TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura de Sistemas Computacionais

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Backup Raid

Arquitetura de Sistemas Computacionais

Por: Robson Ferreira dos Santos Júnior

Profa: Ana Mara

Setembro/2017

Sumário

Introdução:        3

Utilização da estrutura Raid        3

Conclusão        3

Referências        4

Introdução:

O espelhamento RAID é uma maneira de reduzir o tempo de inatividade ao salvar dados simultaneamente em dois discos rígidos. Outra configuração RAID é conhecida como striping, que distribui os dados através das unidades de forma a acelerar o acesso, mas não fornece redundância. Existem outras configurações que fornecem espelhamento e striping, usando três ou mais unidades. Uma coleção de unidades em uma configuração RAID é chamada de "matriz". Os dois tipos originais de configurações RAID eram "striping" e "mirroring". Todas as outras configurações RAID que foram desenvolvidas são baseadas em alguma combinação desses dois.

Utilização da estrutura Raid

        O RAID normalmente deve ser configurado na BIOS antes que o sistema operacional esteja instalado. Você deve ter uma placa-mãe que suporte nativamente o RAID, ou um controlador RAID adicional, bem como as próprias unidades. O Backup Nut recomenda que as unidades usadas em uma matriz RAID sejam idênticas e que você tenha um fornecimento de peças de substituição idênticas. As unidades devem ser instaladas e configuradas como uma matriz espelhada para que elas funcionem juntas como uma. Uma vez que isso seja realizado e as unidades são reconhecidas como uma única unidade, o sistema operacional é instalado na matriz. Não há diferença subjetiva para o usuário ao usar um sistema RAID. Ambas as unidades aparecem como uma em uso comum, e o sistema operacional trata-as como uma unidade única. Se uma unidade falhar, um alarme soará e a unidade restante continuará a executar o suas atividades. É uma boa solução para os usuários que absolutamente devem evitar o tempo de inatividade a todo custo.

Conclusão

Muitos usuários consideram que RAID é uma solução de backup em tempo real, mas na verdade, não é. Na verdade, foi revelado que confiar no espelhamento RAID como sua única solução de backup é um grave erro que pode resultar na eterna perda de seus dados. A maior deficiência do espelhamento RAID é que ele protege somente contra a falha de um disco rígido. Não faz nada para proteger contra vírus ou outros malwares, eliminações acidentais, incêndio, inundações ou a falha do próprio controlador RAID. O espelhamento RAID permitirá que você evite o tempo de inatividade trabalhando com uma falha de um dos discos rígidos na matriz, mas isso é tudo o que fará.

Referências

https://www.backupnut.com/raid-mirroring.php

http://www8.hp.com/br/pt/home.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com