TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de Automação de Portão Eletrônico

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.432 Palavras (22 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 22

COLÉGIO ESTADUAL AUGUSTO MEYER

DOUGLAS VILLANOVA

TAMIRES SILVEIRA

CONTROLE DE AUTOMAÇÃO DE PORTÃO ELETRÔNICO UTILIZANDO BLUETOOTH COM CELULAR

GUAÍBA

2016

DOUGLAS VILLANOVA

TAMIRES SILVEIRA

CONTROLE DE AUTOMAÇÃO DE PORTÃO ELETRÔNICO UTILIZANDO BLUETOOTH COM CELULAR

COLÉGIO ESTADUAL AUGUSTO MEYER

RUA PANTALEÃO TELLES, 431

GUAÍBA

2016

AGRADECIMENTOS

Ao Colégio Estadual Augusto Meyer, pela oportunidade de fazer o curso. Ao professor Denis Ullrich Petiz, pela orientação, apoio e confiança e ao professor Dionata Nunes pelo paciente trabalho de revisão da redação. A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da nossa formação, o nosso muito obrigado.

RESUMO

        O projeto foi realizado como exigência para conclusão do curso Técnico em Eletrônica do Colégio Estadual Augusto Meyer juntamente com o estágio supervisionado, sendo realizado no primeiro semestre de 2016. O projeto técnico visa a integração das disciplinas vistas ao decorrer de dois anos, com o objetivo de sanar um problema, de preferência relacionado ao local onde está sendo realizado o estágio supervisionado. O problema a ser sanado não se encontra somente no local onde está sendo realizado o estágio, o mesmo problema pode se encontrar em diversos lugares que contém um grande fluxo de pessoas entrando e saindo de um local fechado. Muitos lugares possuem portões eletrônicos, o Colégio Augusto Meyer é um exemplo, com a necessidade de manter esse portão fechado por privatização e segurança. Como uma escola possui um grande fluxo de professores e funcionários que utilizam este portão, não há a possibilidade de ter um controle para cada um, por este motivo o projeto visa facilitar este acesso, com o uso de um aplicativo para celular que abre e fecha o portão eletrônico, sendo o aplicativo algo que todos os professores e funcionários podem ter. Este documento relata todo o planejamento, desenvolvimento e resultados finais do projeto, explicando sua utilidade e se foi de bom aproveitamento, avaliando também se a idéia é viável de ser aplicada.

Palavras Chave: aplicativo, projeto, bluetooth, arduino.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVOS        

2.1 Objetivo Geral        

2.2 Objetivos Específicos        

3. JUSTIFICATIVA        

4. REFERENCIAL TEÓRICO        

4.1 Arduino Uno        

4.1.1 Hardware        

4.1.2 Software        

4.2 App Inventor        

4.2.1 App Inventor Designer        

4.2.2 App Inventor Blocks Editor        

4.3 Comunicação Bluetooth        

5. METODOLOGIA        

5.1 Cronograma        

5.2 Custos        

6. DESENVOLVIMENTO PRÁTICO        

6.1 Designer Aplicativo        

6.2 Programação Arduino        

6.2.1 Mudando senha e nome do Bluetooth        

6.2.2 Interação com o portão eletrônico        

6.3 Programação Aplicativo        

6.4 Circuito Impresso Adaptador        

7. RESULTADOS        

8. CONCLUSÃO        

5. REFERÊNCIAS        


1. INTRODUÇÃO

        Este projeto foi elaborado com o objetivo de conclusão do curso Técnico em Eletrônica do Colégio Estadual Augusto Meyer visando sanar ou minimizar um problema encontrado no local de estágio supervisionado, fazendo uso de conceitos eletrônicos aprendidos no curso. O problema em questão se resume em os professores e funcionários da escola não possuírem um controle para o portão eletrônico do estacionamento privado, tendo assim que ficar aguardando na rua até que alguém esteja disponível para abrir e fechar o portão.

        Para resolver ou minimizar este problema o projeto consiste em um aplicativo, que pode ser instalado em qualquer aparelho que possua o sistema operacional Android, que fará a função do controle de abrir e fechar o portão eletrônico, porém só para as pessoas autorizadas que possuírem a senha daquele portão. O projeto foi realizado dentro do período de Março a Junho de 2016 em local residencial.

        A realização do projeto foi de suma importância para a conclusão do curso Técnico em Eletrônica, pois no decorrer dos 4 meses dedicados ao projeto se pôde aplicar ainda mais os conhecimentos adquiridos, podendo interagir com várias disciplinas em um único projeto, como por exemplo Elementos de Programação, Eletrônica Aplicada, Eletrônica Geral e Eletricidade, dando sentido as aulas que foram passadas separadamente e acrescentando novos conhecimentos a partir dos que já eram conhecidos.

        Este documento está organizado de forma que no referencial teórico são encontrados os fundamentos e conceitos mais importantes para desenvolvimento do projeto. O documento explica também o motivo de ter sido escolhido fazer o aplicativo como projeto final, os objetivos e metas traçadas até o mês de Junho, a maneira como o projeto foi desenvolvido passo a passo e sua instalação, apresentando êxito nos testes realizados. Também se realizou uma pesquisa e levantamento sobre o custo final do projeto, podendo perceber que o aplicativo se torna muito eficiente e acessível, podendo ser adquirido por qualquer classe social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (685.5 Kb)   docx (665.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com