TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Arquimedes

Por:   •  15/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Arquimedes

Arquimedes de Siracura nasceu por volta de 287 a.c, foi matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo, foi considerado um dos maiores matemáticos da antiguidade e teve uma grande importância no surgimento da ciência moderna. Estudou matemática na escola de Alexandria que era considerada na época o maior centro intelectual do mundo, ele também conviveu com grandes matemáticos e astrônomos.

Arquimedes através de seus estudos teve várias descobertas e invenções, enquanto ele tomava um banho percebeu que o volume da água na banheira aumentava quando ele entrava dentro dela, e imaginou que, esse efeito poderia ser usado para determinar o volume da coroa. Dessa forma a densidade seria menor que a do ouro, se metais mais baratos e menos densos fossem colocados juntos. O espiral de Arquimedes define, como um lugar geométrico de um ponto movendo a velocidade constante sobre uma reta que gira sobre um ponto fixo de mesma velocidade. Ele criou a medida do círculo, mais conhecida por “PI”, no qual tem um diâmetro que passa pelo centro da circunferência cortando duas extremidade.

Arquimedes também escreveu pequenas obras sobre aritmética, entre elas, o contador de areias, que determina a quantidade de grãos de areia necessário para preencher uma esfera de centro da terra, existe os trabalhos sobre o equilíbrio de figuras planas, corpos flutuantes, o calendário e sobre a construção de esferas que foi utilizado por ele para mostrar os movimentos do Sol, da lua e dos planetas já conhecidos no seu tempo.

Dentre todas as invenções de Arquimedes, a mais importante foi a bomba d’água em parafuso, essa foi mais uma invenção dele criada para irrigar os campos, drenar charcos e era também utilizadas para retirar a água de porões dos navios, no qual ainda hoje é usada no Egito.

Entre as contribuições de Arquimedes, estão a fundação da hidrostática e da estática, na qual foi descoberta a lei do empuxo e da alavanca. Inventou ainda alguns tipos de máquinas para uso militar, incluindo armas de cerco e bomba de parafuso.

Nos dias de hoje conhecemos muito pouco sobre sua vida e suas obras, pois acredita – se que muitos documentos originais tenha sido destruídos, não se sabe de certeza se algum dia ele se casou ou teve filhos, más a pesar de que muitos desses textos serem considerados lendas, o pouco que sabemos sobre ele teve uma importância decisiva no surgimento da ciência moderna. O autor mais antigo conhecido por descrever as histórias de Arquimedes foi Marcus Vitruvius Pollio, um arquiteto romano do século I a.c.

Arquimedes morreu aos 75 anos em Siracusa durante a segunda guerra púnica, foi morto por engano por um soldado romano, apesar de todos terem ordens para defender pelo motivo de que os Romanos tinham uma grande admiração por ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com