TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional 2013

Dissertações: ATPS Comportamento Organizacional 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

O tema refere-se ao Comportamento Organizacional, que abrange o assunto de um modo geral. Definindo seu conceito, demonstrando a influência que as pessoas têm dentro das organizações e as mesmas nas pessoas. Mostra também como as corporações ou grupos de trabalho relaciona-se com as inovações decorridas da evolução tecnológica. Também traz à tona a importância da Liderança eficaz para conquistar equipes eficientes e assim atingir as metas e objetivos determinados pelas próprias organizações.

CAPITULO 1

Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional é a uma parcela do campo da Administração onde é estudado o relacionamento dos indivíduos dentro de uma organização e o efeito dessa relação para com a organização em si e o ser humano como colaborador.

Pode-se dizer que a análise do Comportamento Organizacional refere-se a um estudo metódico dos seres humanos, de sua forma de proceder e agir, individualmente ou em grupos, dentro das organizações. Esta análise tem por objetivo fomentar a cidadania, reduzindo o turnover, intensificando a produtividade e garantindo a assiduidade.

O Comportamento Organizacional envolve inúmeros conceitos de diferentes ciências sociais para que assim possa ser aplicado aos indivíduos e/ou grupos nas organizações.

O Comportamento Organizacional também pode sofrer mudanças de direcionamento influenciado pela cultura organizacional, estrutura da organização, clima, planejamento, habilidades interpessoais e até mesmo o ambiente de trabalho.

Há no campo do Comportamento Organizacional diversos desafios e oportunidades que modificam a realidade vivida no trabalho, são eles:

• Aumento da produtividade e qualidade, voltado para a satisfação dos clientes, pois busca a excelência na qualidade dos produtos e com uma produtividade rápida e eficaz;

• Equilíbrio, voltado para harmonia da vida pessoal de cada indivíduo com sua vida profissional. Proporciona maior flexibilidade para que cada pessoa possa atenuar os conflitos existentes entre o pessoal e o profissional, para tal o Comportamento Organizacional orienta o planejamento no ambiente das organizações auxiliando o administrador a lidar com tais conflitos;

• Melhoria das habilidades humanas, incentivando os indivíduos a se qualificar através de treinamentos, motivá-los, ter uma boa liderança comunicativa e eficiente para satisfação de todos;

• Diversidade, um dos desafios fundamentais para um bom relacionamento interpessoal é saber como lidar com a diversidade de raças, culturas, opções sexuais, a inclusão de mulheres na classe trabalhadora, etc.;

• Ética, orientando e guiando o comportamento de cada membro da organização para que todos possam ser produtivos e diminuir desta forma o confronto de ambigüidades em relação a comportamentos certos e errados.

• Globalização, motivar e incentivar os colaboradores a lidar com pessoas de diferentes culturas buscando adaptar-se a elas, qualificando-se e assim manter a competitividade.

O estudo do Comportamento Organizacional tem como finalidade ajudar todas as pessoas diretamente ou indiretamente ligadas às organizações a lidar com diferente tipo de comportamentos ou situações buscando sempre a melhoria da qualidade de trabalho produtos e pessoas.

Conceitos de Comportamento Organizacional na Visão de Diferentes Autores

Pesquisando a visão conceitual de alguns autores temos sobre Comportamento Organizacional temos algumas definições que praticamente igualam-se.

Segundo Ana Cristina Limongi-França, Autora do Livro Comportamento Organizacional Conceitos e Práticas, Comportamento Organizacional é o estudo do conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente de trabalho. Acrescentou ainda que se refere a questões psicológicas, sociais, biológicas e organizacionais em pelo menos três níveis: pessoal, grupal e institucional onde existe uma cultura e um espaço social especifica para cada empresa e/ou instituição seja ela com fins solidários, educativos e/ou lucrativos.

Já segundo Idalberto Chiavenato Autor do Livro COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL A Dinâmica do Sucesso Das Organizações, o Comportamento Organizacional retrata a continua interação entre pessoas e organizações que se influenciam reciprocamente. É uma disciplina acadêmica que surgiu como um corpo interdisciplinar de conhecimento. Ainda segundo o autor esse denominação “Comportamento Organizacional” permaneceu, mas na realidade não são as organizações que apresentam um comportamento e sim as pessoas ou grupos que dela participam ou atuam.

Pode-se dizer então que cada autor relata o Comportamento Organizacional como o estudo das pessoas e grupos dentro de organizações e da influência que uma exerce sobre a outra.

Sistema Aberto e Fechado

O termo Sistema vem sido muito utilizado na sociedade moderna devido ao grande avanço tecnológico ocorrido no século XX.O biólogo alemão, Ludwig von Bertalanffy, foi um dos precursores da Teoria Geral do Sistema.

A TGS como é conhecida, busca solucionar problemas de forma prática através de formulações de conceitos que possam ser aplicadas na realidade. Um dos objetivos desta teoria é estudar os campos não físicos do conhecimento científico, especialmente as ciências sociais. A TGS é muito importante, pois leva o entendimento de Organizações como um todo e não como departamentos ou partes. Trata as organizações como sistemas vivos, por estas viverem em constante intercambio, assim como os seres vivos. Assim é essencial entender o que é um sistema fechado e um sistema aberto e para tal o quadro abaixo mostra visões de diferentes autores a respeito deste conceito.

Autor Sistema Aberto Sistema Fechado

Onde há importação- Não apresentam intercâmbio

transformação-exportação com o meio ambiente que

CHIAVENATO de energia; a organização circundam; não influenciam o

recebe insumos do ambiente meio ambiente e nem ele é

os transforma e os coloca influenciado pelo sistema.

novamente no ambiente.

É o sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com