TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso – Empresa CCC e DT Produções

Por:   •  29/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 6

Aluno: Miriam

Turma: 0419-9_3

Tarefa: Estudo de caso – Empresa CCC e DT Produções

Características do projeto 

Para o PMBOK®, projeto “é um esforço temporário empreendido para cria um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Portanto, necessita de objetivos claros, medidas de resultados, data de início e término que atendam aos requisitos negociados e explícitos dos stakeholders. (XAVIER, 2011).

As empresas não precisam carregar o título de Gerenciamento de Projetos ou Escritório de Projetos para a execução de um projeto, conforme observado no trecho abaixo:

A maioria das pessoas com excelência em gerenciamento de projetos nunca detém o título de gerente de projeto. Para alguns, a própria natureza do respectivo trabalho é guiada por projetos. Projetos podem ser processos para advogados, auditorias para contadores, eventos para artistas e reformas para empreiteiros. Para outros, projetos podem ser uma parte pequena, mas fundamental, do trabalho (LARSON; GRAY, 2016, p.3).

Podemos considerar que a Empresa CCC e DT Produções são prestadores de serviço e que este serviço se trata de um projeto, devido às seguintes características (VALLE et al., 2014):

  • Temporariedade: Os projetos não são esforços contínuos. Assim, possuem data prevista para iniciar e terminar, com duração finita – função, principalmente, do problema a ser resolvido, das metas a serem alcançadas e dos recursos a serem mobilizados.
  • Singularidade: Os projetos produzem entregas singulares, ou seja, os produtos, serviços ou resultados possuem características que os fazem únicos. Embora algumas entregas possam apresentar elementos semelhantes ou repetitivos, o conjunto de suas características e especificidade as faz únicas.
  • Progressividade: Elaboração progressiva significa desenvolver o produto ou serviço de forma gradativa, em etapas e por encrementos, o que faz com que as características do produto ou serviço sejam determinadas paulatinamente, por meio de um processo de refinamento e detalhamento que ocorre continuamente ao longo da duração do projeto.

Portanto, o evento musical promovido pela empresa CCC, em parceria com a DT Produções, tem início e fim. O início não está claro, mas o término está planejado para o que o evento ocorra no final do ano; o evento é único, pois o planejamento e o resultado é focado naquele evento, mesmo que haja outros eventos musicais, os próximos não serão os mesmos, pois nenhum projeto será igual ao último realizado, já que sempre se tem lições aprendidas e/ou novas atrações, pessoas, etc; progressivo porque as atividades ocorrem de forma gradativa e o controle feito em cada etapa e em cada processo como definição de local, no caso o Centro de eventos FIERGS considerando que o local já conta com tecnologia em equiapemtnos para ilumnacao, som e multimídia, os fornecedores e parceiros, seleção das bandas de rock com estilo musical dos anos 80, entre outros.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

É muito comum confundir o conceito de FASES DO PROJETO com o conceito de GRUPOS DE PROCESSOS de gerenciamento de projetos (PANCHER, 2009).

As fases são divisões de um projeto por meio de conjuntos de atividades logicamente relacionadas visando à melhoria de performance das ações de execução e controle, de forma que sejam produzidas entregas compatíveis com o que foi planejado (VALLE et al., 2014).

As fases podem ser sequenciais e de superposição entre fases e estão divididos em:

  • Inicial
  • Intermediária(s)
  • Final

Para o evento, podemos estruturar que a INICIAL prepara o termo de abertura e a declaração do escopo. Na fase INTERMEDIÁRIA determina o plano, linha de base, progresso e aceitação. Na fase FINAL segue a aprovação e a entrega do projeto (PANCHER, 2009).

[pic 3]

Fonte: PMP DIGITAL (PANCHER, 2009)

O conjunto de fases de um projeto é conhecido como ciclo de vida do projeto que é composto por 5 grupos de processos:

  1. Iniciação
  2. Planejamento
  3. Execução
  4. Monitoramento e Controle
  5. Encerramento

O Guia PMBOK® descreve 49 processos de gerenciamento de projetos em 10 áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos que são escopo, tempo, custo, qualidade, riscos, comunicação, aquisição, recursos, stakeholders e integração.

Fase 1: A DT Produções, define o escopo baseado nas informações obtidas da empresa CCC alinhando os objetivos desenvolvidos e registrados na TAP e assim resultando na criação da EAP.

Fase 2: Após alinhar as expectativas, segue a fase de preparação do evento com o planejamento detalhado do tempo, custo, aquisição, risco, comunicação, qualidade, etc. e assim avaliar possíveis mudanças e novos alinhamentos e expectativas.

Fase 3: após a aprovação do projeto ocorre sua execução, acompanhado do monitoramento e controle das estruturas planejadas.  

Fase 4: encerramento do show, entrega das aquisições e recursos e assim finaliza o projeto (show de rock).

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

As organizações lidam com o dilema de decidir entre ter estruturas organizacio- nais simples ou complexas. A dificuldade está no fato de que as estruturas simples não darão conta da complexidade do ambiente de atuação das organizações e de que as estruturas complexas não funcionam por dificuldades operacionais e de entendimento. A conseqüência está relacionada à utilização de estruturas que não dão res- posta para as necessidades de coordenação (PAIM, 2009).

Segundo Larson (2016), um sistema de gerenciamento de projetos é um modelo para iniciar e implementar atividades de projeto em uma empresa. As estruturas de gerenciamento de projetos estão classificados em Funcional, Matricial e Projetizada.

Organização estrutural

Funcional

Matricial

Projetizada

Características do projeto

Fraca

Equilibrada

Forte

Autoridade do gerente de projeto

Pouco ou Nenhuma

Limitada

De Baixa a Mderada

De Moderada a Alta

De Alta a Quase Total

Disponibilidade de recursos

Pequena ou Nenhuma

Baixa

Baixa a Moderada

Moderada a Alta

Alta a Quase Total

Quem administra o orçamento do projeto

Gerente funcional

Gerente funcional

Gerente funcional e Gerente do projeto

Gerente do projeto

Gerente do projeto

Papel do gerente de projeto

Tempo Parcial

Tempo Parcial

Tempo Integral

Tempo Integral

Tempo Integral

Equipe administrativa em gerenciamento de projeto

Tempo Parcial

Fonte: PMBOK (VARGAS, 2000) e Fundamentos do gerenciamento de projetos (VALE, 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (397.2 Kb)   docx (847.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com