TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Patologias da Construção Civil

Por:   •  13/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT[pic 1]

Campus Universitário do Araguaia – CUA

Instituto de Ciências Exatas e da Terra – ICET

Patologias das Construções

Trabalho de Patologias

Patologias na UFMT

Professora: Jéssica Zampieri

Alunos: Arthur Barbosa Paes

                     Thainá Cardoso de Souza

Agosto de 2019

Barra do Garças, MT

Patologias das Construções

[pic 2]Imagem 1

[pic 3]Imagem 2

Nas imagens 1 e 2, temos casos de bolhas na tintura.

Causa

As paredes em questão estão sujeitas à umidade, já que é uma área externa.

Solução

Deve-se raspar e lixar toda a superfície comprometida. Após isso, deve-se fazer a aplicação de um selador no local, e em seguida a repintura da parede.

[pic 4]Imagem 3

Na imagem 3 temos diversas patologias. São elas: bolhas, descamação, eflorescência e encardimento da superfície.

Causas

As bolhas se devem ao fato de a parede ser externa, exposta à umidade.

A descamação se deve por mal uso da tinta (má diluição ou uso sem a preparação da parede) ou tinta de má qualidade.

A eflorescência se deve ao fato de no local ocorrer contínuo respingamento de água de um aparelho de ar condicionado e de má preparação da parede.

O encardimento ocorre quando se utiliza tintas de má qualidade.

Solução

De modo geral, deve-se remover toda a tintura dessa área, fazer a aplicação de um selador e de um impermeabilizante no local e fazer a aplicação de uma nova pintura, utilizando tinta à base de água (menos propícia a problemas relativos à umidade).

[pic 5]Imagem 4

Na imagem 4 temos um evidente caso de eflorescência.

Causa

Esse problema, assim como na Imagem 3, foi causado por um constante respingamento de água de um aparelho de ar condicionado. O respingamento ocorre com tanta frequência que podemos ver um buraco causado pela água.

Solução

Deve-se fazer a remoção da tintadas áreas afetadas, fazer a aplicação de argamassa para nivelação da parte deteriorada pela água, aplicar uma demão de selador e outra de impermeabilizante e em seguida fazer a nova pintura, utilizando tinta à base de água. Deve-se também criar uma maneira para cessar ou ao menos diminuir o respingamento do aparelho de ar condicionado, a fim de se diminuir os riscos de reincidência da patologia.

[pic 6]Imagem 5

Na imagem 5 vemos duas patologias no piso, manchas e fissura.

Causa

As fissuras podem ser classificadas em três grupos: retração do concreto, travamento da placa ou estrutural. As por retração do concreto são aquelas que surgem pelo uso de concreto com alto teor de água ou que sofrem com a ausência de fibras de polipropileno. Corte atrasado das juntas ou com baixa profundidade, além da falta de reforços em pontos específicos também causam fissuras.

Já as que têm origem por travamento da placa, normalmente são provocadas por falhas executivas que impedem a livre movimentação da estrutura.

Por fim, as fissuras estruturais ocorrem por erros em diferentes etapas. Podem ser resultados de falhas no dimensionamento do projeto ou problemas durante a execução, como deficiência na fundação do piso ou não conformidade da armadura principal. Elas também aparecem devido à aplicação de cargas acima do limite suportado.

Solução

Para fazer a recuperação das fissuras depende, basicamente, do tamanho da abertura. As que têm menos de 0,3 mm devem receber, no mínimo, duas demãos de endurecedor de superfície, de preferência à base de lítio. Se tiverem entre 0,3 e 1 mm precisam ser seladas com epóxi de baixa viscosidade. Quando a abertura for superior a 1 mm, é recomendada a ‘costura’ da fissura, executada com vergalhões de aço ou fibras de carbono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (892.7 Kb)   docx (801.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com