TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGÓGIA PORTIFÓLIO ACADÊMICO

Por:   •  24/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PITÁGORAS

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGÓGIA

PORTIFÓLIO ACADÊMICO

Itabira/ MG

(Outubro de 2019)

FACULDADE PITÁGORAS

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGÓGIA

PORTIFÓLIO ACADÊMICO

Alessandra Aparecida Gomes

Ana Clara Meireles dos Santos

Isabela Aparecida Cruz

Janaína Aparecida Costa

Sandra Aparecida Santiago Lopes

Thaysa de Oliveira Moreira

Portfolio Acadêmico apresentado como

Requisito para aprovação na disciplina.

Itabira/ MG

(Outubro de 2019)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...................(IGUALDADE DE GÊNERO) ............................       4

2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................         5

3. DESENVOLVIMENTO (IMAGENS) ...........................................................       7

4. DESENVOLVIMENTO (RESOLUÇÃO SP.) ..................................................       8

5. CONCLUSÃO...........................................................................................       9    

6. REFERÊNCIAS ..........................................................................................     10      


Igualde de gênero

Gênero é o que se entende por diferenciar socialmente indivíduos masculinos e femininos tendo como base o “sexo” sendo atualmente algo mutável sem nenhuma limitação.

Homem e mulher devem ter os mesmos direitos e deveres, todos devem ser livres para fazer escolhas e desenvolver capacidades pessoais sem limitação, preconceito e discriminação.

Os movimentos feministas foram às primeiras lutas pela igualdade de gênero, e por meio destes as mulheres vem conquistando seu espaço na sociedade como: o direito ao voto, o direito a escolarização, os direitos trabalhistas, etc.

A partir daí houve uma grande evolução; a mulher com sua inegável força de vontade, forte influência na sociedade e no mundo dos negócios, contribuiria para avanços futuros.

        Os jovens da atualidade precisam entender que homens e mulheres devem ter as mesmas oportunidades e dividir as responsabilidades. Com o crescente número de mulheres adquirindo sua própria independência financeira estas não precisariam competir com os homens e sim construir seus próprios projetos e colaborar ou até mesmo suprir com as finanças da família.

         Tendo seu próprio dinheiro, as mulheres conseguiram impor suas opiniões e investir no seu crescimento pessoal e profissional. Elas estão constantemente aprendendo e crescendo, empregando o trabalho como fonte de realização. O objetivo maior hoje é alcançar a liberdade de ser o que quiser poder desenvolver os próprios talentos, trabalhar no que gosta, e ter tempo para estar com a família. A qual nos dias de hoje tendem a ser menores, já que a função de apenas mãe foi substituída pela de mulher de negócios, fazendo com que o número de filhos fosse diminuindo com o passar dos tempos.

           

Desenvolvimento

        Algumas leis tentaram igualar a diversidade de gênero e seus direitos perante a sociedade, mais nem sempre elas são cumpridas, a educação e os costumes de cada família resultam nessa sociedade com vários desafios de igualdades de gêneros.

         Contudo, cada família traz consigo algo dos seus antecedentes. Desde a antiguidade ouvimos falar as seguintes frases: “Menina veste cor-de-rosa e menino veste azul”, “Menina brinca com boneca e menino brinca de carrinho”, por que não ao contrário: sendo que o menino um dia poderá ser pai e a menina dirigir um carro e desde quando a cor da roupa irá definir alguém pelo o que é.

        Tanto em casa como na escola deve ser ensinado às crianças que independente do que ela é a oportunidade deve ser para que todos tenham direitos iguais e incentivos para conviver com as diferenças e respeitá-las.

        Desde a antiguidade a mulher é reprimida por o “sexo frágil” e de subserviência, quando não aos pais ao seu marido. Elas já vinham com papeis estabelecidos antes mesmo de nascer: ser educada como uma moça de família, aprender com louvor os serviços domésticos e principalmente gerar descendentes saudáveis ao seu esposo.

        Seus direitos eram limitados, estudar era algo fora de cogitação, pois uma mulher não deveria saber mais que seu marido, para eles era um “desaforo” que sua esposa ultrapasse sua sabedoria. Trabalhar fora de casa, jamais, esse serviço era exercido somente por mulheres de famílias pobres, nas quais os maridos não conseguiam suprir as necessidades de sua família.

Com o passar do tempo, as mulheres lutaram para que essa ideia fosse mudada, que suas escolhas fossem respeitadas, e que seu papel na família e na sociedade fosse alterado, pois sabiam que sua capacidade não era somente servir. A partir desse momento surgem ideias consideradas feministas, então é dado o primeiro passo para que haja a igualdade de gênero.

        A igualdade de gênero busca uma “balança” para que ambos os sexos tenham os mesmos direitos, sem que nenhum seja menosprezado. É o caminho para que as mulheres mostrem que seu papal na sociedade é o que ela quiser, sem que seja pré-estabelecido até então por uma sociedade machista.

        Esse ensinamento pode e deve passado a ambos os sexos desde o início, começando em casa e depois no ambiente escolar, pois esses dois meios são o suporte para a formação desses indivíduos para o convívio em sociedade. Algo que deve ser construído como um valor: Homens não são melhores que as mulheres, e as mulheres não são melhores que os homens, dentre eles deve haver igualdade.

        Uma sociedade formada com igualdade de gênero como base, não terá que lidar com a desigualdade de salários entre homens e mulheres que exercem a mesma função, com uma cultura que julga que os afazeres de casa e o cuidado dos filhos se destinam apenas a mulher, e sobre tudo: uma sociedade que aceita e apoia que as mulheres têm seus direitos e que isso deve ser respeitado.

        Algumas mudanças já vêm com o passar dos tempos: existem famílias que são sustentadas por uma mulher (muitas vezes sozinha), o número de mulheres que assumem cargos mais altos nas empresas é cada vez maior, pois estas agora têm níveis de formação mais elevados. As mudanças também são perceptíveis no dia-a-dia, como em propagandas que antes colocavam a mulher em nível de subserviência, mas que agora se adequam ao novo modelo de sociedade, Veja abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (359.3 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com