TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenho Técnico

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3

Passo 1

  1. - Perspectiva ortogonal trimétrica: o objeto tem todas as faces contidas em planos oblíquos aos planos de projeção;
    - Perspectiva ortogonal isométrica: não necessita de coeficiente de redução e os ângulos de fuga são de 30° permitindo assim obter perspectivas;
    - Perspectiva ortogonal dimétrica: utiliza dois coeficientes de redução: r=1; dimensões de real grandeza nos eixos das alturas e larguras, e r=0,6; por tanto redução de metade para a redução da profundidade.
  2.  - Perspectiva cavalera: independente da direção dos projetantes, a face do objeto paralela ao plano de projeção aparece sempre em verdadeira grandeza.
  3.  - Perspectiva cônica: são as que mais se assemelham ao fenômeno perspectivo assimilado pelo olho humano, porem não nos informa as dimensões nem representa a verdadeira grandeza.  Ocorrem quando o observador não está situado no infinito, e, portanto, todas as retas projetantes divergem dele.

ETAPA 4

Passo 1

  1. – Método do 1° Dietro (Europeu): adotado também no Brasil, contém 4 vistas. São elas: frontal, superior, lateral esquerda e lateral direita.
    - Método do 3° Dietro (Americano): usa uma representação de objetos com princípios iguais, mas pequenas diferenças que mudam completamente o raciocínio.
  2. É a definição da dimensão e da forma de dado objeto, isenta de ambiguidades, proporcionando as informações necessárias para a elaboração da mesma.
  3. A projeção de uma figura sobre um plano é formada pela projeção de seus pontos, nem sempre a figura projetada será plana. São utilizadas para definição das formas dos objetos dois ou três planos de projeção:

- Vista frontal: projeção sobre o plano de projeção vertical;

- Vista superior: projeção sobre o plano de projeção horizontal;

- Vista lateral: projeção sobre o plano de projeção lateral.

  1. A construção das vistas torna-se mais difíceis, pois os detalhes a serem projetados não são paralelos aos planos de projeção. Para tal, é necessária a construção de diferentes vistas simultâneas. Utiliza-se dos planos auxiliares de projeção paralelos aos detalhes por estes não serem projetados me verdadeira grandeza por nenhuma das projeções ortogonais.

ETAPA 5

Passo 1

  1. Elementos de cotagem:

- Cota: números que indicam as dimensões lineares ou angulares de um elemento;

- Linha de chamada: linha com traço continuo e fino, normalmente perpendiculares à linha de cota, que as ultrapassam ligeiramente e tem origem no elemento a cotar;

- Linha de cota: são arcos ou linha, normalmente com setas nas extremidades, com traço continuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja definição será definida;

- Setas: ou também flechas, são terminações da linha de cota.

  1. Devem ser orientadas em relação à legenda da folha do desenho, de modo que sejam lidas em duas direções perpendiculares em si, a partir do canto inferior direito da folha.
  2. Cotagem em serie, cotagem em paralelo (com linhas de cota sobrepostas), cotagem por coordenadas, cotagemde elementos equidistantes, cotagem de elementos repetitivos, cotagem de chanfros e furos escareados, cotagem de representações epeciais (cotagem de meias vistas, cotagem de vistas parciais e interrompidas, cotagem de contornos invisiveis), cotagem de desenhos de conjunto, cotagem de perspectivas, cotagem de ajustamentos ou montagens, cotas fora de escala e cotas para inspeção.

Passo 2

  1. É utilizado quando a peça a ser projetada possui muitos detalhes em seu  interior ou quando alguns detalhes importantes para definição não ficam totalmente visíveis. Tendo por finalidade facilitar a visão dos detalhes da parte interna de uma peça.
  2. Cortes por planos paralelos ou concorrentes são utilizados quando se desejam em um único corte representar partes da peça que contenham detalhes que não estão alinhados, com a finalidade de entender-se a definição completa da peça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com