionários.

Seus produtos destacam-se como, roscas transportadoras, elevadores canecas, silos, fitas transportadoras, secadores equipamentos para fertilizantes e também realiza a manutenção de peças avariadas.

Tem como seus clientes a Josapar, Camil, Cerais da Coradine, Agropecuária granja mangueira, Agropecuária granja retiro e seus fornecedores são o Macrotelas, ferramentas gerais, irmãos Jougulart, rolamentos Martins, PS Zamprogna, ArcellorMital, Gerdau.

O trabalho é feito com bastante união, ajuda e organização dos seus funcionários da empresa e sempre com prioridade aos serviços mais urgentes.

3        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No primeiro dia já foram passadas as tarefas, pois o estagiário havia realizado anteriormente estágio no local e não foi necessário mostrar o funcionamento das máquinas e explicar os cuidados a serem tomados com o manuseio, foram entregues os equipamentos de proteção individual.

Logo no início já foi apresentado um projeto, onde tinha que realizar desenhos de peças no autocad, após a realização do projeto vem a próxima etapa de fabricação das peças que foram projetas.

Foi realizado o corte com a guilhotina, que é acionada por meio de um sistema cilindro pistão hidráulica que geralmente usa um óleo como fluído de trabalho no cilindro, onde o movimento do pistão aciona a faca de corte superior até atingir o material que será cortado, onde se encaixa a chapa de aço com as medidas específicas e é efetuado um corte, utilizando um pedal, que ao ser acionado baixa uma lâmina que irá cortar a chapa de aço. (JUNIOR, 2017). Após a realização do corte de todas as peças, foi realizado outra medição que era necessária no projeto, onde se usava o corte a plasma, que é definido como um gás que foi aquecido o suficiente a uma alta temperatura até se tornar ionizado. (COSTA, 2003). Com base nessas medições é efetuada a dobra das peças, utilizando uma dobradeira hidráulica, que realiza o controle de dois cilindros por meio de servomotores que acionam as unidades hidráulicas primárias. (TEIXEIRA, 2015).

Após a confecção das peças, foi realizado a pré montagem do projeto, onde foi verificado se as medidas estavam de acordo com o projeto, utilizando apenas pontos de solda para o travamento das peças e após ser soldada. O processo de solda MIG (Metal Inerte Gás) consiste na soldagem que utiliza o arco elétrico como fonte de calor entre a peça e o arame (consumível). O arame é fornecido por um alimentador contínuo, o arco elétrico funde o arame na medida em que o mesmo alimenta à poça de fusão, o metal de solda é protegido do contato com o ar da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG), realizando a união de materiais metálicos pela fusão. (FORTES, 2005).

Após a execução das soldas é realizado uma pré montagem das peças e foi aplicado identificação em cada uma para facilitar na hora de montar. Para finalizar é efetuado o acabamento com a esmerilhadeira angular 7" 2200W, que é uma ferramenta utilizada para lixar e proporcionar acabamentos em peças de aço como estruturas metálicas. (HUNTER, 2014).

        Durante esse período o estagiário também realizou outros procedimentos, sendo furação de helicóides, utilizando uma fresadora, que é uma máquina que pode moldar, perfurar e rotear. (ALVES, 2010). Também a utilização de uma serra fita horizontal, que é indicada para o corte de barras de várias formas e dimensões de materiais como o aço. (STARRET, 2013). Foi realizado o corte de um cano em ângulo de 7.44° para realizar uma curva de 90°.

        O supervisor se fez sempre presente e a disposição para qualquer dúvida ou ajuda que poderia surgir, esses procedimentos ocorreram durante todo o período do estágio.

4        Discussões

Um ponto bastante positivo observado na empresa é a união do grupo dos funcionários, pois quando surgia um problema, os mesmos se juntavam para dar a sua opinião e tentar resolver todos juntos, da melhor maneira. E um dos pontos negativos era a questão da organização de sobras de materiais, que eram largadas em um lugar específico, porém com bastante desorganização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com