TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Melhoria no Desempenho da Cadeia de Suprimentos com Apoio do Modelo SCOR

Por:   •  30/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS[pic 1]

Disciplina: Logística I (Suprimentos)

Discente: Matheus Amorim Vieira

Docente: Silvio Júlio Cavalcanti de Freitas

Campus: Barreiro              Turno: Noite

Artigo: Melhoria no desempenho da Cadeia de Suprimentos com apoio do modelo SCOR

1 -Qual é o objetivo do modelo SCOR?

Contribuir para que as organizações possam desenvolver melhorias em seus processos, a partir das 04 métricas a saber: desempenho, processos, práticas e pessoas.

2 -Quais são os benefícios proporcionam às organizações?

Dar às empresas uma ideia de quão avançada é sua cadeia de suprimentos. O modelo SCOR provou beneficiar as empresas que o utilizam para identificar problemas na cadeia de suprimentos. O modelo permite a alavancagem total do investimento de capital, a criação de um roteiro da cadeia de suprimentos, o alinhamento das funções do negócio e uma média de duas a seis vezes o retorno do investimento.

3 -Quais são indicadores de desempenho da gestão da cadeia de suprimentos que mais se destacam? Explique cada um deles

Lead time de fornecimento, cobertura do pedido de compra e tempo de trânsito.

“Lead time é o tempo que decorre entre a liberação de uma ordem (de compra ou produção) e o material correspondente estar pronto e disponível para uso” (CORREA, GIANESI e CAON, 2001, p. 108). O lead time de fornecimento representa desde a colocação da ordem de compra até disponibilidade do material pelo fornecedor. Segundo ARNOLD (1999), um dos objetivos de compras é obter mercadoria e serviços na quantidade   e   com   a   qualidade   necessárias   e   para   satisfazer   esse   objetivo   deve-se desempenhar, entre outras, a tarefa de definir as especificações de compra:  qualidade, quantidade e entrega certa.

“Ordem de compra é uma oferta legal de compra. Uma vez aceita pelo fornecedor, ela se torna um contrato legal para entrega das mercadorias de acordo com os termos e condições especificados no contrato de compra” (ARNOLD, 1999). Cobertura de ordem de compra corresponde ao pedido feito para o fornecedor de modo a satisfazer a necessidade de produção.

O tempo de trânsito representa o tempo de transporte do material a partir da disponibilidade pelo fornecedor até estoque e pode ser acompanhado pelo cliente, negociando a redução deste tempo.

4 -Descreva as oito etapas de execução do método proposto no artigo para relacionamento com parceiros e os resultados.

Etapa 1. Definição do objetivo e definição dos parceiros.

Esta etapa do trabalho se baseia no entendimento do que se pretende buscar, ou seja, o que a empresa quer alcançar.  Normalmente não se busca apenas uma melhoria, mas uma lista de melhorias que são colocadas em uma ordem de prioridade com prazos de entrega bem definidos.  

Onde basicamente é feito o planejamento da implementação do método.

Etapa 2 – Definição do approach.

  A definição de quais os processos serão analisados é realizada nesta etapa. Definem-se, ainda, quais problemas serão explorados e qual será o tipo de integração a ser seguido para se obter o resultado desejado. Cria-se uma lista de processos, problemas e resultados esperados. É importante entender que podem existir casos onde a mudança de paradigma é necessária, ou seja, o processo poderá ser alterado.

Os processos escolhidos normalmente são aqueles que agregam valor para o que a organização está procurando.

Etapa 3 – Apresentação do método ao parceiro.

Apresenta-se o método ao parceiro com toda a cautela possível.  É necessário o contato e agendamento da visita deixando o objetivo claro (é importante que o parceiro saiba que a empresa está indo “em missão de paz”, em busca de melhorias para ambas as partes e busca obter o comprometimento do parceiro para o alcance dos resultados desejados). Nesta etapa é definido o patrocinador e o focal point do projeto (com respeito ao parceiro).  É nesta fase também que os ajustes dos dados da etapa anterior são realizados e são apresentados os benefícios que podem ser alcançados.  Como se trata de uma relação ganha-ganha e de comprometimento entre as empresas, estes benefícios serão divididos conforme acordado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (55.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com