TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia de suprimento

Por:   •  13/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

GRUPO 6

Priscilla Garbois

6600323474

Jacqueline Barbosa

7627715273

Ellen Oliveira

5866173680

Luis Fernando Rico

3708612883

CADEIA DE SUPRIMENTOS

O desafio desse trabalho é criar uma nova Cadeia de Suprimentos de um novo produto para a Empresa Steel Usinagem

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        A EMPRESA        

3.        DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS        

3.1 DEPARTAMENTO DE COMPRAS        

3.2 GERENCIAMENTO DE FORNECEDORES        

3.3 O SISTEMA DE INFORMAÇÃO        

3.4 GERENCIAMENTO DA ESTOQUE        

3.5 ARMAZENAGEM        

3.6 TRANSPORTE        

4        CONSIDERAÇOES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

resumo[pic 2][pic 3]

Em meio à necessidade de se manterem competitivas no mercado, as organizações buscam constantemente a melhoria dos seus processos para serem capazes de se adaptar as novas condições do mercado. Uma forma de atingir este objetivo é através do gerenciamento de suas cadeias de suprimentos. Desta forma, o trabalho apresentado teve como abordagem os conceitos de Supply Chain Management (SCM), visando mostrar a influência de sistemas de informação na cadeia, a importância de indicadores de desempenho para auxiliar na comparação e análise de estratégias planejadas e efetivadas, a evolução do processo de Compras, que passa por uma fase de transição, de um departamento extremamente operacional para um departamento que passa a participar das decisões estratégicas da organização, além de ser responsável pela seleção e qualificação de fornecedores, tendo que garantir um bom relacionamento com os mesmos na busca constante de criar valor para a cadeia.

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a cadeia de suprimento definida para a empresa Steel Usinagem (SU). Tal empresa que ganhou um novo negócio que aumentou seu Market Share 15% e sua receita em 35% e necessita criar uma nova cadeia de suprimentos.

A Steel Usinagem é situada no Vale do Paraíba, e agora será Tier 1 de uma empresa multinacional de aviação também situada no Vale do Paraíba

Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos, Processo de Compras, Fornecedor, Cliente.

  1. INTRODUÇÃO

O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou conhecido na área da Administração como supply chain management, revolucionou a forma de comprar como também a produção e a distribuição de bens e serviços. Em virtude dos sistemas cada vez mais complexos e do crescimento incessante da tecnologia de informação e de gerenciamento, a cadeia de suprimentos continuará revolucionando áreas como a administração de materiais, marketing, vendas e produção, sendo responsável, por exemplo, pelo aumento da satisfação de clientes e redução do tempo de estocagem e número de fornecedores.

A gestão da cadeia de suprimentos apresenta-se no atual ambiente de negócios, como uma ferramenta que permite ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim o complexo processo de negócios e ganhando eficiência.

São relativamente recentes os esforços para desenvolvimento de abordagens para o estudo de cadeias de suprimentos. Apenas no final da década de 80, o assunto começa a ser sistematicamente tratado em periódicos científicos nas áreas de Administração e Engenharia de Produção no ocidente, concomitantemente à difusão do novo padrão de relacionamento entre empresas, oriundo da indústria automobilística japonesa. A partir de então, cresceram exponencialmente tanto a literatura mais prescritiva quanto aquela que analisa as situações e as práticas implementadas para a coordenação ou gestão de cadeias de suprimentos, tendo sido abordada uma variedade de temas cuja amplitude vai além dos limites definidos pelos fluxos de bens e pelos correspondentes fluxos de informações. É também evidente a difusão acelerada do conjunto de ferramentas e a multiplicação de aplicações, em diversos setores da economia, do que se convencionou denominar “Gestão da Cadeia de Suprimentos” (GCS), um corpo de conhecimentos ainda em construção que pode ser aplicado com a finalidade de coordenar as ações e atividades das diversas empresas ou unidades produtivas que constituem os elos e a cadeia de elos para a produção de um conjunto de bens e serviços.

O processo da cadeia de suprimentos, que é abordado neste trabalho, refere-se ao processo de Compras, o qual consiste em garantir que os materiais necessários em uma organização estejam disponíveis no tempo, quantidade e especificações corretos. É apresentado o processo de compras que vem de uma atividade extremamente operacional para uma função de análise e participação nas estratégias da organização. As melhorias do processo de Compras possibilitam a otimização da operação de compras, buscando vantagens na negociação de preços, melhor eficiência, controle mais rigoroso dos gastos e melhores níveis de serviços. Outra função fundamental do processo de Compras está na avaliação e seleção de fornecedores, buscando uma relação de longo prazo para aquisição de materiais que atendam as necessidades da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com