TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características, Aplicações e Processamento de Polímeros

Por:   •  15/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.844 Palavras (12 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 12

Características, Aplicações e Processamento de Polímeros

Características Mecânicas e Termomecânicas

-Comportamento Tensão-Deformação

São encontrados 3 tipos de comportamento tipicamente diferentes nos materiais poliméricos.

[pic 1]

A curva A ilustra o comportamento de um polímero frágil, mostrando que este sofre fratura enquanto se deforma elasticamente. A curva B refere-se ao material plástico. A deformação inicial é elástica, a qual é seguida por escoamento e por uma região de deformação plástica. A curva C, típica da borracha, é totalmente elástica. Grandes deformações recuperáveis são produzidas, mesmo sob pequenos níveis de tensão. Refere-se aos elastômeros.

No caso dos polímeros plásticos o limite de escoamento é tomado como sendo um valor máximo na curva, o que ocorre imediatamente após o término da região elástica linear, a tensão nesse ponto máximo é o limite de escoamento. O limite de resistência à tração corresponde ao nível de tensão onde a fratura ocorre.

Ademais, as características mecânicas dos polímeros são muito sensíveis a mudanças de temperaturas. Por exemplo, no caso do polimetil metacrilato a várias temperatuas: o aumento da temperatura produz uma diminuição no módulo de elasticidade, uma redução no módulo de elasticidade, uma redução do limite de resistênciaà tração e uma melhora na ductilidade.

Em geral, uma diminuição da taxa de deformação apresenta a mesma influência sobre as características tensão-deformação que um aumento da temperatura, isto é, o polímero se torna mais mole e ductil.

Fatores que influenciam as propriedades mecânicas dos materiais

  • Aumento da temperatura e a diminuição da taxa de deformação resultam na diminuição do módulo de tração, redução do limite de tração e melhora da ductilidade.
  • Aumento do peso molecular aumenta o limite de resistência à tração.
  • Aumento do grau de cristalinidade aumenta o módulo de tração significativamente, bem como sua resistência. Porém, o material tende a se tornar mais frágil.

-Estiramento

É uma das técnicas mais importantes utilizadas para aprimorar a resistência mecânica e o módulo de tração. Consiste em se deformar o polímero permanentementeem tração. É uma técnica importante de enrijecimento e aumento de resistência. Durante o estiramento, as cadeias moleculares deslizam umas sobre as outras tornando-se altamente orientadas. O grau de aumento dependerá do nível de deformação.

 Para um polímero amorfo que tenha sido estirado a uma temperatura elevada, a estrutura molecular orientada é retida somente quando o material é resfriado rapidamente até a temperatura ambiente.

-Tratamento térmico

O tratamento térmico (ou recozimento) leva a modificações no tamanho e na perfeição dos cristalitos, bem como na estrutura esferulita. Para materiais que não foram estirados e são submetidos à tratamentos térmicos com temperatura constante, o aumento da temperatura de recozimento leva ao seguinte:

  1. Aumento do módulo de tração.
  2. Aumento do limite de escoamento.
  3. Redução da ductilidade.

Para algumas fibras submetidas ao estiramento a influência do recozimento sobre o módulo de tração é contrário, ou seja, diminui em função de um aumento na temperatura de recozimento, devido a uma perdade orientação da cadeia e a uma cristalinidade induzida por deformação.

Cristalinização

É o processo segundo o qual, mediante resfriamento, uma fase sólida ordenada (isto é, cristalina) é produzida a partir de um líquido fundido com estrutura molecular altamente  aleatória. Ocorre através dos processos de nucleação e de crescimento.

Fusão

É a transformação de um material sólido, contendo uma estrutura ordenada de cadeias moleculares alinhadas, em um líquido visco, com estrutura altamente aleatória. Acontece através do aquecimento à temperatura de fusão (Tf). Quanto mais grossas forem as lamelas maior será a temperatura de fusão. O aumento da taxa de aquecimento resulta em uma elevação na temperatura de fusão.

Um aumento na estrutura lamelar pode ser induzido pelo recozimento a uma temperatura imediatamente inferior à temperatura de fusão. O recozimento também eleva a temperatura de fusão de um polímero.

Transição Vítrea

Ocorre em polímeros amorfos ou semicristalinos. Com o resfriamento, a transição vítrea corresponde a uma transformação gradual de um líquido em um material com as características de uma borracha e, finalmente em um sólido rígido.

  • As temperaturas de fusão e transição vítrea são parâmetros importantes em relação às aplicações de serviço dos polímeros. Elas definem, respectivamente, os limites de temperatura superior e inferior para numerosas aplicações.

-Fatores que influenciam as temperaturas de fusão e transição vítrea

Durante a fusão ocorre um rearranjo das moléculas na transformação de um estado molecular ordenado para um estado molecular aleatório. A química e a estrutura molecular afetam a habilidade ads moléculas de fazer o rearranjo, afetando a temperatura de fusão. A rigidez da cadeia, a presença de ligações duplas e presença de grupos aromáticos , além do tamanho e o tipo dos grupos laterais volumosos ou grandes são fatores que afetam diretamente a temperatura de fusão, uma vez que restringem a rotação molecular.

O peso molecular também afeta a temperatura de fusão. Para pesos relativamente baixos o aumentodo comprimento da cadeia aumenta a Tf. Uma vez introduzidas ramificações laterais, introduzimos defeitos no material cristalino reduzindo a temperatura de fusão.

Mediante o aquecimento através da temperatura de transição vítrea, o polímero amorfo sólidose transforma de um estado rígido para um estado de borracha. De maneira correspondente, as moléculas que estão virtualmente congeladas nas suas posições a uma temperatura abaixo da Tv começam a experimentar movimentos de rotação e translação a temperaturas acima da Tv. A flexibilidade da cadeia é reduzida e o valor da Tv aumentado pelos seguintes fatores:

  1. A presença de grupos laterais volumosos.
  2. Átomos laterais polares ou grupos de átomos.
  3. Ligações duplas na cadeia, as quais tendem a enrijecer a cadeia molecular principal.

[pic 2]

Polímeros termoplásticos

Polímeros termoplásticos amolecem quando são aquecidos (e por fim se liquefazem) e endurecem quando são resfriados, processos que são totalmente reversíveis e podem ser repetidos. Esses materiais são fabricados normalmente pela aplicação simultânea de calor e pressão. Em nível molecular, à medida que a temperatura é elevada as forças de ligação secun-dárias são diminuídas (devido ao aumento do movimento mole-cular), de modo tal que o movimento relativo de cadeias adja-centes é facilitado quando uma tensão é aplicada. Uma degrada-ção irreversível resulta quando a temperatura de um polímero termoplástico fundido é aumentada ao ponto em que as vibra-ções moleculares se tornam violentas o suficiente para quebrar as ligações covalentes principais. Além disso, os termoplásticos são relativamente moles e dúcteis. A maioria dos polímeros li-neares e aqueles que possuem algumas estruturas ramificadas com cadeias flexíveis são termoplásticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (135.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com