TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Desenho Técnico

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – CAMPO LIMPO

ALEXANDRE

CRISTINA

DANILO

FELIPPE

JEFFERSON

ISAAC

PAULO

RAFAEL

VICTOR

SILVANO 

ATPS – DESENHO TÉCNICO

São Paulo

2015


ALEXANDRE

CRISTINA

DANILO

FELIPPE

JEFFERSON

ISAAC

PAULO

RAFAEL

VICTOR

SILVANO

ATPS – DESENHO TÉCNICO

Relatório final, apresentado a Universidade Anhanguera, como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia.

São Paulo

2015


ALEXANDRE

CRISTINA

DANILO

FELIPPE

JEFFERSON

ISAAC

PAULO

RAFAEL

VICTOR

SILVANO

ATPS – DESENHO TÉCNICO

Relatório final, apresentado a Universidade Anhanguera, como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia, sob orientação da Profª. Eduardo Yamachita.

Nota_____________________________

Data da Aprovação: ____/____/_____

BANCA EXAMINADORA:

_________________________

_________________________

_________________________


  1. RELATORIO

Aprendemos que o desenho artístico pode ser desenhado de qualquer maneira, que expõem a ideia e pensamentos de seu criador, onde também as outras pessoas que visualizam podem interpretar cada com sua lógica/maneira/pensamento/visão.

No desenho técnico são feitos pelo projetista detalhadamente, buscando expor todas as características do objeto, seguindo as normas e regras para especificar como este deve ser confeccionado / produzido, onde o executante com conhecimentos em interpretar o desenho, poderá executar seu trabalho com exatidão.

Para o desenvolvimento do desenho de um objeto, é necessário que o projetista tenha ideia referente as formas e detalhes do objeto que necessita a ser projetado, onde deve fazer primeiramente fazer um Esboço, fazer as melhorias desse, desenhar e por último concluir /implantar, fazendo o desenho com todos detalhes e regras requisitados pela norma. Deve seguir também nesse desenho tipos de linhas e cotas, conforme as regras normativas.

A ISO é quem regulamenta algumas normas, no Brasil quem rege essa norma é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Apesar de nossa tecnologia ter um grande avanço, se faz necessário ter os desenho impressos em papeis, facilitando a execução do objeto ou trabalho, consultas, esclarecimento de dúvidas, etc. Servindo também como arquivo e consultas anteriores. Para fazer determinados desenhos, existe a questão do dimensionamento objeto e papel, quando a dimensão da peça for maior que o papel, se reduz a escala. E quando o objeto for bem menor dificultando a visualização dos detalhes, é feito a ampliação no desenho.

        

Para concluir o desenho técnico em um todo, deve seguir as regras normativas, para que qualquer pessoa com conhecimento possa interpreta-lo; obedecendo: Linhas, Cotas, Legendas, Margem, Escrita, Dimensionamento, Escala, etc.

 

  1. PERSPECTIVA

Aprendemos que ao olharmos um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. E quando desenhamos os objetos em perspectivas e ele representa como eles aparecem a nossa vista, com três dimensões, trazendo uma nossa da condição real. Desta forma qualquer pessoa consegue entender/interpretar o exposto pelo desenho. Também que a projeção numa superfície bidimensional de um fenómeno tridimensional. Os antigos já utilizavam a perspectiva, onde os gregos foram os primeiros a estruturar noções de perspectiva. E foi na Itália renascentista que se desenvolveu o conceito de perspectiva.

Existem vários tipos de perspectivas; segue alguns exemplos:

  • Perspectiva cônica (São as que se assemelham à percepção do olho humano).

  • Perspectiva Isométrica (Forma de representação que deforma menos o objeto).
  • Cavaleira (Face Frontal no plano e as laterais em ângulos de 30 ou 45 ou 60° com fuga para o infinito).

Aprendemos As Perspectivas isométricas e cavaleira, são mais utilizadas em desenhos mecânicos. A perspectiva isométrica é forma de representação que menos deforma o objeto. E as projeções dos eixos formam entre si ângulos de 120°, mantendo as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto  representado. Seu traçado é relativamente simples, e possui três ao plano de trabalho inclinadas a 30° da horizontal (conforme desenho figura 3).

  1. RESULTADO E DISCUSSÕES

Responder às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

  1. Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação aos desenhos artísticos.

O desenho técnico é cartesiano com dimensões detalhada do produto, deve ser legível, transmitindo com clareza as características do objeto, sem causar dúvidas na forma e as dimensões, obedecendo/seguindo as regras da norma estabelecida em seu país (no Brasil – ABNT), com ênfase aos detalhes para ter interpretação exata. Para o desenho artístico não há regras ou normas, podendo ser desenhado ou expressado qualquer forma ou ideia, com objetivo transmitir apenas uma imagem, pode ter diferentes interpretações e significados. Pois cada pessoa pode interpretar de qualquer maneira, devido este não dar ênfase a detalhes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com