TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Computacionais

Por:   •  9/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        SISTEMAS DA INFORMAÇÃO        

2.1        Tipos de sistemas da informação        

2.2        Sistema de informação transacional - SIT        

2.3        Sistema de informação gerencial - SIG        

2.4        Sistema de apoio a decisão - SAD        

2.5        Sistema de informação executivas - SIT        

3        INTERAÇÃO PROVEITOSA ENTRE HOMEM E MÁQUINA        

3.1        Gerações das interfaces de IHC        

3.2        Usabilidade        

4        SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO        

4.1        Firewall        

4.2        Certificação SSL        

4.3        Cuidados com a programação        

4.3.1        Erros de URL        

4.3.2        Usuários e senhas        

5        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Foi oferecido um estudo de caso a ser desenvolvido tendo como base em uma empresa de locação de filmes de TV a cabo TELECINE MOZER, um sistema web onde é possibilitado a compra de filmes online, onde o usuário poderá assistir com horários e data previamente agendado no canal 654 da sua TV a cabo uma única vez. Para o desenvolvimento deste estudo, vamos abordar temas como os tipos de sistemas de informação existentes, informações importantes e proveitosas sobre a interação homem máquina, sobre os termos de segurança para se desenvolver e disponibilizar um sites, assim como destacar as gerações das interfaces em IHC.

.



  1. SISTEMAS DA INFORMAÇÃO

Os sistemas de informação podem ser entendidos como o conjunto de partes que interagem entre si, integrando-se para armazenar dados e gerar informações para contribuir nas decisões. Quando utilizam a tecnologia da informação, é o conjunto de software e hardware, recursos humanos e respectivos procedimentos que antecedem e sucedem o software (ALTER, 1996; STAIR, 1998; REZENDE, 1999).

Seguindo as ideias acima, poderíamos definir que o sistema de informação seria um conjunto organizado de elementos como dados, pessoas, atividades e materiais em geral que interagem entre si para processar uma informação e divulga-la de forma adequada em função aos objetivos de uma organização.

A necessidade do uso de Sistema de Informação nas empresas, surgiu em razão do grande e crescente volume de informações que as organizações possuem. Com o Sistema de Informação estruturado, é possível disponibilizar a apresentação das informações necessárias, já propiciando uma visão das decisões de forma mais rápida e segura. Isto, garante a empresa em questão “Telecine Mozer”, um grande diferencial se comparado a seus concorrentes. Segundo BATISTA (2004, p. 39), “... o objetivo de usar os sistemas de informação é a criação de um ambiente empresarial em que as informações sejam confiáveis e possam fluir na estrutura organizacional”.

  1. Tipos de sistemas da informação

Como existem diferentes tipos de interesses, especialidades e níveis hierárquicos em uma organização, também, existem diferentes tipos de sistemas. Afinal, não há um sistema isolado que forneça todas as informações na qual uma empresa necessite. De acordo com (O’ Brien, 2000), os sistemas de informação podem ser divididos em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas.

  1. Sistema de informação transacional - SIT

Seriam informações rotineiras, como por exemplo, emissão de nota fiscal, pedidos, compra de filmes, etc. Estas informações, nutrem um banco de dados para consultas posteriores.

  1. Sistema de informação gerencial - SIG

Geram informações que favorecem as necessidades do sistema de tomada de decisão da administração. Os relatórios, telas e respostas produzidas pelo sistema, fornecem informações ao gerente, que auxiliam no gerenciamento de suas necessidades de informação. Esses produtos de informação predefinidos satisfazem as necessidades de informação dos tomadores de decisão dos níveis operacionais e táticos, que encontram tipos de situações de decisão mais estruturadas.

  1. Sistema de apoio a decisão - SAD

Esse sistema, possibilita trabalhar com diversas fontes de dados e grande variedades de relatórios, fornecendo um apoio interativo ao gerente customizando assim o processo de tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com