TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS/AUTOSUFICIENTES

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

2.1 PROJETO DE PRODUTO

Toda empresa possui um produto ou serviço a ser oferecido ao mercado. O seu sucesso está intimamente ligado a sua capacidade de satisfazer a expectativa de seus clientes. Para tal, o projeto (ou planejamento) de produto, torna-se altamente relevante no contexto mercadológico atual. (MARTINS e LAUGENI, 2005).

De acordo Martins e Laugeni (2005), um bom projeto de produto deve levar em consideração as técnicas:

  • Facilidade de montagem: prática que objetiva projetar um produto para que seja facilmente montado. Dessa forma, procura tornar a montagem menos custosa e mais otimizada possível.
  • Facilidade de fabricação: objetiva projetar um produto de modo que possa ser facilmente fabricado a um custo baixo. Busca operações simplificadas sem o manuseio excessivo e o uso de ferramentas.
  • Facilidade para a desmontagem: visa projetar um produto que seja facilmente desmontável, de modo a facilitar a disposição após o uso ou mesmo a sua manutenção ou recuperação.
  • Adaptabilidade ao meio ambiente: objetiva projetar um produto composto de matérias recicláveis ou biodegradáveis e que consuma pouca energia, tanto na fabricação quanto no seu uso.

2.2 CONFIABILIDADE DE PRODUTOS

Para Moreira (2004), a confiabilidade do produto diz respeito à probabilidade de que esse componente desempenhe corretamente as suas funções, dentro de um conjunto de circunstâncias operacionais. A maior ou menor confiabilidade tem influência no preço e na escolha do consumidor.

2.3 O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS

O ciclo de vida de um produto é compreendido pelo histórico do mesmo desde sua criação até sua retirada do mercado. Atualmente, os produtos são projetados levando-se em consideração seu custo, qualidade, prazo e sustentabilidade ambiental. (Batalha, 2008)

Imagem 1 – Ciclo de vida de um produto

[pic 1]

       Fonte: Administração e Gestão

Conforme pode ser observado na figura apresentada acima, os produtos passam por quatro estágios ao longo de sua vida útil: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Cada estágio apresenta as seguintes características (Batalha, 2008, p. 138):

  • Introdução: caracteriza-se pelas elevadas despesas de promoção e preços altos. Nesse estágio, a principal atividade de projeto de produto é a incorporação de inovações ao produto que garantam a percepção de conteúdo inovador pelo mercado.
  • Crescimento: caracteriza-se pelo crescimento das vendas proporcionadas pelo maior conhecimento do produto. A atividade de projeto concentra-se em incorporar novas funções ao produto e melhorias na qualidade.
  • Maturidade: caracteriza-se pela estabilização da taxa de crescimento e por redução de custos do produto, de forma a manter sua competitividade. As principais atividades  de projeto se concentram na simplificação do produto e na simplificação dos processos produtivos, de forma a reduzir o custo final do produto.
  • Declínio: caracteriza-se pelo decréscimo das e vendas e pela diminuição dos modelos ofertados. O setor de desenvolvimento de produtos diminui as operações de modelos do produto e concretiza os estudos sobre a reciclagem dos produtos em fim de vida e da logística de coleta e tecnologia de reciclagem.

2.4 CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

O processo de desenvolvimento de produto envolve três grandes fases: pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós desenvolvimento. Cada macrofase é dividida em fases conforme detalhado a seguir (Batalha, 2008):

Imagem 2 – Processo de desenvolvimento de um novo produto

[pic 2]

    Fonte: Scielo

2.4.1 Pré desenvolvimento

  • Planejamento Estratégico: define o seu portfólio de produtos (quais produtos serão desenvolvidos, quais irão para o mercado, quais serão cancelados, etc.)

2.4.2 Desenvolvimento

  • Planejamento do projeto: define-se o escopo do projeto, a viabilidade técnico-econômica, os recursos humanos a serem mobilizados, prazos, custos esperados e riscos implicados.
  • Projeto Informacional: estabelece parâmetros identificados na fase anterior, completando as informações.
  • Projeto conceitual: transforma a linguagem verbal em linguagem geométrica, elaborando a arquitetura do produto.
  • Projeto detalhado: completa a descrição do produto. Testes são realizados e a documentação do produto é organizada.
  • Preparação da produção: envolve a mobilização dos recursos para a produção, a preparação dos dispositivos para fabricação, a produção de um lote piloto, o desenvolvimento dos fornecedores e o treinamento do pessoal.
  • Lançamento do produto: desenvolve-se os processos de comercialização, vendas, distribuição, atendimento ao cliente e assistência técnica.

2.4.3 Pós Desenvolvimento

  • Acompanhar produto/processo: realiza-se avaliações da satisfação dos clientes, monitora-se o desempenho e é feita uma auditoria do processo de desenvolvimento.
  • Descontinuar produto: analisa e define a descontinuidade do produto e planeja o fim de sua produção.

3 INOVAÇÃO

O Manual de Oslo (OECD, 2005, p.55) define inovação da seguinte forma:

        

Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing,  ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (91.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com