TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregados

Por:   •  25/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Agregados

Agregado: material sem forma ou volume definido, custo baixo geralmente inerte e com dimensões e propriedades adequadas para a produção de argamassa e concreto. Os agregados são inertes em tese não sofre reações químicas quando presentes em argamassa e concretos.

Propriedades dos agregados: Retração, Resistência a abrasão, condutibilidade térmica, resistência a fogo.

Composição: Mineralógica (Rochas que dão origem aos agregados: Rochas Igneas- origem resfr. do magma ex: granito, Rochas sedimentares-origem sedimentos depositados em camadas ex: calcário, Rochas Metamórficas- origem sofreram modificações em sua estrutura devido à pressão de agentes químicos, temperatura ex: Mármore.

Classificação dos Agregados: Origem- Natural (são encontrados na natureza ex: areia de rios , pedregulhos) ou Artificial (são aqueles que necessitam de um trabalho para poder chegar a condição apropriada para seu uso ex: Brita).

Dimensão: Miúdo: diâmetro Maximo inferior a 4,8mm, ex: areia natural, britada. Graúdo: diâmetro Maximo é superior a 4,8mm, ex: pedregulho natural, pedra britada.

Classificação comercial das Britas: Brita 0: 48 a 9,5mm, Brita 1: 9,5 a 19mm, Brita2: 19 a 38mm, Brita 3: 38 a 76mm e Pedra de mão > 76mm.

Peso Unitário dos agregados: Leves 1T/m(pedra – argila expandida), Normais 1 a 2T/m(granito), Pesado 2T/m(magnética).

Pedra Britada: Industrializada e extraída de rochas da natureza e depois triturada e separada nas dimensões padronizadas.

Extração das Rochas: Ocorre em Minas a céu aberto, de capeamento, perfuração, desmonte com explosivos, desmonte mecânico e operação de carga  e descarga (transporte).

Beneficiamento da produção de Brita:Britagem, Rebritagem, Classificação granulométrica.

Lavagem:Se os agregados apresentarem material feno é necessário uma lavagem, antes da utilização.

Areia: Sedimento Inconsolado, grão com diâmetro limite de 0,075 e 4,8mm.As areais grossas contém fragmentos de rocha e as Finas grão minerais.

Jazidas do Rio: Extração através de secção do rio, o material é transportado por lanchas estas são empurradas por rebocados a barranca do rio quando finalmente o material é sugado das lanchas e expelido em depósitos construídos nos barrancos.

Jazidas de Cava: A areia é extraída de depósitos aluvionares (formado pela ação das águas)de vale coberto de solo,por escavação mecânica ou aspersão de água contra barrancos de areia.

Propriedades do agregado Miúdo:

1-Massa especifica real: é a massa por unidade de volume excluindo-se os vazios entre os grãos, massa especifica real gira em torno de 2.65 Kg/dm. (Laboratório)(Frasco de Champman colocar água 200 cm,500g de agregado miúdo seco, deve ser agitado para eliminar as bolhas o nível atingido pela água deve ser em cm.

2-Massa especifica aparente: é o peso por unidade de volume incluindo os vazios entre os grãos. É determinada preenchendo-se um recipiente de dimensões conhecidas deixando-se cair o agregado de uma altura que varia de 10 a 12 cm.É também chamada de massa unitária, sendo útil para conversão de concreto  de peso para volume . A areia no estado solido solto apresenta peso unitário no valor de 1,5kg/dm. (SALA)(Material:Balança, Recipiente metálico em forma de paralelepípedo com dimensões descritas na NBR-7251, Régua razadora e Pá metálica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com