TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aminoácido do Ovo

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Aminoácido do Ovo

Cercado de mitos e dúvidas, o ovo é visto como um vilão. Ele é uma fonte de proteína e outros 13 nutrientes essenciais. Seus benefícios são inúmeros e necessários e, como em todo alimento, é comer com moderação.

Um ovo cozido tem, em média, 70 calorias e contém, principalmente, vitamina A e vitaminas do complexo B. São importantes para a visão, para a pele, para o crescimento e para o metabolismo do corpo. Tanto a clara quanto a gema possuem proteínas, minerais, antioxidantes e gorduras poli e monoinsaturadas, que são consideradas gorduras “boas”.

Os aminoácidos são moléculas orgânicas pelo qual é   formada por átomos de carbono, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio. Todas as células em sí do nosso corpo precisam de aminoácidos. Os aminoácidos são essenciais para a produção de mais de 50 mil proteínas e mais de 15 mil enzimas, incluindo as enzimas digestivas, que devem estar em perfeito estado de funcionamento para o aproveitamento da alimentação seja feita ao nível máximo.

Sendo assim temos aminoácidos não essenciais , onde o corpo humano pode sintetizar ,  são eles: a alanina, a arginina, a asparagina, o ácido aspártico, a cisteína, o ácido glutâmico, a glutamina, a glicina, a prolina, a taurina e a tirosina. E também temos aminoácidos essenciais que são aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano, e por isso devem ser adquiridos através dos alimentos. São eles: a histidina, a isoleucina, a leucina, a lisina, a metionina, a fenilalanina, a treonina, o triptofano e a valina.

A clara de ovo fornece 8 aminoácidos essenciais , são eles isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina, histidina e arginina. Em quantidades excelentes. A relação entre a quantidade de proteína ingerida e a quantidade de proteína absorvida é uma das melhores entre as proteínas animais.

O ovo é rico em proteínas (12%), que possuem todos os aminoácidos essenciais em concentração e proporções equilibradas. De efeito, a proteína do ovo, a ovoalbúmina, é considerada como a proteína padrão ou de referência para comparar o valor nutritivo das proteínas de outros alimentos.

A partir da sua composição, o ovo pode ser considerado um alimento com efeito protetor, pois apresenta 3,8g de ácidos graxos monoinsaturados (46,05%), 1,36g de ácidos graxos poliinsaturados (16,48%) e uma pequena quantidade de gordura saturada, cerca de 3,09g (37,45%).

Os ácidos graxos essenciais são importantes para a manutenção das membranas celulares, mantém as funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos. Também participam da transferência de oxigênio para o plasma e difusão de substâncias como sódio, potássio, enzimas e receptores para o metabolismo celular.

Segue abaixo cada aminoácido presentes a cada 100 g do ovo :

[pic 1]

Sendo assim seus compostos são riquíssimos e de  muita importancia na cadeia alimentar de seres humanos .

funções de alguns aminoacidos :

Leucina, isoleucina e valina: Conhecidos como BCAA, estão envolvidos na reparação muscular, aumento de proteínas e durante atividades físicas ajudam na produção de energia.

Arginina: melhora a memória, ajuda na resistência física, aumenta o desempenho em atividades físicas. É utilizada como suplemento para treinos musculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com