TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE TERZAGHI E NRCS PARA O DIMENSIONAMENTO DE FILTROS EM BARRAGENS DE TERRA

Por:   •  10/10/2020  •  Monografia  •  10.486 Palavras (42 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 42

    UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU – UVA[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET

GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

LUANA PEREIRA LINHARES

COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE TERZAGHI E NRCS PARA O DIMENSIONAMENTO DE FILTROS EM BARRAGENS DE TERRA

SOBRAL – CE

2020


LUANA PEREIRA LINHARES[pic 2]

COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE TERZAGHI E NRCS PARA O DIMENSIONAMENTO DE FILTROS EM BARRAGENS DE TERRA

Monografia apresentada à Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Civil, sob orientação da Profa. Dra. Vanda Tereza Costa Malveira.

SOBRAL – CE

2020[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Monografia apresentada como requisito necessário para obtenção do título de Engenheiro Civil. Qualquer citação atenderá às normas da ética científica.[pic 6]

________________________________________________________[pic 7]

Luana Pereira Linhares

Monografia aprovada em ____/____/____

_____________________________________________________________

Orientador: Profa. Dra. Vanda Tereza Costa Malveira

_____________________________________________________________

1º Examinador: Prof (a). Me. Gerson Luiz Apoliano Albuquerque

_____________________________________________________________

2º Examinador: Prof (a). Me. Francisco Hiago de Siqueira Gomes

_____________________________________________________________

Coordenador do Curso Prof. Me. Eder Paulus Moraes Guerra

[pic 8]

[pic 9]

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pois Seu fôlego de vida em mim me foi sustento. À minha mãe, Maria das Dores, à minha querida irmã, Luiza Helena, e aos meus tios, por tornarem essa jornada possível para mim!


[pic 10]

AGRADECIMENTOS[pic 11]

Agradeço, inicialmente, a Deus, pelo dom da vida que me concedeu e por ter iluminado o meu caminho durante todos esses anos, por ter me oferecido a oportunidade de viver, crescer e aprender com todas as pessoas que colocou em minha vida durante esse curso e nessa cidade, Sobral, que me acolheu tão bem. Toda honra e toda glória sejam dadas a Ti, Senhor!

 À minha mãe, Maria das Dores, que mesmo morando longe durante esses anos de graduação, sempre foi minha base, dando todo amor e incentivo necessário. À minha irmã, Luiza Helena e meu namorado, Valter Júnio, por sempre se fazerem presentes, apesar da distância e que mesmo sem imaginar, durante esses cinco anos, serviram como ponto de paz e de descanso nos momentos difíceis da graduação. Ao meu pai, por toda a intercessão e oração feita durante esses anos. Eu amo vocês!

Um agradecimento especial aos meus tios, George, Francisco e Vicente, pela forma como acolheram minha família há muitos anos atrás e por todo cuidado, confiança e disposição de nos ajudar até hoje, fazendo nascer em mim uma vontade incessante de querer orgulhá-los dia após dia. Sem o amor de vocês, eu não teria chegado até essa etapa da minha vida!

Aos meus amigos, pelo companheirismo e bons momentos vividos. Em especial, Leticia Castro, pela parceria e companheirismo diário tanto nesta graduação e no curso técnico como em outras áreas da vida e Thiago Andrade, amigo que tem minha admiração e com quem aprendi muito. Amizades que tenho certeza que levarei para vida, vocês foram pessoas importantíssimas nesse percurso acadêmico, de modo que sou eternamente grata pelas trocas de ensinamentos e experiências durante esses anos.

À minha orientadora, Profa. Vanda Tereza Costa Malveira, a quem eu tenho uma profunda admiração, agradeço pelo esforço, disponibilidade e dedicação, que tanto contribuiu para a construção deste trabalho. À banca avaliadora do meu Trabalho de Conclusão de Curso, que é composta por profissionais de referência, pelos quais tenho enorme respeito.

À Universidade Estadual Vale do Acaraú, por todo suporte. E finalmente a todos que contribuíram direta ou indiretamente para concretização deste sonho! [pic 12][pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

“Pois dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém. ”

Apóstolo Paulo. Bíblia NVI. Romanos 11:36


[pic 16]

RESUMO[pic 17]

Em uma barragem de terra, uma grande concentração de fluxo de água pode ocasionar o carreamento do material do maciço e da fundação, podendo ser agravado pela inexistência ou ineficiência de um elemento filtrante, iniciando assim um processo de erosão interna, que pode levar a estrutura ao colapso. Diante disso, faz-se necessário que o dimensionamento de tais estruturas seja feito de forma cautelosa, levando em consideração as características do material do maciço que se deseja proteger. Dentre tais características, a que mais se destaca é a granulometria, pois as partículas menores devem se acomodar nos vazios entre as partículas maiores, de modo que o conjunto atue sempre como camada filtrante, ou seja, de forma que o material sólido deve ser retido e a água possa percolar com facilidade. Com passar dos anos, os critérios de dimensionamento dos filtros têm evoluído, em busca de uma eficácia cada vez maior de tais estruturas. Desta forma, o presente trabalho visa realizar o comparativo entre o método de Terzaghi (1962), sendo o precursor dos estudos nessa área, e o método do Natural Resources Conservation Service (NRCS, 1994), critério este que tem por base os estudos de James Sherard (1984). A metodologia adotada consta de uma revisão bibliográfica acerca desses dois métodos e do uso de um modelo físico de barragem de terra, desenvolvido no Laboratório de Solos da Universidade Estadual Vale do Acaraú, para realizar a aplicação da abordagem proposta. O estudo consiste na determinação dos limites de granulometria para o filtro, a partir dos dados do solo usado na construção do maciço, verificando como o material usado como filtro se comportou segundo cada método. Os resultados mostram que a granulometria do filtro adotada estava inadequada para proteção do solo do maciço, de acordo com ambos os métodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.7 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com