TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO DE ENSINO DE MARKETING SOCIAL: UMA PARCERIA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO

Trabalho Escolar: CASO DE ENSINO DE MARKETING SOCIAL: UMA PARCERIA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MARKETING SOCIAL 4

2.2 ORÇAMENTO PÚBLICO 5

2.3 ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 6

2.4 POLÍTICAS PÚBLICAS 7

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Através deste trabalho, buscamos aprofundar os conceitos adquiridos nas disciplinas de Direito público, Licitação, Contratos e Terceirização; Administração Pública e Gestão de Políticas Públicas, tendo como finalidade analisar o estudo de caso, que visa uma abordagem metodológica de investigação que focará em compreender, explorar e descrever os acontecimentos descritos no texto: Caso de ensino de marketing social: uma parceria de administração pública e uma empresa de comunicação.

Serão abordados o orçamento público e métodos para sua elaboração, as questões sobre o poder da assembleia legislativa, o que são políticas públicas e sua estrutura, responsabilidade dos profissionais de marketing e a importância das ferramentas de marketing, dentre outras também serão discutidas e evidenciadas para que haja completa compreensão do estudo de caso.

2 DESENVOLVIMENTO

O conceito de marketing passa por diferentes estágios, onde em princípio de orienta para a produção, depois para vendas e depois para um sentido integrado. Daí observa-se que as práticas e ferramentas de marketing tomam um sentido abrangente, podendo ser utilizado em qualquer tipo de organização, lucrativas ou não-lucrativas, governamentais ou não-governamentais.

2.1 MARKETING SOCIAL

O Marketing Social ou Marketing para Causas Sociais, como costuma também ser denominado em outros países, diz respeito ao esforço mercadológico no sentido de associar uma marca ou instituição a uma causa social, que pode ser o desenvolvimento de campanhas, como doações para entidades assistenciais, parcerias com entidades filantrópicas, desenvolvimento de trabalho junto a comunidades carentes etc.

Neste contexto, apresenta-se um caso de ensino de marketing social: uma parceria de administração pública e uma empresa de comunicação, sendo realizada caracterização das empresas envolvidas no caso, apresentação do histórico da parceria entre as duas organizações narradas e ainda identificar os principais objetivos identificados pelas empresas para realização das campanhas.

O Grupo VIT representa a emissora MTV nas relações para discussão e lançamentos de novas campanhas e propagandas no Estado do Rio Grande do Sul. O DETRAN/RS vem durante muitos anos firmando parcerias com a MTV para projetos de apoio a segurança no trânsito, conscientização da população e tudo o que envolve o cumprimento da legislação no que concerne ao marketing. A emissora assinava a campanha com o DETRAN e lhe cobrava somente a produção, em um espírito de parceria pela causa, o que mais tarde rendeu prêmios à emissora.

A cada nova campanha realizada são necessárias inovação e criatividade pela equipe do grupo VIT, pois não basta repetir a mesma formula para obter o sucesso das campanhas, uma vez que o público alvo não seria impactado de forma considerável caso fosse uma repetição de fatos anteriormente apresentados. Os serviços prestados pela MTV nada mais era do que realizar a criação do SPU – Serviços de Utilidade Pública, que no caso referia-se a segurança trânsito seguro.

A parceria entre o Grupo VIT e o Detran-RS inicia no ano de 2003, que e voltada a prevenção de acidentes no transito, aonde uniram-se rock e atitude com a produção de 6 SUP(serviço de Utilidade Pública) de 30 segundos que foi inspirado no refrão: “Se quiser que eu te leve, eu aprendo a dirigir”.

Baseavam-se em viagens com artistas e com o vocalista da banda Balde, o Carlinhos que dava conselhos bem-humorados sobre como evitar acidentes de trânsitos.

Em 2004, produziram 4 novas versões de SUP, inspirados na estética do filme DOGVILLE.

Porém estas novas versões já não impactaram tanto o público, uma vez que utilizou da mesma metodologia empregada na campanha do ano anterior.

Em 2005 as novas séries da parceria trouxeram novidades ao colocarem como protagonistas os próprios telespectadores da emissora. Ao darem espaço para participação de pedestres, ciclistas e motoristas para expressarem a opinião com relação ao que fazer para melhorar o trânsito na cidade, os jovens entrevistados se sentiam responsáveis pela segurança e queriam participar da resolução da problemática encontrada na segurança do trânsito. Dentre as opiniões expressadas, as duas mais comentadas foram: motoristas imprudentes e impacientes e a falta de civilidade, de cidadania e de amor à vida.

A quarta campanha focou-se no slogan “A solução está em sua atitude e a sua colaboração é fundamental para prevenção dos acidentes de trânsito”. As histórias identificaram e apontaram soluções para os principais problemas de trânsito, sendo criadas em cima de uma linguagem e uma estética que falam diretamente aos jovens.

Em 2007, o grupo VIT deparava-se com um novo desafio, produzir uma nova campanha para o DETRAN/RS, o diferencial é que ele precisava mensurar os investimentos com marketing social a serem pagos com orçamento público a ainda o desafio de provar que valia a pena trabalhar com a MTV.

2.2 ORÇAMENTO PÚBLICO

O conceito de orçamento público é um ato de previsão de receita e fixação da despesa para um determinado período de tempo, normalmente 1 (um) ano. É executado durante o ano financeiro. A previsão e fixação e realizada pelo Poder Executivo, enquanto o estudo e aprovação pelo poder Legislativo.

No entanto, para que o orçamento seja elaborado corretamente, ele precisa se basear em estudos e documentos cuidadosamente tratados que irão compor todo o processo de elaboração orçamentária do governo.

A Constituição determina que o orçamento deva ser votado e aprovado até o final de cada legislatura. Depois de aprovado, o projeto é sancionado e publicado pelo Presidente da República, transformando-se na Lei Orçamentária Anual.

Ao analisar o orçamento público, em sentido amplo, é um documento legal (aprovado por lei) contendo a previsão de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas por um Governo em um determinado exercício,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com