TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades de Aprendizagem

Por:   •  10/1/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.701 Palavras (19 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 19

As dificuldades de aprendizagem no curso de Física:
uma abordagem do ensino superior na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza

Problema e Objetivos

  • Realizar uma revisão de literatura que mostre quais aspectos são fundamentais no ensino da física, e que influenciam na aprendizagem;
  • Diagnosticar quais as dificuldades mais recorrentes citadas pelos alunos e os fatores que as influenciam;
  • Apontar possíveis soluções que de maneira geral, melhorem o panorama do curso.

Introdução

        A Física como disciplina do Ensino Médio provoca várias reações nos alunos, tanto positivas quanto negativas. São comuns reações negativas à essa disciplina principalmente por ela estar relacionada a matemática e a dificuldade em compreender alguns cálculos levando ao desinteresse do estudante nas questões físicas. Há também que se considerar que as descobertas provocadas pelo estudo da Física são uma potente máquina para a motivação estudantil. Hoje é recorrente o interesse dos estudantes por questões e assuntos mais atuais o que pode, em longo prazo, ser um elemento determinante para a escolha do curso superior.

         É notável a dificuldade da maioria dos estudantes que ingressam no ensino superior sem uma sólida base em matemática e em física. Fatores como o ensino e a aprendizagem devem ser considerados, pois quando bem trabalhados pelos professores, motivam os alunos e facilitam o processo de adaptação ao novo ambiente. Uma boa relação entre aluno e universidade pode contribuir notoriamente para que o acadêmico persista até o final da graduação. Esse tema é abordado, pois na maioria das universidades o curso de Física tem elevado nível de abandono por parte dos estudantes. Além disso, outro dado como a situação socioeconômica do ingressante influencia diretamente na permanência, tanto por necessidade de ingressar no mercado de trabalho, quanto pelo nível de reprovação no curso.

        A desatualização curricular no ensino superior de Física afeta o desempenho acadêmico principalmente porque os conteúdos clássicos são extensos e tomam um período de tempo relevante.        Muitas vezes a grade de disciplinas impostas pelo curso não compreende a real necessidade do acadêmico. O estudo de Física mesmo em nível aprofundado não engloba os desenvolvimentos da Física atual e suas descobertas mais recentes. O presente artigo visa à investigação dos motivos que influenciam os estudantes na desistência ou evasão no ensino superior, diagnosticando quais as maiores dificuldades apontadas e os fatores que as influenciam. Será realizado um recorte regional enfocando o assunto da perspectiva do da Universidade Federal da Fronteira Sul.

        

Revisão Teórica

        Os professores de ciências necessitam de uma formação profissional adequada evitando visões simplistas do ensino. Não basta ter o livro didático em mãos e um bom conhecimento sobre a disciplina a ser ministrada. O ensino ocorre de uma maneira muito mais complexa, por isso a necessidade de uma formação que suporte essa demanda.

        Outrora a preocupação do processo de ensino era focada na diferenciação entre “bons e maus professores” ou como os bons professores trabalhavam. Hoje a questão em foco são quais os conhecimentos que o professor deve adquirir para melhorar seu desempenho corroborando a importância da boa formação. Gil-Pérez e Carvalho afirmam que:

[...] o trabalho docente tampouco é, ou melhor, não deveria ser, uma tarefa isolada, e nenhum professor deve se sentir vencido por um conjunto de saberes que, com certeza, ultrapassam as possibilidades de um ser humano. O essencial é que possa ter-se um trabalho coletivo em todo o processo de ensino/aprendizagem: da preparação das aulas até a avaliação. (Carvalho, Gil-Pérez, 1993, p. 18)

        O processo de ensino depende da direção dos recursos que o professor dispõe de forma a ofertar o aprendizado da melhor maneira possível. Há que se considerar que todo este processo precisa estar em conformidade com os objetivos definidos para que tanto professor quanto o acadêmico focalizem suas ações corretamente. Libaneo afirma que:

O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. Estes, pelo estudo das matérias, sob a direção do professor, vão atingindo progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. A direção eficaz desse processo depende do trabalho sistematizado do professor que, tanto no planejamento como no desenvolvimento das aulas, conjuga objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. (Libaneo, 2013, p. 26)

        Segundo ainda Libaneo, “métodos de ensino são meios adequados para realizar objetivos”. Assim, cada ramo do conhecimento desenvolve métodos próprios que se encaixam e modelam conforme a sociedade, e a realidade educacional vigente.

        Os princípios do ensino consideram como base os fundamentos teóricos de orientação do trabalho docente. Assim alguns tópicos são relevantes como o caráter científico e sistemático, o conteúdo ser passado de maneira compreensível e fácil de ser assimilado, assegurar a relação conhecimento-prática, assentar-se na unidade ensino-aprendizagem, garantir a solidez dos conhecimentos e levar a vinculação trabalho coletivo-particularidades individuais.

Quando se fala em ensino aprendizagem é importante ressaltar as variáveis que interferem nesta equação, que, cada vez mais parece estar sendo efetuada de maneira incorreta, seja pelos acadêmicos, seja pelos professores. É fato consumado que o curso de Licenciatura em Física, não é o queridinho dos brasileiros, inclusive apresenta-se muitas vezes como vilão sendo ainda grande o número de desistência neste curso.

Buscamos com o projeto de pesquisa, apresentar que fatores contribuem para o fracasso escolar neste curso, considerando possíveis dificuldades que os acadêmicos encontram ao ingressar no mesmo. Cabe aqui, ressaltar um pouco das teorias que envolvem o processo de ensino aprendizagem.

É importante deixar claro antes de qualquer coisa, a concepção de teoria da aprendizagem que será utilizada no decorrer do texto, para fim de um melhor entendimento, para isso utiliza-se a concepção apresentada por MOREIRA, no livro Teorias de Aprendizagem.

Uma teoria de aprendizagem é, então, uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que chamamos aprendizagem. Representa o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema da aprendizagem, quais as variáveis independentes, dependentes e intervenientes. Tenta explicar o que é aprendizagem e porque funciona e como funciona. (MOREIRA, 1999,p. 12)

Para uma base mais concreta será apresentado em poucas palavras às teorias do comportamentalismo, cognitivismo e humanismo, buscando relacioná-las sempre que possível com o ensino de Física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (211.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com