TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Arquimedes

Por:   •  31/5/2016  •  Dissertação  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

Arquimedes viveu na siracusa por volta do século 287 a 212, foi um físico, inventor, engenheiro, astrônomo, matemático por influência de seu pai, realizou seus estudos com Canon de Samos em Alexandria, onde introduziu suas teorias de mecânica na geometria e poderia também ter vívido no Egito por alguns anos, mais sua paixão por sua cidade natal o fez voltar e se dedicou aos estudos.

Ele para e considerados o pai da mecãnica por seus inventos influenciar muito na sociedade

Arquimedes foi uns dos melhores matemáticos da antiguidade. Seus amigos falavam que sua inteligência era fora do comum, vários estudiosos usavam suas teorias.

Um rei tirano pediu a Arquimedes que descobrisse, se sua coroa havia sido confeccionada com ouro puro, ele estava tomando o seu banho, quando ele percebeu que quanto ele mais ele ia para o fundo mais a água saia da banheira. Assim por relação entre a superficie e o volume de uma esfera inscrito em um cilindro, ele descobriu que era possível comparar o mesmo peso da coroa, com um peso igual de ouro, dentro de um recipiente transbordado de água seria igual, assim nasceu a famosa frase “Eureka, Eureca”, que significa descobri.

O principio da alavanca que possibilitava eguer uma pedra muito pesada, colocando uma barra em cima de um ponto de apoio e assim facilitava muito, porque o mesmo peso que tinha a pedra era reduzido muitas vezes de acordo com o tamanho da alavanca, mais tarde ele colocou polias que reduzia o peso da pedra ainda mais.

Com essa teoria ele facilitou o carrecamento e descaregamento de um navio e como tudo naquela época era voltada a constantes conflitos, ele percebeu que se ele colocou mais polias, diminuía o peso mais de dez vezes, assim ele viu que  se colocasse uma pedra com as polias, poderia lançar as pedras e afundar as embarcações dos inimigos, sem perca de seus soldados.

Dessa forma ajudou o rei a resitir as tropas dos gregos por muitos anos. Até que as tropas conseguiram entrar em Siracusa, rendendo a todos.

Arquimedes querendo sempre mais desafios, e entrou na construção militar. Ele criou na época o parafuso de Arquimedes, que possibilitava a perfuração de minas d’agua subterrâneas e irrigações.

Outra invenção de Arquimedes foi o contador de areia, que com o problema de contar os grãos, contidos na esfera das estrelas fixas, ele acaba propondo um sistema que facilita e expressão de números até equivalente a 8 x10 63.Este princípio ajudou na criação dos logaritimos .

Alguns de seus inventos ajudaram os engenheiros com base de suas teorias, os tanques de guerras e vindo para os dias de hoje com o guindaste, que tem base em sua teoria de alavanca, quanto mais polias menos força será necessário para erguer o objeto.

Arquimedes escreveu muitos livros, mas como ele viveu a mais de 200 anos A.C, foram perdidos através dos tempos. Não sabemos quantos livros ele escreveu, mas alguns resistirão como guerreiros, e podemos estudalos nos dias de hoje. Podemos encontrar nos livros o centro de gravidade do paralelogramo, do triângulo e do trapézio, o centro de gravidade de um segmento de parábola. Como muitos livros se perderam com o tempo, não sabemos quantas criações exatamente ele criou.

Veio a falecer no ano de 212 A.C na captura de Siracusa, por um soldado romano, depois de proteger seus desenhos, e o soldado enfiou a lança em seu peito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com