TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUXILIAR DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL TRABALHO DE INSTRUMENTAÇÃO

Por:   •  5/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 12


[pic 1]

SENAI - ESCOLA DE CADETES MIRINS

AUXILIAR DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

TRABALHO DE INSTRUMENTAÇÃO

Salvador

Julho 2012



[pic 2]

SENAI - ESCOLA DE CADETES MIRINS

AUXILIAR DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

Equipe: Andressa de Ávila Fernandes

Turma: 35079

Professor: Enio Lima

TRABALHO DE INSTRUMENTAÇÃO

Salvador

Julho 2012

Sumário:

Objetivo.......................................................................... 2

Introdução...................................................................... 3

Desenvolvimento........................................................... 4

Conclusão..................................................................... 14

Bibliografia.................................................................... 15


Objetivos:

O trabalho tem como objetivo fornecer informações importantes ampliando a compreensão sobre densidade e viscosidade destacando aspectos como: conceitos, medições e suas utilidades no ambiente laboratorial e industrial, tais como métodos usados e medidores, junto ao principio de funcionamento dos mesmos.

Introdução:

O trabalho proposto tem a finalidade de trazer novos conhecimentos e aprimoramentos dos já existentes sobre dois assuntos estudados em sala de aula e também importantes variáveis de influência nos processos industriais: a densidade e viscosidade. É importante ressaltar que estas não se difundem somente nas indústrias, mas, nos laboratórios e no nosso cotidiano, por exemplo: o óleo de cozinha é menos denso que a água por isso flutua e também mais viscoso, ou seja, resiste mais ao escoamento que a mesma. A densidade muitas vezes é relacionada basicamente ao conceito de massa/volume, porém vai, além disso, pois, ela pode variar de acordo com a temperatura ou a pressão do material, existem diversas definições para esta devendo-se levar em consideração que uma substância pura tem sua própria densidade, ou seja, substâncias ou materiais diferentes possuem densidades diferentes, identificando-a e diferenciando de outras existentes, já na densidade relativa tem-se uma relação da descrita acima com um padrão estabelecido. Pode-se perceber os diversos tipos de medidores sofisticados para a mesma,como o de efeito coriolis que vem sendo bastante utilizado nos processos industriais ,outros baseados no principio de Arquimedes, ou até os que utilizam uma fonte radioativa este último requer um cuidado especial,dentre muitos outros.

A viscosidade possui uma complexidade maior, pois, relaciona características de um fluido e a sua resistência ao escoamento, ou melhor, dificuldades para escoar existem dois tipos de fluidos que caracterizam a viscosidade: newtoniano (independe da velocidade) e não newtoniano (depende da velocidade); são encontrados medidores para fluidos com baixa e alta viscosidade e com variados princípios de funcionamento tais como a medição da viscosidade pelo tempo de escoamento de um fluido num tubo capilar, outros utilizam um campo eletromagnético oscilante, ou ainda aqueles que se baseiam nos giros de um cilindro, dentre outras categorias.

As aplicações tanto da densidade quanto da viscosidade são muito importantes sejam elas na indústria para obtenção de determinada concentração, para fabricação de determinado produto (borracha, cosméticos, óleos e outros) ou também bombeamento de um fluido, mas, uma das principais é aprender através de trabalhos como esse podendo desenvolver estudos e projetos que possibilite colocar em prática muito dos conceitos e do aprendizado visto e descoberto aqui.

DESENVOLVIMENTO:

A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona massa e volume. Em outras palavras, ela define a quantidade de massa de uma substância contida por unidade de volume, conhecida por densidade absoluta.

[pic 3]

O conceito de densidade pode ser facilmente entendido na prática comparando objetos feitos a partir de diferentes substâncias, mas de mesmo volume. Portanto, sólidos com o mesmo volume, porém feitos de diferentes materiais terão massas distintas, ou seja, materiais diferentes têm densidades diferentes.

Densidade relativa ou simplesmente densidade de um material é o quociente entre densidade desse material e a densidade de um material padrão.

A importância de medição da densidade está atrelada principalmente ao laboratório e a indústria, muitas vezes para determinação da concentração de alguma substancia como o ácido sulfúrico, por exemplo, ou material, o que é imprescindível para algum processo industrial necessita-se de técnicas laboratoriais mais precisas e sofisticadas que auxiliarão na determinação da densidade.

 Tipos de medidores e seus métodos de medição:

Nos laboratórios e nos processos industriais vários tipos de aparelhos e métodos são usados para a medida da densidade

Os densímetros permitem a medida direta da densidade de certos líquidos, são os aparelhos mais baratos para esse tipo de medida. São essencialmente areômetros de peso constante, muito usados na medida da densidade do leite, para determinar sua pureza, e na medida da densidade das soluções de baterias elétricas.

[pic 4]
Densímetros

Existem ainda densímetros digitais, que obedecem ao mesmo processo do densímetro comum.

Nestes densímetros pode ser feito um controle mais acurado da temperatura da amostra, além de proporcionar um valor de densidade mais preciso e uma medida relativamente rápida com um volume menor de amostra (cerca de 1 mL).

[pic 5]

Densímetro digital

Densímetros especiais, destinados a determinar a concentração ou o teor alcoólico, denominam-se alcoômetros. Aferidos de modo a fornecerem, por leitura direta, a percentagem de álcool de uma solução de água e álcool, são empregados na indústria de bebidas e no controle de qualidade do álcool combustível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (442.2 Kb)   docx (860.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com