TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações de Técnicas de Geoprocessamento na Análise dos Casos de Enchentes na Cidade de Ouro Verde-SP

Por:   •  18/9/2018  •  Artigo  •  2.697 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

APLICAÇÕES DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DOS CASOS DE ENCHENTES NA CIDADE DE OURO VERDE-SP

Francis Fagundes

Graduado em Matemática,  Bacharelando em Engenharia Ambiental, Centro Universitário de Adamantina-SP;

Renan Pereira Zambianqui

Engenheiro Ambiental, Mestrando PROFÁGUA, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", campus de Ilha Solteira-SP;

Resumo. A ocupação da superfície terrestre pelo homem sempre se apresentou de uma maneira pouca planejada, tendo como resultado problemas ambientais diversos.  Assim, o homem vem sofrendo as consequências de sua irresponsabilidade em  relação ao meio ambiente.

Um dos principais problemas causados pela ocupação desordenada da superfície terrestre, principalmente próximos a rede hidrográfica da bacia, são problemas de cunho hidrológico e hidráulicos, como inundações, enchentes e alagamentos. Tais problemas são complexos e causam na maioria das vezes grandes impactos sociais e econômicos nos centros urbanos.

 Assim o presente trabalho buscou realizar um estudo através de técnicas de geoprocessamento, com o objetivo de analisar a topografia da área, através dos mapas de relevo e de declividade elaborados pelo software Qgis, para poder-se compreender melhor o fenômenos das enchentes e inundações na cidade de Ouro Verde.

 Concluímos que Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) são de grande contribuição para o estudo de enchentes e inundações em centros urbanos, e que suas utilizações poderiam ser mais incentivadas por parte do poder publico.

 Concluímos também que as causas das enchentes são naturais, e são provocadas devido a localização crítica em que a cidade se encontra, combinadas as condições de relevo, altimetria e precipitações intensas.

Assim o produto final deste trabalho pode servir como um suporte para a tomada de decisões por parte do poder publico, para eventuais futuros problemas ambientais. Alem de também, poder ser utilizado como referência para estudos futuros na região.

Palavras-chave: Recursos hídricos; Geoprocessamento; Previsão de Enchentes.

Abstract. The occupation of the earth's surface by man has always presented itself in a poorly planned manner, resulting in various environmental problems. Thus, man has been suffering the consequences of his irresponsibility towards the environment.

One of the main problems caused by the disordered occupation of the terrestrial surface, especially near the watershed of the basin, is hydrological and hydraulic problems such as floods, floods and floods.

Such problems are complex and often cause major social and economic impacts on urban centers.

Thus, the present work sought to carry out a study using geoprocessing techniques, with the objective of analyzing the topography of the area, through the relief and slope maps elaborated by Qgis software, in order to better understand the phenomena of floods and inundations  in the city  of Gold Green.

We conclude that Geographic Information Systems (GIS) are of great contribution to the study of floods and inundations in urban centers, and that their uses could be more encouraged by the public power.

We also conclude that the causes of the floods are natural, and are caused due to the critical location in which the city is located, combined with the conditions of relief, altimetry and intense rainfall.

Thus the final product of this work can serve as a support for the decision making by the public power, for possible future environmental problems. In addition, it can be used as a reference for future studies in the region.

Key-words: Water resources, Geoprocessing, Flood Forecast.

1-Introdução

A ocupação da superfície terrestre pelo homem sempre se apresentou de uma maneira pouca planejada, tendo como resultado problemas ambientais diversos.  Assim, o homem vem sofrendo as consequências de sua irresponsabilidade em  relação ao meio ambiente.

Nos últimos anos muitas cidade brasileiras têm passado por um processo acelerado de mudanças no seu sistema urbano, caracterizado por um crescimento populacional em ritmo mais acentuado do que o da população rural, devido às precárias condições no campo e oportunidades de empregos na industria, no comércio e nos serviços (SANTOS, 2003).

Esse processo faz parte da urbanização e, muitas vezes, tem sido realizado de maneira desordenada, sem implementação de um sistema de planejamento de bacias hidrográficas, o que origina inúmeros problemas socioambientais intimamente ligados às inundações(TUCCI \& BERTONI, 2003).

Assim, o processo de urbanização, que leva a impermeabilização, causa a degradação da bacia hidrográfica, trazendo consequências devastadoras as populações urbanas, como aumento na frequência do escoamento superficial provocando inundações, alagamentos, aumento na produção de sedimentos e dos processos erosivos.

Cabe aqui ressaltar a diferença entre os termos "enchente" e "inundação", É interessante fazer a distinção dos conceitos de cheia (ou enchente) e inundação. A enchente caracteriza-se pela ocorrência da vazão relativamente grande do escoamento superficial, enquanto a inundação distingue-se pelo extravasamento do canal. Uma enchente

pode ou não causar inundação.

Nestes casos, a melhor forma de estudar os impactos ambientais sofridos por uma determinada região ou área, se da através da unidade ambiental denominada bacia hidrográfica. Esta é considerada a unidade ideal para o gerenciamento e gestão de recursos naturais, segundo o artigo 3º da Lei 9.433/97 da Política Nacional de Recursos Hídricos.\

A bacia hidrográfica é uma área de captação natural da água da precipitação que faz convergir os escoamentos para um único ponto de saída, seu exutório.

Pode ser considerada um sistema físico onde a entrada é o volume de água precipitado e a saída é o volume de água escoado pelo exutório, considerando-se como perdas intermediarias os volumes evaporados e transpirados e também os infiltrados profundamente. (TUCCI, 2009).

A região da Alta Paulista em maio de 2015, foi atingida por um evento forte e continuo de precipitação pluvial que causou a inundação de corpos d'água de hierarquias diversas. Suas principais consequências foram a destruição de moradias, estradas, cabeceiras das pontes e inundações. Diversas cidades da região sofreram algum tipo de problema. Dentre as cidades atingidas esta a cidade de Ouro Verde que teve diversos prejuízos diretos, como o problema de inundações mostrados na figura 1, como também indiretamente, sendo utilizada de rota alternativa para moradores das cidade de Panorama, Santa Mercedes e Pauliceia, devido a interdição da rodovia comandante Ribeiro de Barros (SP-294) no sentido Dracena a Panorama (G1 Presidente Prudente, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (546.1 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com