TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidade VS Produtividade

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Capacidade Produtiva

Sabemos que a capacidade produtiva pode ser influenciada por equipamentos, mão-de-obra, pois esses fatores estão ligados de maneira direto em relação ao intervalo de tempo para a produção. Por isso é de extrema importância o gerenciamento da capacidade produtiva para melhores desempenhos. A capacidade produtiva começa quando a previsão de demanda é determinada, é através disso que são realizados os cálculos e a empresa se prepara para atender seus clientes.

Considerando que a capacidade produtiva é o limite atual de produção que fabrica, cria, desenvolve, transporta, executa, etc. Que pode ser medido em pessoas individualmente ou coletivamente como também em maquinas, equipamentos e etc. Desde que a empresa consiga calcular sua capacidade produtiva, ela consegue reduzir custos desnecessários, aumenta a receita e a qualidade. Dessa forma, aproveita o máximo dos recursos físicos e humanos existentes.

 Produtividade

A produtividade hoje em dia é uma das principais diretrizes nas empresas, o fato de produzir ‘mais com menos’ tem atraído a ideia dos gestores e diretores das organizações. Notamos que a produtividade está fortemente ligada a melhor ou pior utilização dos recursos produtivos disponíveis em uma empresa, entre eles: espaço físico, ferramentas, mão-de-obra, insumos, técnicas de gerenciamento, meio de transporte interno e externo, informatização, horário de trabalho e etc. Com isso percebemos que muitos profissionais confundem aumento de produção com aumento de produtividade. Produzir mais não significa necessariamente, aumentar a produtividade da empresa. Em alguns casos ter maior produção pode ser um grande problema, pois a produtividade pode estar diminuindo consideravelmente. A má utilização dos recursos pode aumentar custos, diminuir margem de lucro e até mesmo contabilizar prejuízos.

Capacidade VS Produtividade

Através desta analise percebemos que há uma diferença entre capacidade produtiva e produtividade. Pois antes de melhorarem a sua produtividade elas optam em aumentar suas estruturas e recursos para que consigam atender as demandas, para que isso ocorra decidem investir dinheiro, tempo e mão-de-obra de maneira desnecessária que poderiam ser poupados se houvesse a otimização da estrutura e dos processos existentes sem aplicação de esforços e recursos desnecessário. Pra isso investem em aumento de funcionário, utilização de horas-extras, utilização de segmento e terceiro turnos de trabalho e compra de máquinas, etc. Já a produtividade é consequência da utilização otimizada e integrada dos diversos fatores que contribuem na formação, movimentação e comercialização de um produto.

Lembrando que aumento de capacidades produtivas envolvem contratações, treinamentos, postos de trabalho entre outros. Já diminuir consideravelmente capacidade produtiva envolve demissões, passivos trabalhistas e perde-se o efeito da aprendizagem. O ideal é ter um planejamento eficiente e eficaz, onde só haverá aumento de estrutura quando se esgotam todas as alternativas para melhorar a produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (296.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com