TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUOS ORIUNDOS DO CORTE DE MÁRMORE EM ARGAMASSA

Por:   •  11/10/2021  •  Artigo  •  4.298 Palavras (18 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 18

ENGENHARIA CIVIL

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUOS ORIUNDOS DO CORTE DE MÁRMORE EM ARGAMASSA

Douglas da Silva Soares[1]

Júlio Augusto Mendes da Silva [2]

Ítalo Vale Monte Junior [3]

RESUMO: O artigo relata a evolução nas propriedades físicas e mecânicas da argamassa de assentamento com a substituição do agregado areia, pelo resíduo proveniente do corte do mármore, em que muitas vezes são descartados de forma incorreta na natureza. Após a coleta do pó de mármore, foram definidas as suas aplicações nos traços, através da substituição parcial da areia nas proporções de 0% (Referência); 12,5%; 25% e 50%. Através de ensaios no laboratório foram definidas as propriedades físicas dos agregados e as suas proporções nos quatros traços de argamassa para a confecção dos corpos de prova, em que passaram por um período de cura de 28 dias, em seguida foram submetidos aos ensaios para obtenção das resistências mecânicas de tração e compressão, como também a absorção de água por capilaridade. Por intermédio de tais ensaios foram comprovadas diversas evoluções nas propriedades da argamassa, utilizando-se os resultados do traço de 0% como referência, no qual se comparou os resultados através da substituição, obteve-se resultados significativamente positivos nas propriedades analisadas. Como o aumento das resistências à tração em até 22%; compressão 68%; diminuição da capilaridade em 62,17% e redução de massa em 18,73%.

Palavras-chave: Pó de Mármore; Argamassa; Traços; Ensaios; Impermeabilidade; Sustentável.

ABSTRACT: The article reports the evolution in the physical properties of the settlement mortar with the substitution of the sand aggregate by the marble cut waste, which is often incorrectly discarded in nature. After collecting marble dust, its applications were defined in the traces, by partially replacing the sand in the proportions of 0% (Reference); 12.5%; 25% and 50%. Through laboratory tests, the physical properties of the aggregates and their proportions were defined in the four mortar traces for the preparation of the specimens, during which they were cured for 28 days, then submitted to the tests to obtain the specimens. mechanical tensile and compressive strengths as well as capillary water absorption. Through these tests, several changes in mortar properties were proven, using the 0% trace results as a reference, in which the results were compared by substitution, and significantly positive results were obtained in the properties analyzed. As increased tensile strengths up to 22%; compression 68%; capillarity 62.17% and mass reduction 18.73%.

Key - words: Marble powder; Mortar; Traces; Essay; Impermeability; Sustainable.

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente questões ambientais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, pessoas do mundo inteiro na busca incessante de aderir o “sustentável” as mais diversas áreas, para a preservação da natureza.

  A construção civil tem o seu lugar de destaque quando o assunto é impactos ambientais, pois a mesma consome de 40% a 75% da matéria-prima produzida no planeta, tendo o consumo de cimento maior que o de alimentos, além de produzir cerca de 500 quilos de entulho para cada ser humano, o que representa certa de 3,5 milhões de toneladas por ano (AGOPYAN, 2013).

O consumo do mármore e granito vem crescendo, pelo grande potencial estético que o mesmo proporciona. Atualmente o Brasil ocupa a 4ª posição entre os maiores produtores de pedra natural e executa 7% da produção mundial do campo das rochas naturais (ABIROCHAS, 2018). Entretanto esse aumento do consumo acarreta também no crescimento da quantidade de rejeitos provenientes do seu corte para a adequação do projeto, onde frequentemente são descartados de forma errada na natureza, muitas vezes jogados em lagoas e rios, sem nenhum tratamento preliminar, causando grandes impactos ambientais (SANTOS, 2015).

Apolinário (2014) define granito como oriundo da rocha magmática resultante da consolidação do magma na crosta terrestre e o mármore como uma rocha metamórfica originada de outra preexistente inserida a novas condições de temperatura e pressão.

Segundo Kumayama (2014) um dos grandes desafios do século é a eliminação de resíduos industriais produzidos por empresas mineradoras e as classifica por três tipos principais de resíduos, dentre eles o retalho da rocha que é originado das sobras e quebras das peças, podendo atingir aproximadamente 10% a 20% de perda, onde muitas vezes são descartados nos pátios das empresas.

Além de reduzir os impactos ambientais do seu descarte, a substituição acarreta na diminuição da extração da areia, que segundo Nogueira (2016) gera diversos pontos negativos ao meio ambiente como a diminuição da qualidade da água, aumento na ocorrência de processos erosivos nos leitos dos rios, modificação na geomorfologia fluvial dos cursos d´água, entre outros. Como também se mostra uma alternativa econômica para regiões que sofrem de escassez de jazidas de areia, onde a sua demanda é muito alta, ocorrem comumente em grandes aglomerados urbanos e regiões metropolitanas, como a região metropolitana de São Paulo, em que a areia é transportada de regiões vizinhas com custo de transporte crescente (BRASIL - ANM, 2017).      

Carasek (2007) define a argamassa como material de construção adquiridos através da mistura homogênea e um ou mais aglomerante, agregado miúdo e água, atingindo propriedades de endurecimento e aderência. A argamassa tem um enorme consumo mundial, já há alguns anos empresas tem preferido as pré-fabricadas pela dificuldade do estoque e sua dosagem (SANTOS, 2011).

Objetiva-se com esse estudo analisar as alterações nas propriedades físicas e mecânicas da argamassa elaborando traços mediante as substituições parciais do agregado areia, pelo pó de mármore, nas proporções de 0%, 12,5%, 25% e 50%, para assim obter os resultados proporcionalmente a sua aplicação do pó de mármore, bem como dar um destino correto para esses resíduos que muitas vezes são descartados de forma errada na natureza.    

  1. METODOLOGIA
  1.  Subtítulo

Visando um melhor destino para esses resíduos do mármore, avaliou-se a substituição da areia no traço da argamassa pelo pó de mármore, analisando se sua adição acarretará uma melhora nas suas propriedades físicas da argamassa, otimizando seu desempenho na construção civil evitando o descarte errado na natureza.

Com base nesses princípios, a metodologia seguiu o seguinte roteiro do fluxograma apresentado na Figura 1, em que foi dividido em três etapas: Fundamentação, programa experimental e resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (990.4 Kb)   docx (935.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com