TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Do Desempenho De Wetlands Construídas Para Tratamento De Efluente Doméstico

Por:   •  18/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

ENGENHARIA GEOTÉCNICA

EDEVANDRO TENORIO DA SILVA

AVALIAÇAO DO DESEMPENHO DE WETLANDS CONSTRUÍDAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTE DOMÉSTICO.

Mirante da Serra, 2021[pic 2]

AVALIAÇAO DO DESEMPENHO DE WETLANDS CONSTRUÍDAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTE DOMÉSTICO

Autor[1],Edevandro Tenório da Silva

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.

RESUMO - Este trabalho teve o objetivo de avaliar o desempenho e comportamento de dois protótipos de Wetlands Construídas (WC) horizontais subsuperficiais (plantada - WP e não plantada - WNP) no tratamento de esgoto sanitário domestico de uma residência do município de Mirante da Serra-RO. A implantação de um experimento utilizando a técnica denominada Wetlands construídos, se deu pelo o método por bateladas, para analisar a eficiência de remoção da carga orgânica. O desempenho quanto à qualidade do efluente, que foi monitorado durante 21 dias, apresentou excelentes resultados quanto à remoção de MO (matéria orgânica), com eficiências de remoção para os parâmetros DQO de 94,89 % na WP e 15,61% WNP, respectivamente. A presença das plantas foi mais significativa na remoção P (fósforo) 99,86% WP e 4,22% WNP.  Observou se que no sistema         WP obteve um melhor resultado principalmente na eficiência de remoção de MO, e fósforo total, assim o tornando viável a metodologia que foi utilizada.

PALAVRAS-CHAVE: Wetlands construídos. Tratamento de esgoto. zona de raízes. esgoto sanitário.


  1. INTRODUÇÃO

Os sistemas wetlands construídos é uma tecnologia de tratamento de efluentes e de água por técnicas puramente naturais, apresentando no mundo todo, uma eficiência satisfatória, simplicidade construtiva e beleza estética e paisagista.

Na construção do sistema são observados os diversos critérios de engenharia, alcançando altos padrões de desempenho, gerando efluentes com alto potencial para reuso, atendendo a indicadores mais restritivos de lançamento.

Processos de tratamento de efluentes convencionais como reatores anaeróbios podem ser falhos na remoção de nutrientes nocivos à saúde pública. O sistema wetlands construído pode ser incluído como uma tecnologia de tratamento no polimento de efluentes e seu uso tornam-se vantajoso uma vez que exige menor manutenção com funcionamento independente de energia elétrica, dispensando utilização de produtos químicos, o que o torna interessante do ponto de vista ambiental e econômico.

Tais características os tornam o sistema mais apropriado para se implantar em regiões carentes de saneamento básico e que possuem áreas disponíveis como é o caso de Rondônia, minimizando os riscos das águas residuárias, reduzindo também a contaminação microbiológica.

 Este método de tratamento se caracteriza por possuir um leito filtrante (usualmente brita, cascalho ou areia) onde são plantadas as macrófitas aquáticas e por onde o efluente a ser tratado irá percolar.         

A remoção de nutrientes e os processos de transformação dentro das wetlands são realizados por meio da conversão microbiana, decomposição, assimilação pelas plantas, sedimentação, volatilização e reações de adsorção-fixação.

        Em resumo, pode-se dizer que nestes sistemas ocorrem processos físicos (filtração, sedimentação, volatilização), químicos (adsorção, oxidação, redução, precipitação, quelação) e biológicos (degradação e absorção pelos microrganismos, decaimento de patógenos, extração pelas plantas, entre outros). Estes processos ocorrem simultaneamente nos wetlands construídos e é isso que confere tamanha robustez a estes sistemas.

        É justificável o modelo a ser implantado, pois quando bem operadas e dimensionadas corretamente, as águas residuárias se mantêm abaixo da superfície do leito e fluem em contato com as raízes e rizomas das plantas e, assim, não ficam visíveis ou disponíveis à vida selvagem ou com o contato direto do operador do sistema.

A implantação do projeto proporcionara um ganho ambiental na cidade, já que é uma forma de complementação de modelos de tratamentos de esgotos domésticos. Desta forma, será possível reduzir o impacto eutrofizante dos sistemas fossas sépticas comuns, visto que os mesmos não apresentam eficiência na remoção de nutrientes, principalmente Nitrogênio e fósforo.

Com o intuito de avaliar a capacidade de tratamento de efluente pelo sistema Wetlands, foi estudado um sistema piloto de Wetlands Construído, apresentando os resultados de análises de um efluente gerado numa residência do município de Mirante da Serra, Rondônia, sendo que o sistema aqui descrito objetiva principalmente a remoção de matéria orgânica (DBO e DQO), sendo dimensionados para tal, além de sólidos em suspensão.

  1. DESENVOLVIMENTO

O estudo foi desenvolvido em uma residência localizada no município de Mirante da Serra, Rondônia, Amazônia Ocidental, distante 388 km da capital do estado. O estudo foi realizado durante os meses de abril a agosto de 2021 em um protótipo experimental, empregando-se a tecnologia de um sistema de Wetlands construídos, para o tratamento de efluente gerado numa residência localizada nas coordenadas Lat. 11º 01´30,75´´ S e Long. 62º 40,07`05`` O.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com