TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: Atps COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, SUAS DIMENSÕES E EFETIVAÇÃO.

1.1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional é a compreensão do comportamento individual e de grupos em situações de trabalho, que de modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas, e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitudes, processos de mudanças e conflitos e outros temas que afetem indivíduos e/ou as equipes nas organizações.

- Idalberto Chiavenato define comportamento organizacional como estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com as influencias das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com as influencias das organizações sobre as pessoas e grupos.

- Stephen P. Robbins, define comportamento organizacional como um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

1.2. DIMENSÕES DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A primeira dimensão do modelo de Archie Carroll corresponde à dimensão dos aspectos socioambientais. Para os quais a organização tem que passar a ter uma responsabilidade e uma forma de satisfazê-los.

A segunda dimensão corresponde à responsabilidade social da organização, refere-se à responsabilidade social, através de diferentes variáveis com as quais a organização se responsabiliza, a saber: variável econômica, variável legal, variável ética, variável filantrópica.

A terceira e última dimensão do modelo de Carroll diz respeito aos tipos de filosofias de reações associadas ao comportamento organizacional, explicando os diferentes tipos de reações que a organização poderia ter na hora de cumprir a sua responsabilidade social, a saber: filosofia de reação, filosofia de defesa, filosofia de acomodação, filosofia de pro atividade. Outra caracterização desta terceira dimensão do modelo de Carroll é a apresentada por Raiborn & Payne (1997), (1990) na qual definem que o comportamento da organização ao respeito da sua responsabilidade social pode ser classificado em um dos seguintes níveis, a saber: nível básico, nível atualmente acessível, nível prático, nível teórico.

1.3. COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DE CO

Sistema analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra.

- Sistema Fechado: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda. Sendo assim, não recebem nenhuma influência do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

- Sistema Aberto: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio.

1.4. VISÃO SISTÊMICA/MUDANÇA

A visão sistêmica é um debate que reivindica uma nova visão de mundo que propõe superar a crise epistemológica (teoria do conhecimento) e psicológica que se abate sobre a ciência, sobre a tecnologia, sobre a educação, sobre a cultura, e sobre a sociedade. Os representantes do pensamento sistêmico são cientistas, pesquisadores, filósofos e intelectuais de vários campos.

O pensamento sistêmico pode ser definido como uma nova forma de percepção da realidade. Segundo Capra (1996) quanto mais é estudado os problemas da nossa época, mais se percebe que eles não podem ser entendidos isoladamente. Ou seja, são problemas sistêmicos, o que significa que estão interligados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com