TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS COMPUTACIONAIS

Por:   •  3/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.218 Palavras (13 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVO        

3        PROTÓTIPO DE TELA        

4        SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS E GERENCIAIS        

5        SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO        

5.1        CÓDIGO DE CESAR        

5.2        CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA        

5.3        CRIPTOGRAFIA ASSIMETRICA        

5.4        IDEIAS DE UTILIZAÇÃO DE CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA        

6        PRÁTICA DE INCLUSÃO DE PESSOAS        

7        CONCLUSÃO        

8        ANEXOS        

8.1        ANEXO 1        

8.2        ANEXO 2        

8.3        ANEXO 3        

9        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste documento, serão abordados assuntos referentes a pesquisa de cenário ACADEMIC RESEARCH utilizando como base os dados reais das universidades: ANHANGUERA, AEMS e UFMS no qual serão abordos assuntos sobre a utilização de qualidade da interação homem computador (IHC), assim como os recursos de cores e ícones para melhor comodidade e interação do usuário para com o protótipo desenvolvido. Os tipos de sistemas de informação estratégicas e gerenciais, modelos de segurança da informação, assim como os tipos de criptografia simétrica e assimétrica e novas técnicas de criptografia. Por fim, será abordado um resumo dos planos, modelos e tipos de recursos que as universidades em questão utilizam para propiciar integração e interação de pessoas não apenas ao mundo universitário, mas também a sociedade em geral.

.

        


  1. OBJETIVO

O presente trabalho tem por objetivo aprimorar os conhecimentos dos recursos do adquiridos durante o estudo no das matérias do primeiro semestre do curso de análise e desenvolvimento de sistemas, demonstrando as metas a serem alcançadas, propostas nesta atividade.

        

        


  1. PROTÓTIPO DE TELA

Tendo como base os conceitos adquiridos na matéria de IHC, “que a interface é tanto um meio para a interação usuário-sistema, quanto uma ferramenta que oferece os instrumentos para este processo comunicativo. Desta forma a interface é um sistema de comunicação.” (Souza, 1999), foi desenvolvido um protótipo de tela, criando a comparação de entre os dados de cada universidade em uma única tela. Os dados das universidades estão presentes nos anexos 1, 2 e 3.

[pic 14]

O modelo acima, foi pensado de modo que a um clique, o usuário possa ver o comparativo de grade curricular, modelos de estágios, bancadas e dados adicionais entre uma universidade e outra.


  1. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS E GERENCIAIS

Para assegurar a sua existência, a empresa carece de informação crítica – informação de conteúdo específico, disponibilizada no bom momento, adaptada ao utilizador, devidamente contextualizada de forma a explicitar as ligações essenciais das mutações comportamentais dos indivíduos com os acontecimentos e com as tecnologias. As fontes de informações formais e informais não são neutras, constata-se que elas, em geral, tratam a informação não para atender necessariamente ás questões do utilizador ou suas demandas, mas, segundo os objetivos daqueles que as geram e para desempenhar o papel que lhes foi confiado. Colocar em relação demanda e oferta de informação requer o concurso de profissionais preparados para aceitar o risco de uma integração forte e intensa entre esses dois espaços de valores.

Para descrever o trabalhador do conhecimento, Drucker (1999) o aborda em uma nova ordem, com o nome de “sociedade pós-capitalista”. Além de valorizar a transformação de conhecimentos e sua aplicação pelas organizações como fator desta nova realidade, enfatiza-se que as organizações devem almejar a aplicabilidade do conhecimento no intuito de gerar novos conhecimentos. Em corroboração, Davenport (2006) explica que os trabalhadores do conhecimento podem descobrir, criar, compilar, distribuir ou aplicar o conhecimento. Cada uma destas atividades é tratada de modo completamente distinto.

Com base nos conceitos de Davenport e Prusak (1998), ao afirmarem que a gestão do conhecimento pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir os objetivos da organização, a retenção terá um papel fundamental para este conhecimento a ser reaproveitado posteriormente.

A   evolução   natural   da   informatização   das   organizações, após   a implantação dos SIO, é o desenvolvimento de sistemas que forneçam informações integradas e sumarizadas, provenientes de diversos sistemas transacionais. Essas informações têm capacidade de prover material para análise, planejamento e suporte à decisão (DAVI85) e possibilitam aos gerentes de médio escalão visualizar o desempenho de seu departamento e mesmo da organização como um todo. Esses sistemas que suprem com informações a média gerência são geralmente chamados de "Sistemas de Informações Gerenciais" (SIG).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (285.4 Kb)   docx (120.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com