TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componentes Básicos do Processo de AIA /RIMA

Por:   •  23/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 2

COMPONENTES BÁSICOS DO PROCESSO DE AIA

1º - APRESENTAÇÃO DA PROSTA: O trabalho se inicia quando um determinada iniciativa (ex.: um projeto) é apresentado a uma instancia decisória (ex.: órgão governamental). Nessa primeira fase, será realizada uma avaliação prévia dos impactos ambientais relevantes, daquelas iniciativas que tenha potencial de causar impactos significativos.

2º - TRIAGEM: Seleciona as ações humanas que tenham potencial de causar alterações ambientais significativas. A triagem resulta no enquadramento do projeto em uma das categorias:

  1. – São necessários estudos aprofundados
  2. – Não são necessários estudos aprofundados
  3. – Há dúvida sobre o potencial de causar impactos

3º - ELABORAÇÃO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL: Esse é a atividade do processo de avaliação de impacto ambiental. Normalmente consome maior parte do tempo e dos recursos e estabelecer a base para a análise da viabilidade ambiental do empreendimento.

4º - ANÁLISE TÉCNICA DOS ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL: O estudo é analisado por uma terceira parte, normalmente o órgão encarregado de autorizar o empreendimento. Nessa etapa, é verificada a conformidade do EIA aos termos de referência e à regulamentação ou procedimentos aplicáveis. Essa análise também verificar se o estudo descreve adequadamente o projeto proposto, se analisa devidamente seus impactos e se propõe medidas mitigatórias capaz de atenuar suficientemente os impactos negativos.

OS CONTEÚDOS MÍNIMOS QUE DEVER POSSUIR UM EIA/RIMA

1º - Diagnóstico dos meios físicos, biológico e socioeconômica.

2º - Análise e avaliação dos impactos ambientais.

3º - Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos.

4º - Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento.

5º- O diagnóstico ambiental é realizado para descrever as condições e características da área a der afetada, no momento anterior à instalação do empreendimento ou atividade.

6º - Este trabalho é realizado por uma equipe de profissionais que farão o diagnóstico do meio correspondente à sua especialidade (meios físicos, biológico e socioeconômico).

O DOCUMENTO QUE DEVE SER APESENTADO NA CONSULTA PÚLBLICA, INFORMANDO O QUE ELE DEVER E SUA IMORTÂNACIA PARA ENTENDIMENTO O PÚBLICO.

O RIMA deverá apresentar uma conclusão do estudo. Como será acessível ao público, deverá ser escrito de forma resumida e em linguagem simples para que qualquer cidadão que o leia possa entender seu conteúdo.

A IMPORTÂNCIA DE SE INCLUIR NO PORCESSO PROGRAMAS DE MONITORAMENTO E USO DE IDICADORES

Os indicadores constitui-se em instrumentos de avaliação, que devem ser adequados à realidade ambiental e socioeconômica da região a ser avaliada. Um indicador ambiental é uma ferramenta muito útil que serve para apresentarmos os dados ambientais e assim tomarmos uma decisão se tal localidade apresenta impacto ambiental ou não. Basicamente esses indicadores funcionam como variáveis especificas a cada fator ambiental, os quais permitem a aferição das oscilações de comportamento e/ou de funcionalidade do fator, tornando-se o elemento mais adequado para a análise qualitativa e quantitativa das variações da qualidade ambiental de um ecossistema. O alcance dos objetivos ambientais de uma empresa pode ser medido por esses indicadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com