TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Sistema de Medição

Por:   •  10/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

MSA: O MSA (Análise dos Sistemas de Medição) é um conjunto de estudos estatísticos que visa, primeiramente, certificar a adequação do sistema de medição à dimensão ou característica a ser medida. Posteriormente, durante a utilização do sistema de medição, os estudos têm por objetivo assegurar que o sistema continua adequado.[pic 1]

 

[pic 2]

Quando falamos em Sistema de Medição, é comum confundi-lo com equipamento de medição, quando ele, na verdade, é algo mais complexo, que engloba:Instrumento, Avaliador, método, peca a ser medida, padrão e ambiente; ou seja o sistema engloba tudo que pode interferir no resultado final.

[pic 3]

Um sistema de medição ideal produziria somente medições “corretas” a cada vez que fosse utilizado. No entanto, sistemas de medição com tal propriedade não existem. O erro de medição é definido por: valor medido(disponível) menos o  valor real(desejável).

Em um sistema de medição, identificamos dois tipos de erros: Sistematicos e os Aleatorios. [pic 4]

Aleatorio: é aquele que ocorre de forma inesperada e com intensidade que danifica nossas medições(variação das dispersões), ele pode ser diminuído aumentando o numero de medições ou melhorando as condições de medição. Para identificar esses erros utilizamos três métodos: Repetibilidade, reprodutibilidade e parâmetro R&R .

 Sistemático: é o tipo mais frequente, em geral, decorrente de problemas persistentes e mais fáceis de serem descobertos e solucionados. Eles têm uma direção certa (para mais, ou para menos) e se relacionam com as variações da média( localização). Identificamos esse erros  utilizando os métodos de Tendencia, Estabilidade e Linearidade

[pic 5]

Esse é o quadro resumo dos cálculos necessários para identificar os errros aleatórios, porem nesse trabalho explicamos apenas uma maneira de calcular, ao se pegar um livro ou pesquisar na internet vc acaba percebendo que e existe mais de uma forma de se obter o mesmo resultado, nesse caso, esses cálculos envolvem equações chamadas  Variacao peca a peca e variacao total.

[pic 6]

Aqui é só ler os tópicos e finalizar falando que basicamente a intenção de uma avaliação do sistema de medição é reduzir tendendo a zero qualquer erro no sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (106.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com