TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Patologias Deslocamento de Pisos ou Azulejos

Por:   •  16/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Dentre as principais patologias causadas pela infiltração nas edificações, tem-se:

  • Corrosão de armadura;
  • Fissuras;
  • Manchas de bolor;
  • Deslocamento de pisos ou azulejos.

Antes da execução do serviço de manutenção, é necessária a realização de uma vistoria no local para que sejam identificadas as causas e origens da patologia, para que assim seja possível definir uma solução para os problemas presentes e definir os materiais, mão-de-obra e equipamentos a serem utilizados.

  1. Corrosão da Armadura

  1. Delimitar a área a ser recuperada na estrutura.

 [pic 1]

[pic 2]


[pic 3]

1.2.  Escarificação do concreto solto e deteriorado.

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

1.3. A armadura corroída deverá ser exposta. Todo concreto por detrás das barras devem ser removidos deixando 2 cm livres em seu contorno, para que se tenha o melhor acesso e limpeza das barras da armadura.

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

1.4. Após a remoção do concreto deteriorado, é realizado um contorno geométrico da área a ser recuperada com equipamento de serra com disco diamantado, onde o mesmo deve estabelecer um bordo reto com 5 mm de profundidade, e logo após é realizada a limpeza das barras.

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

1.5. Após a realização do contorno geométrico, é feita a pintura das mesmas com a utilização de produtos à base de zinco e/ou cimentícios.

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

1.6. Aplicação de produtos com aderência, retração compensada, baixa permeabilidade, resistência mecânica compatível com a do elemento no qual irá atuar, resistência à agressividade do meio ambiente e resistência a ataques químicos.

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

1.7. Após a recomposição da peça, é realizada a sua cura, que pode ser química ou através de métodos convencionais.

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

  1. Fissuras

[pic 22]

[pic 23]

[pic 24]

Segundo Iliescu (2007), para fissuras pequenas, muito comum em paredes, é comum o tratamento com impermeabilizante acrílico flexível para fachada. Aplicado em até 3 demãos, na forma de pintura, este produto acompanha a movimentação das fissuras e evita a infiltração de água pela fachada, podendo-se substituir o selador por tinta acrílica, evitando assim, proliferação de bolores e outros fungos, em casos mais graves, a corrosão da armadura.

  1. Manchas de bolor

[pic 25]

[pic 26]

[pic 27]

Após identificada a origem da infiltração e sua solução, deve ser retirada a camada de pintura, aplicado um selador, a massa corrida para dar o acabamento, e, após a secagem, deve ser refeita a pintura.

  1. Deslocamento de pisos ou azulejos

  1. Delimitar a área onde o revestimento cerâmico encontra-se descolada e remover as peças, argamassa e rejunte, conforme diagnóstico.

[pic 28][pic 29]

[pic 30]

  1. Após a remoção das peças, o local deve ser devidamente limpo, onde deve ser feito um novo contrapiso, com o auxílio de um nivelador.

[pic 31]

        [pic 32][pic 33]

  1. Após a regularização do contrapiso, devem ser assentados os novos revestimentos cerâmicos, respeitando as especificações do fabricante, assim como a aplicação do rejunte.

[pic 34]

[pic 35][pic 36]

        


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSIS, Daniel C. Causas e origens das patologias no sistema revestimento cerâmico de fachada. 2009. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso – UTFPR, Campo Mourão – PR, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (675.7 Kb)   docx (576.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com