TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps desenho

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto de Atividades Complementares – 2º sem / 2015

Tema: ANHANGUERA NA PRÁTICA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO: “Conhecimento & Solidariedade”

 ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA FORMANDO CIDADÃOS SOLIDÁRIOS

O Projeto Atividades Complementares de 2015-2, visa conscientizar os alunos sobre a importância das atividades extraclasse e as atividades sociais na contribuição de uma  formação como cidadão atuante na comunidade em que está inserido e consequentemente como agente de transformação.

O trabalho voluntário e solidário ganha relevância no meio acadêmico devido a importância de formar um cidadão participativo na sociedade e também porque candidatos preocupados com a comunidade e com a meio ambiente têm destaque na contratação em empresas.

Paradoxalmente, o ser humano atingiu um limiar importante do desenvolvimento de suas capacidades e aperfeiçoou as possibilidades de domínio da natureza, através das ciências e das tecnologias, mas parece ter perdido o controle das consequências dessa evolução, pois carece do senso de humanidade. Humanizar o mundo torna-se, portanto, uma questão crucial e decisiva para o destino do planeta e de seus habitantes. Mas “que vem a ser humanizar o mundo, senão pô-lo a serviço da humanidade? Conforme K ARRUPE, apud KOLVENBACH, 1993, p. 103

Propõem-se neste projeto que os alunos cumpram atividades extraclasses de conhecimentos gerais como oficinas e palestras e cursos de extensão agregando conhecimento na sua formação, na participação em palestras o aluno contribui com pacote de 500g de leite em pó ajudando instituições da comunidade local. Propõem-se ainda a participação na campanha de doação de sangue para atender a necessidade dos homocentros da região de Santa Bárbara e ainda a doação de brinquedos numa ação “Natal solidário” para beneficiar crianças da comunidade carente de Santa Bárbara.

A Anhanguera Educacional Ltda. tem responsabilidade na formação profissional e ética de seus alunos. Essa missão da instituição está definida da seguinte forma: “Promover o ENSINO de forma eficiente, com um grau de qualidade necessária ao bom desempenho das futuras atividades profissionais dos educandos, para que, de forma competente e ética, possam desenvolver seus PROJETOS DE VIDA como cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades sociais”.

O objetivo geral da Anhanguera Educacional e sob o qual esta proposta foi desenvolvida é o de “Oferecer aos educandos uma sólida base de CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS e HABILIDADES com vistas a desenvolver uma aprendizagem significativa, capacitando-os a implementar seus PROJETOS DE VIDA”. Aplicar horas da disciplina Atividades Complementares em prol do bem comum e do desenvolvimento da comunidade, coopera com o desenvolvimento ético, moral e pessoal do aluno da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.

A responsabilidade social do educando torna-se imprescindível para que ele possa sair para o mercado de trabalho com uma visão mais ética, ativa e consciente de seu papel dentro da sociedade, adotando assim uma postura mais produtiva, democrática e participativa, enquanto agente atuante na construção coletiva de uma sociedade mais justa e igualitária.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Justifica-se, ainda, a participação dos alunos da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara, pela necessidade de estarem imbuídos de uma visão humanística necessária à sua formação e à sua qualificação, de tal forma a auxiliá-los na construção de seus PROJETOS DE VIDA.

OBJETIVOS DO TRABALHO

  • Ampliar a formação e a vivência acadêmica;
  • Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, bem como experiências profissionalizantes julgadas relevantes para a área de formação;
  • Proporcionar um contato com a realidade da sociedade e com os problemas de desenvolvimento social, econômico e cultural;
  • Capacitar o aluno para o desenvolvimento de pesquisas, atuação in loco, trabalho em equipe e exercício da cidadania;
  • Estender as atividades acadêmicas com projetos extraclasse que complementarão a formação do discente.

VALIDAÇÃO DA DISCIPLINA

A disciplina “Atividades Complementares” compreende horas a serem comprovadas com atividades descritas. Este projeto é válido para os cursos:

  • Administração (3ª a 4º séries), Biomedicina (3ª a 4ª séries), Ciência da Computação (3ª a 5ª séries) Ciências Contábeis (3ª a 5º séries), Enfermagem (3ª a 4ª séries), Engenharias Civil (3º e 4º), Fisioterapia (3ª a 4ª séries), Pedagogia (3ª a 4ª séries), Publicidade (3ª a 4ª séries).

AVALIAÇÃO

O professor orientador do trabalho irá fazer um acompanhamento de todas as atividades, estando disponível na sala 29 da faculdade às sextas feiras, das 19h às 20h. As etapas serão validadas conforme comprovação:

_ Nas palestras, cursos de extensão e oficinas o aluno deverá assinar a lista de presença ou entregar os certificados até 05/12. O aluno deverá entregar um pacote de 500g de leite em pó para participar da palestra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (316.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com