TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Sistemas Puxados e Empurrados - Lean Manufacturing

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 5

Aluno: Francisco Nogueira Corrêa

Exercício: 20/03/2019

[pic 1]

Exercício A

01 – Consumidor – Puxado

02 – Supermercado – Puxado

03 – Distribuidor – Empurrado

04 – Empacotamento – Empurrado

05 – Central de Processamento – Empurrado

06 – Agricultor – Empurrado

07 – Fábrica de Papelão – Empurrado

08 – Madeireira – Empurrado

09 – Fábrica de rótulos – Empurrado

Exercício B

01 – O sistema puxado é o mais indicado para o consumidor pois é o que ocorre em nossa realizade, o cliente realiza a compra o item de sua escolha conforme necessidade.

Benefício: O fornecedor compra conforme sua necessidade não sofrendo assim o impacto de produtos perecíveis com prazo de validade determinado como alimentos. O fornecedor pode comprar em diferentes supermercados o produto de sua escolha obtendo melhor preço.

02 – O sistema puxado para o supermercado é o mais indicado pois assim como o consumidor, ele puxa o item do distribuidor conforme demanda do cliente final.

Benefícios: Com o sistema puxado o supermercado consegue diminuir estoques e diminuir perda de produtos perecíveis. Muitas vezes por ser o elo com maior poder de comercialização consegue fazer com que o distribuidor financie seu estoque ou arque com prejuízo de produtos perecíveis.

03 – Sistema empurrado para o distribuidor pois após o empacotamento dos grãos, que é realizado em grandes escalas, este elo da cadeia tem de comprar lotes grandes do empacotamento, o que ocasiona estoque interno.

Vantagens: Este estoque interno é utilizado como amortecedor para abastecer os supermercados que podem ter demandas variadas de acordo com regiões ou épocas do ano, garantindo assim o abastecimento do supermercado e consequentemente do cliente final, além da garantia do produto quando demandado pelo supermercado, o distribuidor consegue ter maior poder de negociação devido ao volume comprado.

04 – Sistema empurrado para o empacotamento, pois devido à mesma pressão exercida no distribuidor, o empacotamento também sofre de seus fornecedores (central de processamento, fábrica de papelão e fábrica de rótulos), sendo assim ele empurra seu estoque ao distribuidor, porém seus fornecedores empurram seus estoques para o empacotamento, fornecendo apenas lotes com grandes quantidades que justifiquem a produção em escala de rótulos, caixas e embalagens plásticas.

Vantagens: Por ser um sistema empurrado, o empacotamento consegue negociar com seus fornecedores um lote maior, porém com um custo por unidade melhor comparado a lotes menores. Produzindo em grandes escalas seus fornecedores consegue baixar preços e o poder de negociação aumenta. Outro ponto favorável é o fato de que mesmo em determinadas épocas do ano onde temos escassez de produto, o empacotamento pode continuar suas atividades e manter a cadeia abastecida do seu ponto para baixo.

05 – Sistema empurrado para a Central de Processamento, pois como seu subfornecedor é o Agricultor e produz em grandes escalas, não é possível realizar o sistema puxado conforme demanda.

Vantagens: Tendo o agricultor como fornecedor principal, ou seja, comprando direto do produtor, o poder de negociação é elevado, sendo possível maior agregação de valor no caso os cereais antes de serem revendidos para o empacotamento. Outro fator favorável é a compra em grandes lotes de produção ou de toda a safra do agricultor, aumentando ainda mais o poder de negociação e baixando o custo pela quantidade elevada adquirida.

06 – Sistema empurrado para o Agricultor, pois com produtos agrícolas, é necessário o plantio e todo o tempo de crescimento até o momento da colheita, atrelado ao fato de que o existem épocas específicas do ano para plantio e colheita de determinados cereais, sendo assim o produto poderá ser encontrado apenas nesta janela de compra, não sendo possível o sistema puxado.

Vantagens: Grandes volumes de vendas dos cereais uma vez que em produção em escala não ocorrerá a venda de pequenos lotes, empurrando assim todo resultado da colheita para seu cliente. Outro ponto levado em consideração é que muitas vezes antes mesmo da colheita ser realizada o produto já está vendido, sendo assim não existe estoque de “produto acabado” pois após a colheita ele já poderá ser direcionado ao cliente Central de Processamento.

07 – Assim como a Central de Processamento, o Sistema Empurrado para a fábrica de papelão é adotado pois não se é possível a adoção do sistema puxado no corte das árvores para abastecimento das madeireiras e posteriormente da cadeia.

Vantagens: Devido ao estoque que impacta em dinheiro que não esta em giro, podemos enxergar o benefício de produção e atendimento de demanda quando necessário, não perdendo assim vendas ou abrindo margens para outros competidores entrarem no mercado. Outro ponto considerado é o fato de que comprando em épocas de corte quando ocorre uma maior oferta, existe uma vantagem no momento da negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com