TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR DE BAIXO CUSTO MOVIDO A VAPOR

Por:   •  16/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA AMAZÔNIA

[pic 1]

ENGENHARIA CIVIL E ELÉTRICA

DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR DE BAIXO CUSTO MOVIDO A VAPOR.

Santarém – PA

2018[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA AMAZÔNIA

ENGENHARIA CIVIL E ELÉTRICA

TURMA GNA

Ada Lorena

Antonio Edney

Henrique Umbuzeiro

Igor Azevedo

Jaqueline Angelica

Leandro Ficagna

Raimundo Wendel

Vitor Rodrigues

Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos da Termodinâmica do curso de Engenharia Civil e Elétrica da UNAMA, ministrada pelo Prof. Msc. Marlison Sá.

Santarém – PA

2018[pic 3]

SUMARIO

INTRODUÇÃO_________________________________________4

OBJETIVO____________________________________________5

METODOLOGIA _______________________________________6

MOTOR A VAPOR______________________________________7

CONCLUSÃO__________________________________________8

REFERENCIAS ________________________________________9

ANEXO I – Execução do trabalho________________________10

INTRODUÇÃO

O motor a vapor já vem sendo utilizado a muitos anos, mas com diversos objetivos. O primeiro registro que se tem um objeto movido a vapor foi no Século I a. C., quando o matemático e engenheiro Heron de Alexandria criou a Eolípila. Os primeiros motores a vapor só foram criados no final do século XVII com interesse industrial, mas somente em 1712, Thomas Newcomen criou o motor a vapor que foi amplamente utilizado. Com o passar dos anos esses motores foram se aperfeiçoando e sendo utilizados para diversas finalidades, como mover moinhos, movimentar locomotivas, barcos, além de fundições e minas de carvão e assim serviu de base para a Revolução Industrial.

Os primeiros automóveis utilizavam motores a vapor, mas foi aos poucos sendo substituído pelo motor de combustão interna, alimentado por gasolina. Eles eram mais seguros (o vapor poderia espirrar quando o dono tentasse manusear o motor) e seu acionamento era mais rápido (motores a vapor necessitavam que sua água esquentasse até o ponto de vapor, como numa chaleira).


OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo o projeto e analise de um motor a vapor de baixo custo, que sirva de fonte de conhecimento e pesquisa.

METODOLOGIA

No projeto de motor a vapor de baixo custo apresentado, foi usado a metodologia descritiva que visa explicar acontecimentos de fatos, estabelecendo métodos, critérios e técnicas para elucida-lo.

MOTOR A VAPOR

O motor a vapor, também chamado de máquina a vapor e turbina a vapor, é um tipo de máquina térmica que explora a pressão do vapor. Todas as máquinas térmicas funcionam baseadas no princípio de que o calor é uma forma de energia, ou seja, pode ser utilizado para produzir trabalho, e seu funcionamento obedece às leis da termodinâmica. Embora a invenção do motor de combustão interna no final do século XIX parecesse ter tornado obsoleta a máquina a vapor, ela ainda hoje é muito utilizadaː por exemplo, nos reatores nucleares que servem para a geração de eletricidade.

No caso da máquina a vapor, o fluido de trabalho é o vapor de água sob alta pressão e a alta temperatura. O funcionamento da turbina a vapor baseia-se no princípio de expansão do vapor, gerando diminuição na temperatura e energia interna; essa energia interna perdida pela massa de gás reaparece na forma de energia mecânica, pela força exercida contra um êmbolo.

Uma das primeiras utilizações da máquina a vapor foi para fabricação de tecidos, onde a água acumulada nas minas de ferro e de carvão era aquecida para gerar vapor. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. E os lucros dos burgueses donos de fábricas cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias. As fábricas se espalharam rapidamente e provocaram mudanças tão profundas que os historiadores atuais chamam aquele período de Primeira Revolução Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (678.2 Kb)   docx (490 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com