TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo automação industrial

Por:   •  1/6/2016  •  Artigo  •  3.126 Palavras (13 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA ALIMENTADOR PARA PEQUENOS ANIMAIS

Adriane Monteiro Da Silva ,Bruno Maciel Borges, Edinei Barbosa Sales .

  1. E-mails: adrianemonteyrr@hotmail.com , brunomaciel_23@hotmail.com , dineicine@hotmail.com 

  1.  Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna                                                                           Rua Armogaste José da Silveira nº.612- Setor Centro-Oeste
    CEP:74560-020 , Goiânia, GO, GOIÂNIA

E-mails: Neliolim@gmail.com (Orientador),  fatecib.senai@sistemafieg.org.br 

Abstract This study aims to show the importance and necessity of the feeder system for small animals. Your goal is to condition feed and water the animals keeping them against rodents and insects. The drive is activated when the animal is positioned at a distance from the box by ultrasonic sensor LV- MaxSonar- EZ0 to act for the Micro Controller ATmega32 drive the stepper motor converts electrical pulses into mechanical movements that will generate opening and closing the door. It will also contain level sensor for controlling water ULN = driver 2003 that controls motors with currents greater than 50mA and valves. The food will be reset manually when required by the pet owner.

Keywords Feeder, Pets, Conservative.

Resumo   Este estudo pretende mostrar a importância e a necessidade do sistema alimentador para pequenos animais. Seu objetivo é condicionar ração e água aos animais conservando-os contra roedores e insetos. O acionamento é ativado quando o animal se posicionar a uma determinada distância da caixa pelo sensor ultrassônico LV- MaxSonar- EZ0 que atuará para o acionamento Micro controlador Atmega32, o motor de passo converterá pulsos elétricos em movimentos mecânicos que gerará abertura e fechamento da porta. Conterá também sensor de nível para o controle da água, driver ULN= 2003 que permite controlar motores com correntes superiores a 50mA e válvulas. A reposição do alimento será feita manualmente, quando necessário pelo proprietário do animal.

Palavras-chave Alimentador, Pet’s, Conservador.

  1. Introdução

Nos dias atuais a importância do bem estar dos animais domésticos é cada vez mais expressiva. Segundo pesquisas recentes as pessoas estão investindo e se preocupando mais em mantê-los. É significativo o crescimento de empresas que estão voltadas ao ramo pet. Novos tipos de brinquedos, coleiras, rações, remédios, vacinas, casinhas são feitos e testados todos os dias para garantir que o animal tenha uma vida mais aceitável.

 A rotina do dia a dia, muitas vezes, faz com que os donos dos animais fiquem ausentes de suas residências por um longo período. Essa ausência se transforma em um fator de preocupação, pois o animal tem uma necessidade básica de alimentação e acaba não sendo concretizada satisfatoriamente.

O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um protótipo que auxilie a vida do proprietário com relação ao seu pet, facilitando o processo de alimentação através de um sistema alimentador para pequenos animais. Este protótipo desempenhará um papel importante auxiliando os donos de animais a administrarem as refeições de forma automatizada e pratica, diminuindo as preocupações e otimizando o processo de alimentação.

2        Justificativa  

 O habito de deixar por comodidade, vasilhas de ração e água cheias para que os pets não fiquem com fome durante o longo período, traz certos inconvenientes como enrijecimento, amolecimento, perda de aroma da ração, falta de higiene e desperdício. O alimento e água expostos atraem insetos como baratas moscas e formigas que contaminam o alimento.  Com a presença das formigas no alimento, é considerado um dos maiores problemas dos animais domésticos, pois é muito comum cachorros e gatos serem levados a hospitais veterinários por ingerirem alimento cheio de formigas. Outro problema são os ratos que são transmissores da leptospirose, trazem doenças tanto aos animais domésticos quanto aos seres humanos.  

Os cães e gatos são animais de metabolismos diferentes, necessidades nutricionais específicas e muitos dos nutrientes essenciais a um, pode ser prejudicial à saúde de outro. É preciso oferecer aos cães uma alimentação balanceada, que possua nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais. O desenvolvimento também se baseia na idade e estilo de vida do animal, por isso é preciso balancear a dieta nas diferentes fases de vida.

 O desperdício ocorre quando o animal não come. Todo o alimento, caso contrário quando o animal come em excesso, tem como implicação a obesidade e consecutivamente levando-o a problemas de saúde. Este problema é mais comum em cachorros. Vários episódios relatados, motivaram a construção do primeiro protótipo do sistema alimentador para pequenos animais.

  1. Protótipo

O protótipo será utilizado na alimentação de gatos e cachorros a médio porte e apresentado na FATEC-IB- Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna em Goiás.

Projetado e construído pelos próprios integrantes da equipe. O sistema alimentador para pequenos animais e voltado para ambiente doméstico.

Construído em Acrílico, o protótipo controlado pelo micro controlador Atmega32, três motores de passo (para a abertura da porta, para a rosca sem fim que é utilizada na reposição de alimento, e um motor para abrir a comporta da ração), Reservatório de água e de ração, recipientes de agua e ração e outros componentes.

[pic 1] Figura 1: Sistema Alimentador para pequenos animais/ Protótipo. (Fonte Própria)

  1. Relação de componentes e valores.

O micro controlador Atmega32, pertence à família Mega dos controladores AVR. Seu fabricante é a Atmel e possui 8 bits. A arquitetura RISC integrada permite a este dispositivo várias atividades relacionadas a controle e automação de sistemas. Suas principais características são 32 I/O’s programáveis, disponível em vários encapsulamentos e sobretudo 40 PDIP. Sua operação com alimentação de 2,7 a 5,5 V, velocidade de até 16 MHz, consumo inferior em modo sleep. Com essas características é possível perceber que o ATmega32 é um micro controlador que oferece vários recursos que são levados em consideração a escolha desse dispositivo para essa determinada aplicação. (RAINER,Wanderson-Apostila AVR Atmel -At Mega 32)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com