TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação ergonômica em uma empresa de produção de plástico

Por:   •  16/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS SOROCABA

[pic 1]

Trabalho Final de Ergonomia

Sorocaba - SP 2018

  1. Objetivo

Com integração da ergonomia ao projeto de engenharia se busca a integração entre a medicina e a engenharia; um pensamento conjunto entre a otimização do processo e saúde do trabalhador. Buscando assim, proporcionar a realização dos processos/atividades menos prejudiciais a saúde do trabalhador e ao mesmo tempo conseguir maior eficiência no resultado dessas atividades.

  1. Caracterização da Empresa

A Alternativa Embalagens localiza -se no município de Araçoiaba da Serra – SP, e tem como objetivo produzir embalagens que facilitem o transporte e a proteção de diversos produtos. Tem como carro chefe embalagens para produtos alimentícios, porém, atua com outros tipos de embalagens, como caixas para peças eletrônicas, também.

Além de produzir essas embalagens a partir de ordem de produção de seus clientes, a Alternativa conta com uma linha de produtos próprio, em que é distribuído para grandes lojas da região de Sorocaba/SP, em lotes menores, para um acesso facilitado ao consumidor final. A empresa é familiar e conta com cerca de 17 funcionários e alguns freelancer para elaborar as artes gráficas de suas embalagens, sendo 4 funcionários na parte administrativa, 12 na produção como operadores e 1 como coordenador de produção. Existe apenas uma linha de produção com diferentes tipos de produtos e dois estoques bem grandes que ocupam metade do galpão, um deles é a matéria-prima e o outro para expedição.

Categoria

Dados

Empresa:

Segmento:

Tamanho da organização: Tempo de resposta:

Nível de repetição: Nível de automação:

Alternativa Embalagens Embalagens de papel

Pequeno porte – 17 funcionários MTO – Make To Order

Sistema Semirrepetitivo Automação Normal

Estrutura do Produto: Nível de Customização:

Nível único de produto Produtos Semicustomizados

Tipos de Layout: Tipos de Estoque:

Tipos de Fluxo: Organização do Trabalho:

Layout funcional

Estoques antes do primeiro estágio e depois do último estágio

Sistema Flowshop Trabalhadores Individuais

  1. Análise de Demanda

Em vista da Alternativa Embalagens produzir uma grande variedade de embalagens, nós optamos por selecionar um produto de maior demanda para a fábrica para tratar da Ergonomia dentro da sua linha de produção. O produto escolhido foi a Caixa de Embalagem de Pizza Comum que possui um tamanho de molde único e demanda de mais operadores. Em média, são produzidas cerca de 5 (cinco) mil caixas de pizza por dia, em um turno de 8 horas. Sabe – se que nesse turno há alto tempo de setup devido a troca de moldes para produção de outros produtos e também é importante ressaltar que é raro acontecer paradas não planejadas por conta de todo o maquinário ser bastante automatizado e novo. Seu funcionamento ocorre durante os dias da semana em horário comercial, portanto, são cerca de 22 dias trabalhados ao

mês, com uma produção de 5 mil caixas por dia, resultando em um total de 110 mil caixas por mês.

Pode – se perceber que para atender a demanda, a taxa de utilização do funcionário é alta e suas tarefas são bastante repetitivas, alertando para possíveis diagnósticos de ergonomia no chão de fábrica da Alternativa Embalagens.

Por se tratar de uma empresa familiar, a alta gerência é formada por pessoas que possuem um grande envolvimento pessoal, inclusive, o galpão da empresa reside dentro do terreno de suas residências domésticas, separando as casas de cada um da administração por cercas, apenas. O mesmo local de trabalho é o local de lazer, e de acordo com o Rodrigo Alves (coordenador da produção) eles tratam os operadores como familiares e possibilitam a eles o espaço de lazer de suas residências. O mesmo não foi bem exposto por um dos operadores que conversamos, no qual preferiu não ser mencionado, e que nos disse que são pontos bem pontuais que ocorre o uso da área de lazer pelos operadores, com uma frequência muito rara. Ao analisar um pouco das conversas durante a produção, foi bastante perceptível que os funcionários familiares não obedeciam às demandas do mesmo modo que os funcionários não familiares, que quando delegada, realizavam de forma mais ágil e com maior comprometimento.

  1. Análise da Tarefa

Por se tratar de um sistema semirrepetitivo, é bastante comum que ocorra na prática muitas atividades repetitivas pelos operários, resultando em muitos problemas ergonômicos. Para isso, a empresa buscou definir tarefas e aplicar melhorias para que favoreçam na ergonomia do trabalhador. Inicialmente, apresentaremos um levantamento da infraestrutura da indústria:

[pic 2]

Fonte: http://embalagensalternativa.com.br/empresa/

Como pode ser melhor visualizado na imagem acima e buscando não repetir a caracterização da empresa realizada no primeiro tópico deste relatório, o galpão da empresa é fechado e conta com estações de trabalhos delimitados por linhas coloridas. Existe, dentro do chão de fábrica um mapa de risco os quais são passados aos funcionários através de treinamentos. A linha de produção do produto selecionado pelo grupo é sequenciada e os maquinários são todos muito novos e com um médio nível de automatização. Acoplado ao galpão, porém para o lado de fora, foram construídas pequenas garagens que abrigam os geradores e algumas máquinas muito barulhentas que poderiam impactar no funcionário. Pensando, também, na

segurança do trabalhador, não há fios espalhados pelo chão de fábrica, e os insumos são transportados através de paleteiras.

O espaço conta com uma área de alimentação onde são fornecidas as refeições de marmitas diariamente e, além disso, a área administrativa fica separada da produção, contando com uma sala de reunião e uma estação para os cargos administrativos com computadores. Todos os trabalhadores são instruídos a seguirem as normas de segurança, mas na visita pudemos observar que muito não obedeciam às normas, inclusive o coordenador da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (329.2 Kb)   docx (222.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com