TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de Arquimedes

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUIMEDES

Conhecido como Arquimedes de Siracusa, nasceu por volta de 287 a.C em Siracusa (cidade mais importante da Grécia entre os Séculos V e III a.C e a mais bonita). Arquimedes tinha várias ocupações, foi matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo. Contribuiu em vários aspectos na física, dentre elas a lei do empuxo, a lei da alavanca, e muitas outras.

DESCOBERTAS E INVENÇÕES

Um rei pediu a um ferreiro para que lê confeccionasse uma coroa e deu ao ferreiro uma barra de ouro. Assim que a coroa ficou pronta, mesmo que tivesse o mesmo peso do que a barra de ouro o rei desconfiou do ferreiro, achando que talvez ele teria misturado o ouro com algum outro material, roubando-lhe o ouro.

Então o rei chamou Arquimedes, o homem mais inteligente de seu reino para tirar a sua dúvida. Ele não poderia danificar a coroa, então pediu a rei um tempo parar pensar, diz a lenda que foi durante um banho de banheira que Arquimedes pensou em um solução, “Eureka! Eureka!” – teria exclamando, ao ter uma ideia.

Ele observou que o nível da água subia quando ele entrava na banheira, então mergulhou a coroa e uma barra de ouro presos em uma corda, como a coroa tinha outros matérias misturados, seu volume aumentou ficando mais leve embaixo da água. E assim Arquimedes desvendou o mistério da coroa.

Essa descoberta ficou conhecida como o princípio de Arquimedes ou lei do empuxo, que diz: “todo corpo mergulhado em um líquido, sofre a ação de uma força para cima igual ao peso do líquido que desloca”. Por exemplo quando entramos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela, como se houvesse uma força nos empurrando para cima.

Outra descoberta de Arquimedes foi a lei da alavanca. Ele dizia: “Dei-me um ponto de apoio e moverei o mundo”, de fato com um ponto de apoio e uma grande alavanca podemos mover qualquer coisa.

Arquimedes também inventou armas para uso civil e militar, dentre elas a garra de Arquimedes (que consistia em uma grande braço de guindaste no qual era usado para balançar os navios dos inimigos e levantar para fora da água) E o raio de calor de Arquimedes (que consistia em espelhos para concentrar a luz solar contra navios e os levar a pegar fogo).

MORTE

Durante uma guerra, Siracusa foi invadida por Roma. Os soldados teriam ordens para não mata-lo e protege-lo pois os romanos o admiravam por sua grande inteligência.

Dizem que quando os soldados invadiram a praia de Siracusa encontram um venho senhor desenhando círculos pela areia, sem imaginar que ele era o grande gênio que teria inventado as armas de Siracusa, assassinaram Arquimedes por ter negado obedecer as ordens dos soldados, pois não queria ser perturbado naquele momento de raciocínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com