TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO ACADÊMICO: PACTO PELA PAZ

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FUMEC

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA

Grupo: Dignidade Para Todos

Engenharia de Produção/Civil

Alfredo de Oliveira Andrade Araújo Marina Henriques Gonçalves de Azevedo Pedro Augusto Salles Lara da Silveira Rodrigo Cesar de Avelar Santos

DESAFIO ACADÊMICO: PACTO PELA PAZ

Belo Horizonte Junho/2017


DESAFIO ACADÊMICO:

Item 5: Proposta de desenvolvimento de novos produtos, tecnologias ou sistemas relacionados com premissas de sustentabilidade (economia de água, de energia, tratamento de efluentes, economia de insumos, redução de resíduos sólidos etc.)

Desafio proposto e apresentado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, como requisito parcial de aprovação nas disciplinas cursadas no primeiro semestre de 2017, do curso de Engenharia de Produção Civil.

Belo Horizonte Junho/2017


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO ................................................................................        3

2        OBJETIVO .......................................................................................        5

3        JUSTIFICATIVA ...............................................................................        6

4        MÉTODOS ......................................................................................        7

4.1        Adesivo solar .................................................................................        7

4.2        Esgoto ............................................................................................        9

4.3        Água ...............................................................................................        10

4.4        Insumos .........................................................................................        12

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................        14


  1. INTRODUÇÃO

Estima-se, de acordo com pesquisa realizada pelo IPEA em 2015, que existam hoje, no Brasil, 100 mil moradores de rua. São pessoas muitas vezes desprovidas de família, emprego e bens materiais, e que acabam sendo vistas como não cidadãos. Pessoas pelas quais passamos diariamente pelas ruas e nos acostumamos a ignorar, como se não quiséssemos ver a realidade. E os motivos pelos quais passam a morar nas ruas são diversos, de desemprego a uso de drogas. Sejam quais forem esses motivos e condições, o que todo ser humano deseja é o mesmo: dignidade e cidadania.

Quan4do se pensa em ajudar moradores de rua, logo se pensa em dinheiro, que poderia ser gasto em drogas, então, mais uma vez, é mais confortável simplesmente ignorar sua existência. O que não é pensado é que existem outras formas de se ajudar, levando carinho, compaixão, atenção, fazendo com que essa pessoa se sinta alguém, se sinta valorizado. O que pode, inclusive, ajudar no reingresso da pessoa a uma sociedade de consumo.

[pic 1]

Fonte:  http://www.hypeness.com.br/wp-content/uploads/2014/08/lava-mae-10.jpg

Este trabalho tem como objetivo a proposta de produtos, tecnologias ou sistemas que possam ser aplicados no projeto de um ônibus que funcionará, em Contagem, como sanitário e banho quente itinerante, atendendo às necessidades de moradores de rua, cuja maior dificuldade que encontram é justamente o acesso à água.


A iniciativa da Universidade junto com a Prefeitura importante é de extrema importância e certamente terá um grande impacto social quando implantado o projeto.

[pic 2]

Fonte: https://awebic.com/democracia/empresario-cria-banheiro-itinerante-para-que-moradores-de-rua-possam-tomar-banho/


  1. OBJETIVO

O objetivo do trabalho realizado é encontrar forma de melhorar as condições de vida das pessoas que mais necessitam de cuidados, oferecendo conforto através da higiene, com banho, luz, água, e produtos adequados. Além do objetivo humanitário, há também um compromisso com o planeta, com a adoção de sistemas e tecnologias sustentáveis.


  1. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema veio após uma reunião em grupo, com a ideia de fazer um projeto sustentável de ajuda ao próximo, com apuração de informações sobre o crescimento de poluentes e das necessidades de pessoas que vivem nas ruas.


  1. MÉTODO
  1. Adesivo solar

O adesivo solar é uma nova tecnologia que tem como objetivo reduzir os problemas de poluição do planeta, trocando fonte de energia poluente por fonte de energia sustentável utilizando a luz solar. É considerado uma fonte de energia renovável e inesgotável. Ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO²), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO²) - todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global. A energia solar também se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis, como a hidráulica, pois requer áreas menos extensas do que hidrelétricas.

Como o desafio do projeto é favorecer os mais necessitados utilizando técnicas sustentáveis, o adesivo solar seria uma das tecnologias ideais para serem implantadas, gerando energia de baixo custo preservando o meio ambiente.

Os adesivos são feitos de plástico, como um papel solar flexível e transparente, conforme a figura abaixo:

[pic 3]

Instalados na superfície do ônibus, funcionariam gerando energia para alimentar os sistemas elétricos do veículo, incluindo a iluminação e o aquecimento da água do chuveiro, proporcionando, assim, conforto e um banho quente a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (265.9 Kb)   docx (171.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com