TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aparelhos de Apoio

Por:   •  3/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

APARELHOS DE APOIO

Definição: Elementos com o objetivo de vincular determinada parte da estrutura, permitindo que ao mesmo tempo os movimentos previstos em projeto: rotação e translação.

  • Em algumas estruturas não se coloca ApAp, como em caso de estruturas com pequenos vãos e carregamentos, em que os esforços secundários possam ser desprezados.
  • No caso de pontes, eles só não são utilizados quando o projeto não prevê essas articulações.

HISTÓRICO DOS ApAp

Os 1º : chapas metálicas que deslizavam umas sobre as outras e depois assentadas sobre roletes para se permitir somente o movimento de translação. (Exigiam muita manutenção).

Em razão da manutenção surgiram os pêndulos e as articulações de concreto construídas in loco.

Após a 2ª Guerra Mundial surgiram os ApAp elastoméricos que foram ganhando espaço nas estruturas de concreto e metálicas por sua simplicidade e durabilidade sem manutenção. (Esses são os mais utilizados atualmente)

COMO ESCOLHER O ApAp

Avaliar os deslocamentos que deverão permitir e avaliar os esforços solicitantes a que serão submetidos.

Fatores: tipo de material da estrutura, espaços disponíveis, economia e estética.

ESFORÇOS SOLICITANTES: podem ser permanentes ou variáveis. E em alguns casos ainda podem sem estáticos e dinâmicos.

DESLOCAMENTOS

Consequências das deformações elásticas, plásticas ou térmicas das estruturas, oq causa movimentos de rotação e translação nos ApAp

As deformações podem ocorrer na longitudinal ou transversal, porém em caso de pontem em que essas ocorrem predominantemente na longitudinal, não há preocupações com essas deformações transversais.

Quais são eles: encurtamento devido curvatura do eixo / Translação no ApAp devido rotação/ Efeito da proteção

CLASSIFICAÇÃO DOS ApAp

  1. Quanto ao funcionamento: articulação fixa, móvel ou elástica
  2. Quanto ao material: concreto, elastômero, teflon, metálicos e especiais

ARTICULAÇÕES DE CONCRETO

1-Contato de superfície: superfície cilíndrica com raios ligeiramente diferentes devido a construção trabalhosa. A superfície de contato deve ter acabamento cuidadoso para que haja a distribuição adequada de tensão.

2-Articulações FREYSSINET : feita por estrangulamento da seção, e deve-se verificar a tensão.

3-Articulações Mesnager: A diferença para Freyssinet é contar apenas com armadura na transmissão de Mk e Vk. O concreto estrangulado não é levado em conta, com função somente de proteger a armadura da corrosão. As forças de um bloco para o outro conta com a aderência entre a barra de aço e o concreto.

*Permite rotação, mas não deslocamentos,

*Concretar somente depois da aplicação do carregamento permanente para não se criar tensões elevadas no concreto de protenção.

4-Pendulos de concreto: Permitem deslocamentos de translação e rotação, que geram excentricidades que devem ser consideradas em cálculo.

ApAp DE ELASTÔMERO

  • Borracha de neoprene: combinação de fatia de borracha com outros componentes. Bloco de elastômero reforçado por chapas de aço. Que são utilizados para a acomodação de movimentos de translação e rotação.

FORMADO POR UMA ALMOFADA DE NEOPRENE SOBRE QUAL SE APLICA UMA CAMADA DE TEFLON COBERTA COM UMA CHAPA DELGADA DE AÇO INOX, QUE DESLIZA SOBRE O TEFLON QUANDO NECESSÁRIO, E SOBRE QUAL SE COLOCA UMA CHAPA DE AÇO QUE RECEBE A CARGA DO ELEMENTO ESTRUTURAL

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com