TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Toyota de Produção também chamado Lean Manufacturing

Por:   •  28/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 6

Lean Manufacturing

O Sistema Toyota de Produção também chamado Lean Manufacturing, é baseado em um sistema para a redução do desperdício. Seus principais pontos são buscar “zero defeito”; minimizar o desperdício e aperfeiçoar o uso dos recursos escassos; redução de custo e melhoria na qualidade e não ter acumulo de estoque. Assim, com a eliminação do desperdício tem-se a melhoria da qualidade e a diminuição do tempo e custo de produção. Ou seja, o Lean tem como objetivo adquirir apenas a quantidade correta de matérias para cada produção, minimizando o desperdício.

Produção Puxada

O sistema de Produção Puxada (pull system) busca utilizar apenas o material necessário e na quantidade necessária para reduzir ao máximo o estoque. Sendo assim, a produção puxa as peças que foram fabricadas em um processo anterior e assim determinando a quantidade que deve ser produzida a partir desse momento. Nesse sistema, a quantidade a ser fabricada é realizada de acordo com o pedido do cliente, onde buscam a qualidade através do “defeito zero”. Há três tipos de sistemas puxados:

• Sistema puxado com supermercado que também é conhecido como sistema de reposição, onde se trabalha com um estoque mínimo.

• Sistema puxado sequencial pode ser utilizado quando há uma variedade grande de peças que devem ser armazenadas em um supermercado.

• Sistema puxado misto é utilizado ambos as regras dos citados acima e podem trabalhar juntos.

Produção Enxuta

A Produção Enxuta também conhecida como STP (Sistema Toyota de Produção) é vista como uma filosofia de gerenciamento que tem como objetivo eliminar ou minimizar atividades não agregadas ao valor final, buscando otimizar a organização para atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e com baixo custo, ao mesmo tempo aumentando a segurança. Ou seja, ela visa eliminar o desperdício pelo fluxo continuo com que os processos produtivos ocorrem, no tempo e na quantidade certa e pela produção segundo a demanda do cliente. Desse modo, é possível perceber que a Produção Enxuta objetiva o máximo do sistema produtivo, sendo ele fabril ou não.

O Pensamento Enxuto adota como filosofia as seguintes premissas:

• Cliente em primeiro lugar;

• Pessoas são os recursos de maior valor;

• Melhoria Contínua (Kaizen);

• Foco onde as coisas acontecem;

Just in time

Esse sistema objetiva a melhoria do continua do processo produtivo através de um mecanismo da redução ou mesmo eliminação de estoque, onde a matéria prima deve chegar na quantidade correta e no momento exato da produção. A coordenação entre os colaboradores é essencial para que os matérias cheguem no tempo certo para que não haja interrupção da produção. Apesar disso, esse sistema é considerado uma “filosofia”, no qual esta incluso aspectos de administração de matérias, gestão de qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. O objetivo desse sistema além de ser a redução de custo busca a eficiência também.

Expressões usadas para traduzir aspectos da filosofia Just in Time:

• Produção em estoque

• Eliminação de desperdícios

• Manufatura de fluxo contínuo

• Esforço contínuo na resolução de problemas

• Melhoria contínua dos processos

Kanban

O sistema Kanban utiliza um cartão de sinalização que permite ter o controle detalhado do fluxo de produção ou transportes em uma indústria, com informações sobre quando, quanto e o que produzir. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como luzes e caixas vazias.

O sistema Kanban foi criado pela empresa Toyota na década de 1960, que basicamente trata de um sistema de abastecimento e controle de estoques, fazendo com que não haja abastecimento de materiais antes de solicita-lo do estagio anterior. Onde, são utilizados cartões para o controle e funcionamento do Kanban, cada cartão indica que um material foi utilizado e precisa ser resposto. O sistema Kanban não tem como função reduzir estoques, apenas limita seu nível a um valor máximo.

Kaizen

O Kaizen refere-se à filosofia ou praticas que incidem sobre a melhoria continua na vida em geral. Esse sistema permite baixar os custos e o aprimoramento diário, tendo como objetivo a eliminação dos processos desnecessários, tais como, desperdício de tempo, de matéria prima e entre outros, aumentando também a produtividade.

O Kaizen faz o uso de gestão japonesa, como o controle da qualidade, just in time, kanban, defeito zero, melhoria da produtividade, desenvolvimento de novos produtos e etc. visto isso, as suas principais vantagens são a analise de valor, eliminação de desperdício, padronização e melhor uso da força de trabalho.

5s's

Esse sistema é uma ferramenta do pensamento Lean com base no Kaizen, que nos ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. Seu objetivo é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional. Esse sistema funciona a partir do momento em que o individuo internaliza esse conceito e o coloca em pratica, permitindo a melhoria continua na destinação dos materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com