TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Construções de Aterros Sanitarios

Por:   •  7/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.359 Palavras (14 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

O crescimento da população aliado ao consumismo como modelo de sociedade moderna contribui para um aumento acelerado na geração de resíduos em todo o mundo. Com o avanço da tecnologia, diversos produtos surgem para atrair a atenção de consumidores. O crescimento do consumo ajuda significativamente no aumento da geração de resíduos.

Sendo assim, viu-se a necessidade de destinar a esses resíduos um tratamento correto afim de que não se traga riscos à saúde da população e cause o mínimo possível de degradação ao meio ambiente, e uma das soluções encontradas para dispor desses resíduos foi a criação de Aterros Sanitários e a elaboração de normas a serem seguidas de modo que a sociedade e o meio ambiente fiquem protegidos, desde que operado adequadamente. O Aterro Sanitário é a forma de disposição ambiental mais comum em todo o planeta. Sua construção deve obedecer a critérios técnicos específicos em função dos resíduos e a operação deve ser feita de maneira correta para evitar problemas com poluição no solo, corpos hídricos e no ar.

Até os anos 80, o aterro sanitário consistia na principal solução para a disposição final de resíduos sólidos e resolver o problema de lixões no mundo. Com a mudança de percepção ambiental e o entendimento que dispor resíduos em aterro é não aproveitar os recursos naturais se caracterizando como uma sociedade puramente extrativista, os aterros sanitários começaram a receber cada vez menos resíduos como consequência do aumento do uso de técnicas de reciclagem e tratamento de resíduos.

ATERRO SANITÁRIO

O aterro sanitário é uma técnica utilizada em vários países do mundo, que tem a finalidade de depositar os resíduos sólidos urbanos no solo, e eles têm grande importância para a sociedade, pois solucionam parte dos problemas ocasionados pelo excesso de lixo, e dão aos resíduos sólidos um destino correto.

A técnica utilizada em aterros sanitários busca realizar a destinação correta dos resíduos sólidos, sem causar danos à saúde pública e a sua segurança, e visa minimizar os impactos ambientais.

As construções dos aterros devem obedecer a critérios técnicos específicos, esta operação deve ser cautelosa e deve ser feita na maneira correta para evitar problema com a poluição no solo, corpo hídrico e no ar.

Os aterros sanitários para que tenham um funcionamento adequado e com eficiência seguem alguns critérios da engenharia, os critérios citados são: impermeabilização previa do solo; projetos de sistema de drenagem para o afastamento das aguas de chuva; drenagem do chorume; sistema de tratamento para o chorume drenado e drenagem e queima dos gases gerados durante todo o processo.

Um aterro sanitário segue princípios da engenharia de confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou em intervalos menores, se necessário.

CONSTRUÇÃO E SELAGEM

Construção

Existem três métodos distintos para se construir um aterro sanitário:

• Método de rampa;

 • Método de trincheira;

• Método de área.

Segundo José Dantas de Lima, o método de rampa utiliza terrenos com declive, onde os resíduos vão sendo depositados e compactados, seguindo a declividade existente, com o recobrimento necessário no final de cada etapa de trabalho prosseguindo até que as células em construção atinjam o topo do declive da parte superior e lateral. Esta construção continua até que os diversos patamares ocupem toda a área projetada. As rampas aos poucos preenchem as células e as mesmas complementam os patamares, os quais por sua vez consolidam o maciço projetado sobre a área do aterro. Os patamares superpostos, construídos em áreas planas, consolida um aterro tipo pirâmide.

No método de trincheira as mesmas, são colocadas com dois a três metros de profundidade, chegando em alguns casos até cinco metros, dependendo da profundidade do lençol freático. O material escavado serve para cobertura do próprio aterro. Os resíduos precisam ser compactados para que seja aumentada a vida útil do aterro.

A construção de um aterro sanitário requer a participação de uma equipe de pessoas que devem estar bem treinadas e compenetradas de suas funções específicas. O estabelecimento de tarefas e funções de cada um dos componentes das equipes encarregadas da construção, operação e manutenção do aterro é de fundamental importância, tendo em vista a preservação ambiental da área onde o aterro será implantado. A condução técnica deverá estar sob a orientação de um profissional da área da Engenharia Civil, Sanitária ou Ambiental, com experiência adequada para dirigir e supervisionar todas as tarefas inerentes à obra. Dependendo do corte do aterro, auxiliares técnicos: topógrafo, desenhista, projetista, cadista e laboratorista para estudo de solos, deverão dar suporte técnico ao Engenheiro responsável. Supervisores, capatazes, operadores de equipamento e pessoal devidamente capacitado deverão compor a equipe.

Operação

Ao operar um aterro sanitário será necessário contar com uma frota adequada para poder cumprir a totalidade das tarefas. Com tal finalidade, dever-se-á dispor do equipamento que realize as operações necessárias de forma econômica e apropriada.

Também deverá estabelecer-se uma dotação multifuncional para substituições que possam produzir-se por diferentes razões, durante a operação do aterro, a fim de assegurar a continuidade de seu funcionamento. O equipamento dependerá do tipo e quantidade de resíduos recebidos, do material de cobertura e dos métodos de operação do aterro.

Os resíduos necessitarão ser espalhados e compactados, mas raras vezes necessitarão ser transladados pelo equipamento de aterro a distâncias superiores a trinta metros. Os materiais de cobertura podem necessitar ser transportado a distâncias maiores, no entanto, ambos deverão ser compactados adequadamente, durante e depois de serem colocados.

A necessidade de equipamentos deve atender o manejo dos resíduos, em compactação, cobertura, obras de terraplanagem e o acondicionamento de células.

Tabela x -Equipamentos utilizados nos aterros

[pic 1]

Equipamentos de Apoio

• Caminhões pipa de dupla tração para movimento de água (pó, infraestrutura).

• Tanque de combustível.

• Carreta (movimento de equipamento).

• Caminhões para o movimento de terra.

• Hidrolavadoras.

• Grupos geradores.

• Torres de iluminação.

• Bombas diversas.

Manutenção

 A Lei 9.605/1998 – de Crimes Ambientais e o Código Florestal – Lei 4.771/1965 e as Instruções Normativas do IBAMA 146/2007 e 154/2007, em seu conjunto estabelecem a necessidade da supervisão ambiental do empreendimento e em especial o monitoramento e o acompanhamento das condições ambientais afetadas direta ou indiretamente pelo aterro em operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (284.7 Kb)   docx (147.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com