TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

TECNOLOGIA EM LOGISTICA

Celma Jussara Ramos de Jesus RA: 3830697187

Elaine Aparecida de Oliveira Santos RA: 3815660241

Erika Aparecida da Silva Custodio RA: 4909895270

Paulo Henrique da Silva RA: 4346807754

Paulo Roberto de Oliveira RA: 3808619900

ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Tutor Presencial: Wagner Dias

Tutora a distância: Josiane Fernanda Sartore

TAUBATÉ

2012

INTRODUÇÃO

Organizações são as pessoas que nelas operam, vale lembrar que as organizações são instrumentos usados pelas pessoas para coordenar suas ações a fim de obter algo que elas desejam ou valorizam e as organizações podem ser definidas como grupos de pessoas que compartilham a mesma opinião.

Onde são justamente os indivíduos que pensam, planejam e executam as atividades planejadas e pensadas. Buscando nesta concepção a importância de estudarmos o comportamento e saber compreender melhor a relação entre indivíduos e outros elementos, como podemos ver as organizações são formadas por pessoas que nelas trabalham por isso que estudar tudo aquilo que motiva o indivíduo, é claro o relacionamento da empresa com seu ambiente, é de extrema importância para o seu sucesso, pois conhecendo as percepções, sentimentos e ações dos seus funcionários tornam-se vital para a sobrevivência de qualquer instituição.

Comportamento Organizacional esta vinculado ao estudo da estrutura, do funcionamento e desempenho das organizações, bem como o comportamento de grupos e indivíduos dentro delas, onde existem dois elementos importantes para o estudo do comportamento organizacional e esses são: a ‘pesquisa’ que se trata de investigação diária e a interdisciplinaridade, na qual buscam observar a disciplina individual passando a conhecer o comportamento do cada um, do grupo e das organizações de uma forma geral.

Portanto, são os indivíduos que atuam em tais organizações os que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas.

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Comportamento Organizacional – Princípio

Para ultrapassar as suas limitações individuais, as pessoas se agrupam para formar organizações, no sentido de alcançar objetivos comuns. Assim, tanto individuo como as organizações possuem objetivos a alcançar, metas a serem cumpridas. A interação entre pessoa e organizações e complexa e dinâmica.

A relação de reciprocidade entre as pessoas e a organização é fundamental para que não haja conflitos, onde uma depende da outra, a organização espera que as pessoas tragam contribuição e conceder-lhes incentivos e recompensa para incentivá-los a aumentar suas contribuições, no entanto as pessoas passam a maior parte de seu tempos vivendo ou trabalhando dentro de Organizações, por isso um bom relacionamento entre pessoa e organização é essencial para que ambas saiam ganhando.

Podemos destacar alguns pontos: explicar, prever e controlar o comportamento.

Explicar: a explicação refere-se à descrição dos motivos básicos ou processos pelos quais fenômenos ocorrem. Por exemplo, uma compreensão da teoria da liderança explicaria por que uma pessoa é líder mais eficaz do que outro.

Prever: o prever tem haver com compreensão de uma determina teoria na sua aplicação. Por exemplo, a compreensão da teria de liderança ajudaria a prever quais pessoas tendem a serem eficazes como líderes.

Controle: tem haver com a capacidade de verificação corretiva. Por exemplo, a teoria da liderança pode também, ser útil no controlo ou influência sobre as pessoas.

Definições de Sistemas Abertos e Fechados.

Sistemas Fechados não apresentam relacionamento com o meio ambiente, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

Sistema Aberto são sistemas que apresentam relações de intercambio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.

Os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio.

Autor 1 – Denis Alcides Resende

Autor 2

Ludwig Von Bertalanffy

Sistema Aberto –Definição Interagem com o ambiente em que estão inseridos.

São Organizações sócias

Um sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com o seu

meio externo.

Sistema Fechado- Definição Não interagem com o ambiente em que estão inseridos.

São Organizações Prejudiciais

Os sistema fechados não tem a troca , não possui intercâmbio de matéria

com o meio externo.

Capitulo2

Conceito de inovação

Inovação de produto e serviços: desenvolvimento e comercialização de produtos ou serviços novos, fundamentados em novas tecnologias e vinculando a satisfação de necessidades dos clientes, facilitando o seu desempenho.

Inovação de processo: desenvolvimento de novos meios de fabricação de produtos ou de novas formas de relacionamento para prestação de serviço, adequando as sua necessidade.

Inovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com