TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE ANDORINHA

Por:   •  16/8/2021  •  Artigo  •  3.618 Palavras (15 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO[pic 1]

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE ANDORINHA - BA

Andorinha-BA

2021

DAIANE RODRIGUES DA SILVA

EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE ANDORINHA - BA

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Administração, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração, Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso.

Professor orientador: Thiago Rosa Jordão

Andorinha-BA

2021

SUMARIO

Resumo.......................................................................................................................4

Introdução...................................................................................................................5

Desenvolvimento........................................................................................................7

Considerações finais.................................................................................................16

Referências...............................................................................................................17

        

TEMA: EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE ANDORINHA - BA

Daiane Rodrigues da Silva[1]

RESUMO

O empreendedorismo desempenha papel importante nas organizações, tendo em vista que o mesmo está relacionado ao planejamento, tomada de decisões e na perspectiva futura, levando em consideração os planos já estabelecidos. É fundamental que se tenha estratégia transformadora da realidade, capaz de atender às demandas de um mercado dinâmico e em constantes mudanças para que as organizações se mantenham em competição. Tendo como base a importância do empreendedorismo para as organizações como ferramenta para atingir a competitividade, questionou-se: Como as ações empreendedoras são realizadas em Andorinha - BA? Nesse estudo de caso, pretendeu-se como objetivo geral discutir as ações empreendedoras realizadas nos comércios localizados no Município de Andorinha - BA. De forma específica pretendeu-se caracterizar ações empreendedoras e descrever as ações empreendedoras utilizadas no varejo de móveis planejados no varejo em questão. Para a realização desta pesquisa, o método utilizado para captação das informações, foi à aplicação de formulário e entrevista com os gestores de algumas empresas na cidade de Andorinha - BA. A pesquisa de campo realizada permitiu entender que o segmento de vários empreendimentos em crescimento, tendo em vista as tendências de comportamentos dos tempos em que vivemos dos consumidores e dinâmica urbanista, que demandam espaços compactos e eficientes, tornando este mercado favorável para realização de atividades empreendedoras.

Palavras-Chave: Empreender. Estratégias empreendedoras.

Introdução

Com o aumento da competitividade no mercado atual de hoje devido a pandemia do Covid - 19, exige-se uma atuação estratégica e inovadora nos negócios. É importante que se tenha estratégia transformadora da realidade, capaz de atender às demandas de um mercado dinâmico e em constantes mudanças para que as organizações se mantenham em competição.

 De acordo com Dolabela (2003), o empreendedorismo não é um tema recente. O mesmo existe desde a primeira ação inovadora na sociedade, onde teve o objetivo de melhorar as relações. Desde as primeiras civilizações o homem primitivo já tinha atitudes empreendedoras diante da necessidade de sobreviver, inovar na construção de moradias e de ferramentas para a caça de animais. Dessa forma, o empreendedorismo atual, como estratégia pela qual os gestores buscam a visualização de oportunidades, onde existe uma tentativa constante por inovação, assumindo riscos calculados com a intenção de obter vantagem competitiva.

Em busca de um diferencial competitivo, é crescente o número de empresas que vêm investindo em ações criativas que se caracterizem de forma empreendedora.

Dornelas (2003) aborda o empreendedorismo como o processo de fazer algo diferente, mudando o estado atual onde se busca a criação de novas oportunidades focalizando em processos de inovação e geração de valor para o cliente. O empreendedorismo desempenha papel importante nas organizações, considerando que o mesmo está relacionado ao planejamento, tomada de decisões e na perspectiva futura, levando em consideração os planos já estabelecidos. Sabe-se que o empreendedor possui um espírito pesquisador e perseverante, que está sempre em busca de novos caminhos, negócios e oportunidades, com intuito de contribuir com o crescimento organizacional. Tendo como base a importância do empreendedorismo para as organizações como ferramenta para atingir a competitividade, questionou-se: Como as ações empreendedoras são realizadas na cidade de Andorinha?

Nesse projeto, pretendeu-se como objetivo geral discutir as ações empreendedoras realizadas em um varejo de móveis planejados localizados no Município de Andorinha - BA. De forma específica pretendeu-se caracterizar ações empreendedoras e descrever as ações empreendedoras utilizadas.

No que tange à relevância acadêmica, esse tema mostra a necessidade de um administrador ser empreendedor para que as organizações possam obter vantagem competitiva frente ao mercado concorrente, além de crescimento organizacional. Para o acadêmico, sendo um estudante do curso de Administração e profissional atuante na área é de grande valia a oportunidade do aprofundamento acadêmico no âmbito do empreendedorismo, como ferramenta para posterior estudo e aplicação. Já no que se refere à relevância para sociedade, na medida em que as organizações têm sucessos em suas ações empreendedoras, conseguem crescer e se manter no mercado gerando mais empregos e renda para a sociedade. Para as empresas, este trabalho tem a intenção de mostrar a necessidade das ações empreendedoras, para que as organizações se mantenham no mercado com competitividade, com intuito de atingir os objetivos traçados pela gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (307.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com